CCS - TCC - Fisioterapia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33055
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Navegando CCS - TCC - Fisioterapia por Assunto "Acidente Vascular Cerebral, Fisioterapia, Terapia de Exposição à Realidade Virtual."
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TCC Análise comparativa de medidas de erros durante jogos de dardos virtual e real em pacientes com acidente vascular cerebral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-12) Cruz, Sayara Cristina Batista da; Campos, Tania Fernandes; Melo, Luciana Protásio de; Fernandes, Aline Braga Galvão SilveiraO Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma patologia que causa diversos comprometimentos neuromotores, por isso, o objetivo desse estudo foi o de realizar uma análise comparativa de medidas de erros após o treino com jogos de dardos virtual e real. Participaram do estudo 15 pacientes com AVC (10 homens e 5 mulheres) e 12 indivíduos saudáveis (7 homens e 5 mulheres). O jogo virtual utilizado foi o Kinect Sports do Xbox 360 Kinect®. Os participantes realizaram 15 tentativas em cada jogo. Quanto menor era a proximidade do alvo central, maior era o valor do erro calculado. Foram realizados os cálculos do erro absoluto (EA), erro constante (EC) e erro variável (EV). A ANOVA two-way foi realizada para verificar as diferenças entre os pacientes e indivíduos saudáveis e entre os jogos virtual e real, com teste post hoc de Bonferroni. Quanto ao EA observou-se diferença significativa entre os pacientes e saudáveis no jogo virtual (p=0,003) e no jogo real (p= 0,0001). Também houve diferença significativa do EA entre os jogos virtual e real para os pacientes (p= 0,0001) e para os saudáveis (p= 0,010; virtual= 3,2 ± 0,4; real= 4,9 ± 0,2). No EC não foi encontrada diferença significativa entre pacientes e indivíduos saudáveis no jogo virtual (p=0,355) e no jogo real (p= 0,544). Também não houve diferença significativa do EC entre os jogos virtual e real para os pacientes (p= 0,452; virtual= 4,2 ± 0,4; real= 2,2 ± 1) e para os indivíduos saudáveis (p= 0,474; virtual= 2 ± 0,5; real= 0,2 ± 0,2). Pela análise do EV não foi verificada diferença significativa entre pacientes e indivíduos saudáveis no jogo virtual (p=0,406), mas foi encontrada diferença significativa no jogo real (p= 0,0001). Não houve diferença significativa do EV entre os jogos virtual e real para os pacientes (p= 0,579; virtual = 1,7 ± 0,3; real = 2,6 ± 0,4), porém houve diferença significativa para os saudáveis (p= 0,005; virtual= 1,7 ± 0,2; real = 4,2 ± 0,3). Os resultados encontrados indicaram que os pacientes tiveram menor precisão, maior consistência e menor variabilidade do desempenho em relação aos indivíduos saudáveis. O jogo virtual proporcionou melhores resultados para os pacientes em comparação ao jogo real, o que pode ser de significativa importância para o planejamento da intervenção fisioterapêutica dos pacientes com AVC.