PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras
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Navegando PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras por Assunto "Charge"
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Dissertação O jornal em sala de aula: intervenção com o gênero charge(2016-11-23) Rodrigues, Reno; Medeiros, Maria Assunção Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8599075451316548; ; http://lattes.cnpq.br/3567732399337436; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280; Nascimento, Maria Eliza de Freitas;Os gêneros da esfera jornalística apresentam uma grande relevância social e sua circulação ocorre de forma bastante ampla, inclusive no interior de outros domínios discursivos, como acontece na escola. Os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa recomendam um trabalho com gêneros argumentativos dessa esfera de circulação, para quem o seu domínio discursivo é de fundamental importância para a efetiva inserção nos meios sociais. Dessa forma, nossa pesquisa desenvolveu uma intervenção pedagógica em uma turma do Ensino Fundamental II a partir das charges que são veiculadas diariamente no jornal Tribuna do Norte. Para isso, utilizamos o modelo de sequência didática proposto por Schneuwly e Dolz (2013). A escolha do presente gênero como objeto de estudo partiu dos próprios alunos participantes desta pesquisa, após a aplicação de um questionário. A nosso ver, o gênero charge atende aos propósitos desta pesquisa, visto que se trata de um enunciado multimodal, cuja linguagem híbrida e atraente comumente instiga o imaginário do leitor e também por se tratar de um gênero de caráter argumentativo, cuja leitura poderá ampliar a capacidade crítica do aluno. Assim, o trabalho teve como objetivo propor estratégias de leitura que possibilitam aos alunos a efetiva compreensão do gênero textual charge. O corpus desta pesquisa diz respeito a um universo razoável de charges do cartunista Rodrigo Brum Machado, as quais foram trabalhadas nas oficinas de leitura e compreensão como também serviram de ancoragem para associar o referencial teórico adotado nesta pesquisa. Foram analisados os aspectos multimodais, aspectos globais, como o universo de referência, a unidade semântica (temática), o propósito comunicativo, a relevância informativa e suas relações com os outros textos. Nosso trabalho se insere na área de estudos da Linguística Aplicada e a abordagem metodológica adotada baseia-se em uma pesquisa qualitativa-interpretativista, com foco na pesquisa-ação, em que aplicamos junto aos alunos uma Sequência Didática (SD). Adotamos como referencial os estudos de Antunes (2013), Bakhtin (2015), Cavalcante (2014), Koch (2014), Marcuschi (2012), Dionísio (2012), Vieira (2007), Romualdo (2004), Teixeira (2005), Bortoni-Ricardo (2013) e Thiollent (2013). Uma de nossas questões de pesquisa trouxe reflexão sobre a dificuldade leitora que os nossos alunos apresentam frente aos gêneros constituídos pela multimodalidade. O trabalho com o gênero charge proporcionou aos participantes alguns benefícios, embora ainda incipientes, no que concerne ao desenvolvimento de suas capacidades de leitura crítica em relação ao texto constituído por mais de um modo de representação.Dissertação O quadrinho em sala de aula: uma proposta de intervenção com o gênero charge(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-10) Silva, Sara Mirtes de Macedo Dantas; Medeiros, Maria Assunção Silva; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Silva, Ananias Agostinho da;A seguinte pesquisa-ação com abordagem qualitativa dos dados, organizou-se a partir da fase exploratória, na qual foi constituído um primeiro levantamento ou diagnóstico e, assim, identificamos o problema de compreensão textual. Então, levantamos o seguinte questionamento: como melhorar a compreensão leitora dos estudantes do Ensino Fundamental? Sabemos que são inúmeros os problemas de aprendizagem no cotidiano da sala de aula, dentre eles, observamos que os alunos apresentam como uma das dificuldades, a leitura e a compreensão de textos. Assim, o fato decisivo para que esta pesquisa tivesse esse foco de discussão partiu da aplicação de um questionário com os discentes, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, na cidade de Santa Cruz-RN. Para isso, escolhemos o gênero multimodal charge, tendo em vista que, com o surgimento das mídias tecnológicas, textos que apresentam multisemioses estão cada vez mais presentes no cotidiano dos aprendizes. Desse modo, nosso objetivo geral foi investigar se os alunos são capazes de construir sentido através da leitura de textos multimodais do gênero charge. Como objetivos específicos, evidenciou-se: analisar a compreensão dos alunos quanto à leitura do texto multimodal e averiguar os resultados alcançados com relação à construção de sentido que os alunos fizeram a partir da leitura da charge. Quanto à metodologia, realizamos uma pesquisa-ação, de acordo com Thiollent (2011), visto que o locus foi a própria sala de aula. A pesquisa é de base qualitativa, porque analisamos a leitura e a compreensão dos alunos através de uma abordagem interpretativista, pelo método dedutivo, a partir da aplicação de uma sequência didática tendo como base os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Como referencial, utilizamos ainda, os estudos de Bortoni-Ricardo (2008), a respeito do professor-pesquisador, Antunes (2003), no que se refere às aulas de Língua Portuguesa, Marcuschi (2005), na abordagem dos gêneros textuais, Koch e Elias (2006), e ainda, Solé (1998) na leitura e compreensão de texto, Dionísio (2006), no que concerne à multimodalidade presente nos textos, Oliveira (2001), Ramos (2009), Flôres (2002), Romualdo (2000/2004), Mouco (2007) a respeito do gênero charge. Quanto aos resultados alcançados, na leitura da primeira charge, sem a intervenção do professor, os alunos demostraram apenas o conhecimento de mundo sobre a imagem, atentando para as linguagens verbal e não verbal, porém, ainda de forma superficial. Nas leituras seguintes, após a aplicação da Sequência Didática, os alunos continuaram apoiando-se em seus conhecimentos e experiências prévias, mas também, analisaram no texto, de forma mais particularizada, os aspectos multimodais (cromáticos, icônicos e tipográficos) e, ainda, conforme Antunes (2010), consideraram os aspectos globais do texto, sendo eles, o universo de referência, a unidade semântica (temática), o propósito comunicativo, os esquemas de composição e as relações com outros textos (intertextualidade). Assim, concluímos que esse trabalho de pesquisa trouxe resultados positivos, pois os dados revelaram um avanço significativo nas habilidades de leitura dos alunos participantes, visto que apresentaram uma melhoria quanto à compreensão leitora do texto multimodal.