CE - TCC - Pedagogia (presencial)
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Navegando CE - TCC - Pedagogia (presencial) por Assunto "Ableism"
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TCC A representação de personagens com deficiência na Turma da Mônica e seus reflexos na educação anticapacitista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Pires, Gabriella de Paiva Ubarana; Cenci, Adriane; Cenci, Adriane; Lima, Juliana de Melo; Araújo, Jacyene Melo de OliveiraAs histórias em quadrinhos (HQs) são narrativas gráficas que permitem ao leitor identificar-se com seus personagens, promovendo reflexões e representações sociais. No contexto educacional, as HQs se destacam como produções culturais importantes para debates sobre inclusão e diversidade. A Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa, é um dos principais exemplos desse gênero no Brasil, apresentando personagens com deficiência. Este trabalho analisa a representação desses personagens, investigando se as histórias contribuem para uma educação anticapacitista ou se, ao contrário, reforçam estereótipos capacitistas ao tratá-los de forma superficial. A pesquisa é qualitativa de natureza bibliográfica, baseada em autores como Vergueiro (2012) e Eisner (1995) sobre Histórias em Quadrinhos, Cândido (1999) e Amarilha (2013) sobre a implicação educativa desta expressão cultual, Mello (2016) e Marco (2021) sobre capacitismo e Strada (2016) sobre educação inclusiva. Os resultados revelam que, embora as HQs possam ser um recurso potencial para uma educação anticapacitista, elas ainda carecem de um desenvolvimento mais profundo desses personagens, o que pode levar à repetição de estereótipos capacitistas. A análise das representações de personagens com deficiência em HQs destaca a necessidade de uma inclusão mais profunda. Embora a Turma da Mônica tenha avançado com personagens com deficiência, ainda prevalecem retratações estereotipadas e funcionais, limitando uma visão mais realista sobre a deficiência.