Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48083
Título: As atividades circenses nas aulas de educação infantil: uma possibilidade metodológica.
Título(s) alternativo(s): The circus activities in the classes of early childhood education: a methodological possibility.
Autor(es): Albano, Tâmara Luize de Oliveira
Orientador: Dias, Maria Aparecida
Palavras-chave: Educação Física Escolar, Circo, Atividades Circenses, Ensino Infantil.
Data do documento: 1-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ALBANO, Tâmara Luize de Oliveira. As atividades circenses nas aulas de educação infantil: uma possibilidade metodológica. 2015. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como as Atividades Circenses contribuem para o desenvolvimento das crianças que estão na Educação Infantil, e atrelados a esse objetivo geral temos dois objetivos específicos que são: vivenciar as atividades circenses na Educação Infantil e analisar como se dá o desenvolvimento dos alunos a partir das vivências realizadas. A população desta pesquisa é constituída por crianças regularmente matriculadas na Educação Básica da rede privada de ensino, da cidade de Parnamirim - Rio Grande do Norte, que estão cursando o Ensino Infantil na escola, o PH3 Centro Educacional. A amostra estudada foram alunos de uma turma do nível V do Ensino Infantil, que possuem faixa etária entre 4 a 6 anos de idade. O método de análise deste estudo se fez a partir da proposta de sistematização de oito (8) aulas de Educação Física Escolar, na turma do nível V do ensino infantil, utilizando a sistematização do conteúdo Circo – Atividades Circenses. Nossa pesquisa foi organizada em três capítulos. No primeiro, discutimos sobre a Educação Infantil, seus aspectos históricos e legais. No segundo capitulo dialogamos sobre as atividades circenses enquanto conteúdo a ser proposto para a Educação Infantil. No terceiro capítulo relatamos nossa proposta de intervenção, fazendo uma análise sobre a mesma, apresentando os resultados desta intervenção e as discussões. Um dos resultados que chamou atenção foi o desenvolvimento em diferentes dimensões e em diferentes âmbitos dos alunos ao longo da intervenção. Nas considerações finais, procuramos responder os objetivos, além de propor novas formas de trabalho que aprofundem mais sobre a temática, de intervenção, com base no que foi realizado e estudado.
Abstract: This research has as main objective to understand how the Circus activities contribute to the development of children who are in kindergarten, and linked to this overall objective we have two specific goals are: experience the circus activities in kindergarten and analyze how is the development students from the experiences made. The population of this research are children regularly enrolled in Basic Education of private schools in the city of Parnamirim - Rio Grande do Norte, who are enrolled in Children's Education in school, PH3 Education Center. The sample were students in a class V level Childhood Education, which have aged between 4-6 years old. The analysis method of this study was done from the proposed systematization of eight (8) physical education classes, the V level of the class of kindergarten, using the systematization of the content circus - Circus activities. Our research was organized into three chapters. At first, we discuss early childhood education, its historical and legal aspects. In the second chapter we discussed the circus activities as content to be proposed for Early Childhood Education. In the third chapter we report on our proposal for intervention, making an analysis of the same, presenting the results of this intervention and discussions. One result that drew attention was the development in different sizes and in different areas of the students during the intervention. In the final considerations, we try to meet the goals, and to propose new ways of working to deepen more on the theme of intervention, based on what was performed and studied.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48083
Outros identificadores: 2012935656
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Educação Física (bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividadescircensesaulas_2015_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo1,06 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons