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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42197
Título: | A função formativa das experiências práticas no processo de formação inicial |
Autor(es): | Medeiros, Raphaela Rodrigues |
Orientador: | Sampaio, Marisa Narcizo |
Palavras-chave: | Formação inicial;Experiência formativa;Práticas significativas |
Data do documento: | 27-Jul-2016 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | MEDEIROS, Raphaela Rodrigues de. A função formativa das experiências práticas no processo de formação inicial do pedagogo. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
Resumo: | A presente pesquisa consiste em um estudo sobre as experiências práticas na formação inicial do pedagogo como fatores importantes para uma formação significativa que tenha sentido para o graduando e que seja próxima da realidade. O trabalho foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas e entrevistas com graduandas do curso de Pedagogia que exercem funções profissionais conjuntas com a formação acadêmica, a fim de desenvolver diálogo sobre a prática docente como formadora para os graduandos em sua primeira formação. Para fundamentar a discussão foram utilizados alguns autores como Antônio Nóvoa, com a visão de que o saber ser professor está diretamente ligado ao convívio com outros profissionais da área, e que esse contato com os mais experientes é importante para a formação; Maurice Tardif que considera a prática como produtora de conhecimento e a existência de saberes inerentes a ela, que só podem ser aprendidos estando inseridos onde esses saberes acontecem. Estes e outros autores serviram de subsídio para que se pudesse discutir sobre a necessidade da experiência prática na formação de professores, dialogando com as experiências da autora no âmbito educacional e a experiência relatada pelas entrevistadas também em escolas durante todo o trabalho. A experiência foi considerada como sendo aqueles momentos que fizeram sentido para aqueles que os vivenciaram, que se tornaram parte do indivíduo, se apropriando dela como conhecimento que levará durante toda a trajetória profissional. Concluímos através das análises feitas, com as entrevistadas e das leituras realizadas, que para que a formação inicial seja significativa para os graduandos ela precisa estabelecer diálogos entre teoria e prática durante todo o processo de formação, e que as experiências práticas encontradas além dos muros da universidade pode oferecer grandes contribuições para o sucesso da futura prática pedagógica. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42197 |
Outros identificadores: | 2011062524 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (presencial) |
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