Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43817
Título: O uso do Origami como ferramenta didática facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos básicos de Geometria Plana e Espacial.
Título(s) alternativo(s): The use of origami as a facilitator teaching tool in the teaching- learning process of the basic concepts of Plana and spatial geometry .
Autor(es): Cortez, Allan Rodrigo Almeida
Orientador: Ecco, Daniel
Palavras-chave: Ensino. Ferramenta. Geometria. Orgami.;Teaching. Tool. Geometry. Origami.
Data do documento: 9-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologia. Brasília: MEC, 2006. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. CARVALHO, Lilian Milena Ramos. ROCHA, Jackeline Aparecida Aguiar Da. O Origami na Disciplina de Matemática como recurso Didático para o Ensino de Geometria Plana e Espacial. Bahia. Anais do XIV Encontro Baino de Educação Matemática, 2011. DA CRUZ, Graciele Pereira & GONSCHOROWSKI, Juliano dos Santos. (2006). O Origami como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Geometria. Disponível em: <http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/10/19042010094856.pdf> Acesso em: 23/04/2016. LUCAS, Eliane dos Santos Corsini. Uma Abordagem Didática para a Construção dos Poliedros Regulares e Primas Utilizando Origami. Minas Gerais, 2013. Dissertação (Mestrado Profissional). Universidade Federal de Lavras. MONTEIRO, Liliana Cristina Nogueira. Origami: História de uma Geometria Axiomática. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências, 2008. RANCAN, Graziele. Origami e Tecnologia: Investigando Possibilidades para Ensinar Geometria no Ensino Fundamental. Porto Alegre, 2001. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) Faculdade de Física, PUCRS.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma abordagem diferenciada no Ensino de Matemática para o Ensino Médio sobre o uso do Origami como ferramenta didática facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos básicos de Geometria Plana e Espacial. Inicialmente apresento um contexto histórico do Origami, desde o seu surgimento até a sua aplicabilidade em sala de aula, explanando também o Ensino de Geometria nos dias atuais. Por fim, realizo uma sequência didática com as dobraduras que pode ser aplicada em sala de aula, mais precisamente com a turma da 2º série do Ensino Médio, com o intuito de que com o uso de materiais concretos e através das dobraduras os alunos possam ter a abstração necessária para uma aprendizagem mais significativa sobre a Geometria.
Abstract: This paper presents a differentiated approach in Mathematics Teaching for Secondary Education on the use of origami as a facilitator teaching tool in the teaching- learning process of the basic concepts of Plana and spatial geometry. Initially present a historical context of Origami, from its inception to its applicability in the classroom, also explaining the geometry of Education today. Finally, perform a didactic sequence with folds that can be applied in the classroom, more precisely with the class of 2nd High School series, in order that with the use of concrete materials and through the folding students may have abstraction necessary for a more meaningful learning about geometry.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43817
Outros identificadores: 2015201395
Aparece nas coleções:CCET - Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OUsoOrigamiFerramenta_Cortez_2016.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons