CCHLA - TCC - Dança
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Navegando CCHLA - TCC - Dança por Assunto "Abordagem triangular"
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TCC O ser brincante: a abordagem Triangular para o ensino do Coco de Zambê na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-13) Nogueira, Amanda de Souza; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Porpino, Karenine de Oliveira; Silva, Sebastião de SalesO trabalho discutiu sobre o ser brincante em uma experiência com alunos da educação básica, desenvolvida no subprojeto PIBID/Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no contexto da Escola Municipal Ivanira Vasconcelos Paisinho, situada em Parnamirim/RN, sob a supervisão da professora de Artes Rosane Dantas. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa, de natureza descritiva sob o viés do relato de experiência em que discute o ser brincante no ensino básico. Na escola, o trabalho deu-se por meio do ensino da dança coco de zambê, com base nos recursos metodológicos da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (2012) e a dança no contexto, preconizado por Marques (2010), que traz o referencial da abordagem triangular para o contexto do ensino da dança. Como avaliação do trabalho realizado, observa-se uma significativa aproximação dos alunos com o contexto cultural norte-rio-grandense, no qual estão situados, mas cujas manifestações populares nem sempre são conhecidas, em virtude da precariedade das políticas públicas para manutenção e circulação dessas manifestações. Conclui-se que esse tipo de proposta amplia o acesso à produção artística no contexto da escola e contribui para a formação de público para a dança, uma vez que o alunado e a comunidade em geral ainda usufruem muito pouco das produções artísticas locais. Reconhecemos que o estudo e a vivência do coco permitiram aos educandos a percepção do brincante como figura que expressa a brincadeira, que traz para ela emoções, sensações e criações, que transmite para o externo, com a celebração da sua corporeidade, a essência da cultura, da sua religiosidade, estética, energia, paixão.