CE - TCC - Pedagogia (presencial)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33128
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (presencial) por Assunto ": Education and Comics"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Educação e histórias em quadrinhos: relação das HQs no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Guedes, Renan Bruno Ferreira; Freitas, Alessandra Cardozo de; Santos, Estrela Pereira dos; Ferreira, Fernanda de MouraO Trabalho de Conclusão de Curso, na modalidade artigo científico, é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de levantamento exploratório sobre as contribuições das histórias em quadrinhos para a formação inicial docente no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A metodologia recorrida articula procedimentos da pesquisa bibliográfica, incluindo a aplicação de um questionário respondido por graduandos do Curso de Pedagogia/UFRN. Realizamos levantamento de estudos a partir das palavras-chave: “educação e histórias em quadrinhos; pedagogia e histórias em quadrinhos na UFRN” no repositório da UFRN, buscando TCCs, teses e dissertações, a fim de analisar a frequência de publicações nos últimos quatro anos, em específico no Curso de Pedagogia da UFRN. Também foi analisada a estrutura curricular do Curso de Pedagogia da UFRN no sentido de identificar quais componentes abordam a temática das histórias em quadrinhos em suas ementas. O questionário foi realizado via formulário google, contendo cinco perguntas norteadoras, direcionadas aos formandos de 2024.1 do Curso de Pedagogia da UFRN para investigar se a abordagem das HQs foi trabalhada durante a formação deles e como foi. Em termos conclusivos, foi observada uma baixa produção de trabalhos acadêmicos ligados ao tema na área de educação na UFRN. Verificamos, sobretudo, a ausência das histórias em quadrinhos na estrutura curricular analisada e, apesar dos poucos respondentes, o questionário revelou o interesse dos formandos pelo tema.