CCHLA - TCC - Artes Visuais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33144
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Artes Visuais por Autor "0000-0003-3120-8501"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A mediação cultural vai à escola: possibilidades para o ensino das Artes Visuais.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Ana Júlia de Lima Costa; Petry, Arlete dos Santos; 0000-0003-3120-8501; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; http://lattes.cnpq.br/2966575199024324; Thomé, Renata Viana de Barros; 0009-0008-1503-2853; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; Garcia, Leandro Alves; 0000-0003-1094-8789; http://lattes.cnpq.br/9838369212300154Este trabalho estuda as possibilidades da mediação cultural como prática no ensino das Artes Visuais nas escolas públicas atendidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - edital 2024), na perspectiva de que essa prática contribua para a aprendizagem dos estudantes de conhecimentos das Artes Visuais. A motivação para a realização do projeto partiu da necessidade de criar estratégias de ensino de Artes Visuais que dialoguem com as demandas da arte/educação na contemporaneidade, como a necessidade de trabalhar a interpretação visual de mundo, de si e das diferentes formas de ser e de se expressar. Para conceituar mediação, são usadas como referência as autoras Ana Mae Barbosa, Miriam Celeste e Rejane Coutinho. A metodologia da pesquisa alinha-se com a pesquisa-ação. Como algumas dessas possibilidades, o estudo destaca as visitações a espaços expositivos no contexto escolar, a figura do professor mediador e a caracterização da escola como espaço expositivo, de forma a manter os estudantes em constante contato com a arte e com a mediação cultural.TCC Linhas de resistência: o bordado como expressão feminista na arte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-11) Veríssimo, Caroline Araújo; Rupp, Bettina; 0000-0002-8187-3596; http://lattes.cnpq.br/5489366541448342; http://lattes.cnpq.br/2135112649477996; Petry, Arlete do Santos; 0000-0003-3120-8501; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Andrade, Louise dos Reis Gusmão; http://lattes.cnpq.br/4825611550778449O bordado é uma das práticas artísticas que popularmente é associado às mulheres, e assim, sendo uma forma de expressão que tem as acompanhado por várias décadas, fazendo parte integral da sua história e avanços. Neste trabalho exploramos o contexto histórico dessa relação e analisaremos como o bordado serviu - e ainda serve - como meio de sobrevivência, plataforma artística e política de diferentes maneiras, trazendo exemplos de obras de artistas como Rosana Palazyan, Miriam Schapiro, Zuzu Angel, Judy Chicago; e também de coletivos de bordado como Linhas de Resistência, Arpilleras, entre outros. Utilizaremos como fundamentação teórica e histórica sobre o bordado os estudos e publicações da Rozsika Parker (2019), Ana Paula Simioni (2010), Juliana Padilha de Sousa (2019), entre outros. Para tratar do estudo de gênero e feminismo, utilizaremos das palavras da Silvia Federici (2012) e Simone de Beauvoir (1949).