CCHLA - TCC - Letras-Inglês (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47500
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Letras-Inglês (licenciatura) por Assunto "Álbum Thriller"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A música no ensino-aprendizagem de ESL: uma proposta usando o álbum Thriller(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Torres, Larissa Lorena Quirino; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; https://orcid.org/0009-0009-6122-2321; https://lattes.cnpq.br/3912874891285764; Canan, Ana Graça; https://orcid.org/0000-0003-3419-1944; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; Contiero, Lucineia; http://lattes.cnpq.br/3161259827335104Este trabalho tem como objetivos destacar a importância da música no ensino de inglês, explorar os benefícios do uso da música e propor planos de aula baseadas no álbum Thriller, do cantor e compositor Michael Jackson. Argumenta-se que a música pode motivar os alunos, desenvolver habilidades linguísticas e criar um ambiente de aprendizagem descontraído. A necessidade de encontrar formas mais criativas e prazerosas de ensinar a língua inglesa utilizando música justifica a relevância deste estudo. A pesquisa busca investigar, em um primeiro momento, quais são os benefícios do uso da música no ensino-aprendizado de inglês como segunda língua, e, em seguida, de que maneira as músicas do álbum Thriller do Michael Jackson podem ser utilizadas como ferramentas de ensino-aprendizagem. Dessa forma, propostas de ensino foram elaboradas a partir das nove músicas presentes no álbum e os conteúdos das propostas foram selecionados com base nas recomendações da BNCC (2018) para o ensino de língua estrangeira no Brasil. A abordagem metodológica adotada neste trabalho é qualitativa e está amparada nas teorias da Linguística Aplicada (PENNYCOOK, 2009; MOITA LOPES, 2009). Autores como Krashen (1982), Murphey (1992), Brown (2001), Larsen-Freeman (2011) e Levitin (2006) fornecem evidências sobre o uso da música no ensino de línguas. Os resultados obtidos indicam que o uso da música na sala de aula é capaz de criar um ambiente propício para a aprendizagem, promovendo um clima de conforto e redução do estresse. O álbum Thriller revelou-se uma ferramenta eficaz para o ensino-aprendizagem de ESL, contribuindo para a prática pedagógica, pois pode servir como apoio para a elaboração de planos de aula. Portanto, este estudo reforça a importância de incorporar a música como recurso didático no ensino de inglês, fornecendo subsídios para que professores e educadores possam planejar e implementar estratégias de ensino mais atrativas e envolventes, promovendo uma experiência de aprendizagem enriquecedora e prazerosa para os alunos.