Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46286
Título: Gestão democrática: um estudo de caso em uma escola pública de Nísia Floresta/RN
Título(s) alternativo(s): Gestión democrática: un estudio de caso en una escuela pública de Nísia Floresta/RN
Democratic management: a case study in a public school in Nísia Floresta/RN
Autor(es): Alves Neto, Honório
Orientador: Medeiros, Marcos Fernando Machado de
Palavras-chave: Administração Pública;Gestão democrática;Gestão participativa;Escola pública
Data do documento: 22-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ALVES NETO, Honório. Gestão democrática: um estudo de caso em uma escola pública de Nísia Floresta/RN. 2022. 38f. Monografia (Graduação em Administração Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Este estudo busca evidenciar como a comunidade escolar compreende a Gestão Democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, guiada na análise documental e bibliográfica. As principais fontes são documentos legais e normativos, digitais, que norteiam a Gestão Democrática, artigos científicos e livros. Primeiramente, realizou-se uma breve retrospectiva histórica, considerando as principais políticas públicas, bem como os documentos oficiais que norteiam essa etapa da Gestão Democrática Escolar. Em seguida, procurou-se compreender como essas políticas educacionais estão sendo efetivadas em uma escola Municipal no município de Nísia Floresta. Os dados analisados evidenciaram a importância da participação coletiva de todos os segmentos escolares na busca da autonomia institucional escolar e na construção de sua proposta. Conclui-se que as escolas dependem da elaboração e execução de propostas pedagógicas que deverão ser o guia da escola, sendo responsável por definir os caminhos e direções que a escola seguirá para alcançar os seus objetivos. No entanto, é necessária a participação efetiva dos entes envolvidos a fim de promover e assegurar a execução das ações existentes nas leis, nas propostas e planos educacionais.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46286
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração pública à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GestaoDemocratica_AlvesNeto_2022 .pdfGESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBICA DE NÍSIA FLORESTA/RN403,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.