CCHLA - TCC - Design
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33150
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Design por Assunto "Acessibilidade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Acessibilidade e cultura em jogos de cartas colecionáveis : desenvolvimento do jogo “Conflito América: A Guerra do Paraguai”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Souza, Cleiton Venâncio de; Rosa, José Santa; Noretza de Lima Lanutti, Jamille; Boufleur, Rodrigo NaumannO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo de cartas colecionáveis (JCC) chamado “Conflito América: A Guerra do Paraguai”, que consiste em um JCC autoral, baseado na história e cultura das Américas. Usando ferramentas, técnicas e métodos de design na concepção, objetivou-se ainda pesquisar e aplicar diretrizes de acessibilidade ao jogo. Foram tratadas neste trabalho as fases de pré-produção, produção e pós-produção; divididas entre as etapas ideação, pesquisa, desenvolvimento e implementação de acordo com a metodologia proposta. Como resultado, este Trabalho de Conclusão de Curso obteve a idealização de um jogo de cartas colecionáveis inclusivo, bem como a prospecção de referências históricas. É esperado que as ideias apresentadas, sirvam de inspiração e referência para futuros trabalhos sob a ótica da acessibilidade e do desenvolvimento consciente de jogosTCC Sinalização multissensorial: proposta para o Jardim Sensorial do Museu Câmara Cascudo – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-09) Alencar, Estéfane Tatiane Melquíades de; Bastos, Helena Rugai; Bastos, Helena Rugai; Romani, Elizabeth; Oliveira, Lorena Gomes Torres deEsta pesquisa aborda como os sentidos podem ser usados em sinalização, relacionando o Design Multissensorial com as abordagens do design de sinalização. A principal característica dos projetos multissensoriais é possibilitar a inclusão pelo uso de elementos que provocam os outros sentidos, além da visão. Assim, também são compreendidos conceitos de deficiência, de inclusão e de Design Universal, utilizado aqui para compor elementos inclusivos e multissensoriais. No trabalho, o Jardim Sensorial é compreendido a partir de suas origens e objetivos, como um lugar para o ensino não formal das ciências. O Trabalho de Conclusão de Curso inclui esta monografia com fundamentação teórica que estuda e apoia o desenvolvimento de um sistema de sinalização multissensorial para o ambiente do Jardim Sensorial do Museu Câmara Cascudo, uma unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e ademais, o volume Manual de uso: sinalização para o Jardim Sensorial do Museu Câmara Cascudo, que apresenta os resultados do projeto proposto. O projeto proposto foi desenvolvido a partir do estudo sobre a temática principal – jardins sensoriais, acessibilidade e inclusão e abordagens – e levantamento e análises sobre abordagens metodológicas de design de sinalização, por meio do estudo de autores da área, sobretudo, Chris Calori (2015), Douglas D’Agostini (2017), David Gibson (2009), Eduardo Cardoso e Tânia Koltermann da Silva (2018). O método utilizado, adaptado em especial do processo sugerido por Chris Calori (2015), é constituído por etapas para criação de sistemas de sinalização. Outrossim, nas etapas metodológicas houve o estudo das características do espaço e desenvolvimento do projeto.