CCHLA - TCC - Design
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33150
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Navegando CCHLA - TCC - Design por Assunto "activist design"
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TCC Ruptura: explorando o papel do design como instrumento de articulação entre feminismo e a pesquisa militante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-18) DUARTE, Luciana M. G.; Bastos, Helena Rugai; http://lattes.cnpq.br/0138635150609180; http://lattes.cnpq.br/7744217581273525; Bastos, Helena Rugai; http://lattes.cnpq.br/0138635150609180; Romani, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/2598480911657526; http://lattes.cnpq.br/5472784223512837Este documento apresenta o processo de desenvolvimento do jogo de tabuleiro denominado “Ruptura”, cujo tema central é a compreensão sobre o ativismo em prol das pautas feministas. O trabalho inicia com uma reflexão sobre a relevância do design como ferramenta de comunicação e transformação social, situando o design no contexto ativista. São abordadas as intersecções entre design, movimentos sociais, pesquisa militante e ativismo feminista, destacando como elementos visuais podem amplificar mensagens desses movimentos sociais. Em seguida, é discutida a importância do design ativista no contexto dos movimentos feministas, traçando um paralelo com acontecimentos históricos. O jogo de tabuleiro “Ruptura” é desenvolvido a partir dessa análise, considerando como a narrativa visual e as mecânicas de jogo podem fomentar discussões sobre temas feministas para um público de faixa etária variada, indo desde estudantes do Ensino Fundamental II (idade próxima de 13-14 anos) até adultos. Utilizando métodos sugeridos por pesquisadores de design de jogos, o processo criativo do “Ruptura” envolve desde o levantamento de referencial teórico até a prototipagem e testes de jogabilidade. Durante este processo de avaliação do projeto proposto, o feedback dos jogadores foi essencial para aprimorar a experiência e ajustar as mecânicas do jogo. O projeto resultou em um jogo para o processo de aprendizado politizado sobre o ativismo feminista, com potencial para ser utilizado em ambientes escolares ou não escolares e por ativistas, facilitando o engajamento e a compreensão sobre o feminismo de forma acessível e interativa.