Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42636
Título: | Estágio não curricular: uma experiência na educação infantil |
Autor(es): | Souza, Talita Barbalho |
Orientador: | Oliveira, Maria da Paz Siqueira de |
Palavras-chave: | Educação infantil;Processo de formação;Experiência;Early Childhood Education;Human Education;Experience |
Data do documento: | 20-Jun-2016 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SOUZA, Talita Barbalho de. Estágio não curricular: uma experiência na educação infantil. 2016. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma experiência vivida no estágio extracurricular realizado no Centro Municipal de Educação infantil Nossa Senhora de Lourdes/Natal/RN, nos anos letivos 2014 e 2015. Tem como objetivo refletir criticamente sobre essa vivência destacando a sua importância para o meu processo de formação. Utilizei o método etnográfico a partir de observações da instituição escolar e vivencias durante o período de estagio. O estágio extracurricular contribuiu efetivamente para minha formação, pois tive a oportunidade de ter por um longo período, contato direto com a realidade e necessidades do dia a dia da educação infantil. Além de descrever e refletir sobre essa realidade, expresso também, a minha contribuição e aprendizado durante esse período. A conclusão a que chego é que é necessário que sejamos capazes de refletir sobre o processo de formação que ora vivemos e sobre o trabalho que desenvolveremos na perspectiva da formação de um sujeito consciente, autônomo, um cidadão. |
Abstract: | This study presents an experience in extracurricular training camp by the Child Education Municipal Center Nossa Senhora de Lourdes / Natal / RN, during the school years 2014 and 2015. It aims to critically reflect on this experience, highlighting its importance to my teacher training process. I used the ethnographic method from observations over the school and livings during the practical training period. The extracurricular stage effectively contributed to my training, because I had the chance to get direct contact with the reality and necessities of everyday life of early childhood education for a long time. In addition to writing and reflect upon that reality, I express also my contribution and learning during that period. The conclusion I draw we need to be able to reflect on the process of training we live now, and about the work that we’ll develop in the context of formation of a subject conscious, autonomous, a citizen. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42636 |
Outros identificadores: | 2012958507 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estágio não curricular_uma experiência na educação infantil_Relatório de práticas educativas_2016.pdf | 280,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.