Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42569
Título: | O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA |
Autor(es): | Silva, Ana Katarina do Nascimento Soares da |
Orientador: | Souza, Paulo Roberto Lima de |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos;Metodologia na EJA;Ensino e Aprendizagem |
Data do documento: | 6-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SILVA, Ana Katarina do Nascimento Soares da. O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA. 2019. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência vivenciada em uma sala de aula de EJA em que se utilizou a situação-problema como meio para auxiliar o trabalho pedagógico. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, pois a partir do que foi verificado em uma turma da rede municipal de ensino de Natal-RN, busca fornecer uma sugestão metodológica a ser utilizada nessa modalidade. Entre os referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa destacam-se Haddad & Di Pierro (2000), Gerhardt & Silveira (2009), Freire (2014). Foi possível verificar que a situação-problema é um meio metodológico que dá margem para diferentes aspectos relativos ao trabalho pedagógico com o aluno. Acredita-se que quanto mais trabalhos acadêmicos forem produzidos retratando ideias/formas de trabalho pedagógico comprovadas no dia-a-dia escolar à luz da teoria, mais contribuições estarão proporcionando. |
Abstract: | This work aims to expose the results of a classroom experience in the Youth and Adults Education program in which the problem-situation was applied as means to aid the pedagogical practice. The research is of a qualitative approach and applied nature, as from what was verified in a class from the municipal school system of Natal-RN, it intends to give a methodological suggestion to be used in this category. Among the theoretical references consulted, were essential to this study Haddad & Di Pierro (2000), Gerhardt & Silveira (2009) and Freire (2014). It was possible to verify that the problem-situation is a methodological resource applicable to many aspects of the pedagogical work with the students. It is believed that as more academic studies are produced considering ideas and work methods verified in the daily school practice under light of theory, the more they will be able to contribute. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42569 |
Outros identificadores: | 2016053493 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OUsodeSituações-problemacomoEstratégia_Silva_2019.pdf | 739,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons