Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38199
Título: Utilização do MCR-ALS aliado ao infravermelho próximo (NIR), para determinação de brix na cana de açúcar
Autor(es): Bezerra, Antônio Marcos de Azevedo
Orientador: Lima, Kássio Michell Gomes de
Palavras-chave: MCR-ALS, infravermelho próximo, brix, cana de açúcar;MCR-ALS, Near-infrared, brix, sugarcane
Data do documento: 7-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BEZERRA, Antônio Marcos de Azevedo. Utilização do MCR-ALS aliado ao infravermelho próximo (NIR), para determinação de brix na cana de açúcar. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN, 2017.
Resumo: Brix (sólidos solúveis) é um parâmetro importante no controle de qualidade de indústrias de açúcar. O objetivo deste trabalho foi demonstrar como método de resolução multivariada com mínimos quadrados alternantes (MCR-ALS) junto com o infravermelho próximo (NIR) podem ser utilizados para determinar o brix da cana de açúcar. Um total de 1258 amostras compôs os conjuntos de calibração e 270 amostras compôs os conjuntos de validação e previsão, sendo a divisão realizada pelo algoritmo de Kennard-Stone. O MCR-ALS apresentou resultados satisfatórios tanto em relação aos coeficientes de correlação (R²=0.953) quanto para os valores de erro quadrático médio de previsão (RMSEP=6.7%), erro quadrático médio da calibração (RMSEC=6.6%) e erro quadrático médio da validação (RMSEV=6.6%). Portanto com esses valores foi possível determinar que o método possui alta exatidão, e indicam que o MCR-ALS junto com o infravermelho próximo (NIR) podem ser utilizados na indústria açucareira para determinação de brix.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38199
Outros identificadores: 2013011678
Aparece nas coleções:IQ - TCC - Química (bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfravermelhoProximo_Bezerra_2017.pdfMonografia617,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.