Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42197
Título: A função formativa das experiências práticas no processo de formação inicial
Autor(es): Medeiros, Raphaela Rodrigues
Orientador: Sampaio, Marisa Narcizo
Palavras-chave: Formação inicial;Experiência formativa;Práticas significativas
Data do documento: 27-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Raphaela Rodrigues de. A função formativa das experiências práticas no processo de formação inicial do pedagogo. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: A presente pesquisa consiste em um estudo sobre as experiências práticas na formação inicial do pedagogo como fatores importantes para uma formação significativa que tenha sentido para o graduando e que seja próxima da realidade. O trabalho foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas e entrevistas com graduandas do curso de Pedagogia que exercem funções profissionais conjuntas com a formação acadêmica, a fim de desenvolver diálogo sobre a prática docente como formadora para os graduandos em sua primeira formação. Para fundamentar a discussão foram utilizados alguns autores como Antônio Nóvoa, com a visão de que o saber ser professor está diretamente ligado ao convívio com outros profissionais da área, e que esse contato com os mais experientes é importante para a formação; Maurice Tardif que considera a prática como produtora de conhecimento e a existência de saberes inerentes a ela, que só podem ser aprendidos estando inseridos onde esses saberes acontecem. Estes e outros autores serviram de subsídio para que se pudesse discutir sobre a necessidade da experiência prática na formação de professores, dialogando com as experiências da autora no âmbito educacional e a experiência relatada pelas entrevistadas também em escolas durante todo o trabalho. A experiência foi considerada como sendo aqueles momentos que fizeram sentido para aqueles que os vivenciaram, que se tornaram parte do indivíduo, se apropriando dela como conhecimento que levará durante toda a trajetória profissional. Concluímos através das análises feitas, com as entrevistadas e das leituras realizadas, que para que a formação inicial seja significativa para os graduandos ela precisa estabelecer diálogos entre teoria e prática durante todo o processo de formação, e que as experiências práticas encontradas além dos muros da universidade pode oferecer grandes contribuições para o sucesso da futura prática pedagógica.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42197
Outros identificadores: 2011062524
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A função formativa das experiências práticas no processo de formação inicial_Monografia_2016.pdf394,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.