CCHLA - TCC - Design
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Navegando CCHLA - TCC - Design por Assunto "Acessibilidade Comunicacional"
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TCC Pictogramas para a acessibilidade comunicacional no Museu Câmara Cascudo da UFRN: proposta de projeto inclusivo para crianças com Transtorno do Espectro Autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Costa, Bruna Karine de Góes; Romani, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/7973229703173941; Bessa, Olavo; Torres, Lorena; Romani, ElizabethO presente trabalho apresenta o processo de criação de um sistema de pictogramas para comunicação alternativa para o Museu Câmara Cascudo/UFRN com o objetivo de ampliar a acessibilidade comunicacional durante as visitas do público em geral, principalmente para o público autista. O projeto se justifica pela quantidade reduzida de recursos e produtos de Tecnologia Assistiva neste museu. Assim, este trabalho tem como objetivo geral conceber um conjunto de pictogramas para mediação comunicacional no contexto museal. São objetivos secundários: construir uma breve caracterização da pessoa com autismo e os aspectos relacionados à comunicação; apresentar a comunicação alternativa; e, projetar pictogramas para a recepção do visitante não oralizado ou que faz uso da comunicação alternativa. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Setor de Ação Educativa e Cultural do museu com base nos pictogramas presentes no Portal ARASAAC. Para atender aos objetivos, adotou-se os procedimentos metodológicos de Bonsiepe (1983) com adaptações considerando as especificidades do projeto e do museu. Espera-se que o trabalho possa estabelecer um padrão de pictogramas a serem utilizados pelo museu em suas mediações e possa ser desdobrado na criação de pictogramas para as exposições.TCC Projeto de brinquedo inclusivo para estimulação de imagens mentais: Concepção do Brinquedo Monteco(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Souza, Amanda Caetano Pereira; https://orcid.org/0000-0002-4627-562X; http://lattes.cnpq.br/2598480911657526; https://orcid.org/0000-0001-8355-468X; http://lattes.cnpq.br/1038147129927594; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676; Piekas, Mari Ines; http://lattes.cnpq.br/4360076202122007Esta monografia apresenta uma proposta de brinquedo inclusivo desenvolvido a partir do estudo sobre a formação de imagens mentais em crianças cegas. O artefato projetado tem como objetivo propiciar à criança, em especial a cega congênita, o desenvolvimento da fantasia por meio da construção destas imagens mentais, aumentando seu repertório de representação imagética. Compreendendo a importância da fantasia para a criança e identificando as principais representações visuais aprendidas por crianças cegas, a revisão bibliográfica foi apoiada na semiótica e na psicologia, dentre outros. O trabalho foi fundamentado nos princípios do design e das abordagens da ergonomia, da acessibilidade comunicacional e do design participativo. Assim, traçou-se o caminho metodológico para a concepção do protótipo, composto nas etapas [1] Coleta e análise de dados, [2] Criação e [3] Avaliação. Espera-se que este trabalho contribua para reflexões a respeito das possibilidades de representação gráfica para pessoas cegas e da necessidade de desenvolver artefatos que propiciem o direito de expressão subjetiva a todos.