CCHLA - TCC - Artes Visuais
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TCC A arte/educação de idosos na informalidade: uma proposta inter/transdisciplinar para o Abrigo Juvino Barreto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-10) Câmara, Ana Beatriz Amorim; Pinheiro, Evanir de Oliveira; Saores, Josenildo Bezerra; Ferret, MichelleO presente trabalho monográfico sucinta questões pertinentes à arte/educação de idosos partindo de uma proposta inter/transdisciplinar que consiste no diálogo das artes visuais com a psicoterapia, a assistencial social, a enfermagem e as demais áreas inseridas no cuidado com o idoso, realizada no Instituto Juvino Barreto, durante o projeto de estágio III, ocorrido nos meses de abril a novembro de 2015. Na transdisciplinaridade propõe-se rever os paradigmas tradicionais de ensino, na transgressão daquilo que impede em não favorecer a inclusão social e cultural dos sujeitos. Tomando como fundamentação teórica, a pedagogia de Paulo Freire o pensamento complexo de Edgar Morin, as concepções de mediação inter/transdisciplinar sugeridas por Cândida Moraes na sua obra “Pensamento Ecossistêmico”, foram intensificadas uma postura docente mais sensível e reflexiva na mediação pedagógica. Tais direcionamentos objetivaram a construção conjunta entre os profissionais do abrigo em prol de uma arte/educação inter/transdisciplinar pautada na inclusão social e cultural dos idosos. Nessa perspectiva, as vivências focalizaram a arte não apenas como recurso didático, mas, sobretudo, como processo educacional de formação humana. Sendo assim, podemos concluir que o projeto tráz um novo desafio para a ampliação do conceito e objetivo da educação de maneira geral. E destacando ao ensino de arte, implica conexões com o seu papel com a vida nessa sociedade atual em processo crescente de envelhecimento. A transdisciplinaridade vem para transgredir esses parâmetros e agregar e religar, a afetividade, o prazer de criar, o lúdico e magia das descobertas, que promovem resultados para além de uma apropriação ou domínio intelectual. A arte/educação é um investimento que deve ser implementado, aliás, não só isso, deve ser desenvolvido todo o processo inter/transdisciplinar, para que assim o investimento não seja apenas temporário, mas consiga atingir cada vez mais um número maior de pessoas.TCC A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-09) Lemos, Ébeson Rolim; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; Garcia, Eduardo Alexandre de AmorimO trabalho procura evidenciar a história do movimento artístico da Galeria do Povo idealizado por Eduardo Alexandre de Amorim Garcia. O movimento de arte democratizou o acesso às artes visuais na cidade de Natal e utilizou um território informal. Durante o cerco militar imposto pela ditadura no Brasil, estabeleceu um novo meio de diálogo e interação entre o público e artistas, no final dos anos 1970. O movimento artístico encontrou na Praia dos Artistas um espaço de exibição alternativo e experimental de bens culturais destacando a participação da sociedade no processo de exposição. Os dados coletados apontam o pioneirismo em utilizar um espaço alternativo, neste caso os muros na orla da praia como espaço expositivo na cidade de Natal. As ramificações de novas ações envolvendo o conhecimento, as artes e a cultura se expandiram para outros espaços, associando propostas promovidas pelo Mural Universitário, Mural Escolar e a Casa do Produtor Cultural almejadas por Eduardo Alexandre.TCC A melodia das cores: o sensível, o audível e o visível(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Orozco, Tayane; Tavares, Rogério; Guaraldo, Laís; Salles, Laurita; Tavares, RogérioO objetivo primeiro deste trabalho está na tentativa de trabalhar na relação entre a cor e a música através da sinestesia cognitiva, de forma que essa experiência se faça visível através de proposições artísticas sinestésicas, que buscam a integração entre o visível, audível e sensível. Tentando contribuir, desta maneira, com ideias interdisciplinares, que trazem a sinestesia e a música para o campo das artes visuais. A pesquisa busca suas bases na história, em diversos autores que ao longo de seus trajetos como artistas plásticos, músicos, compositores, cientistas, poetas, etc, deixaram suas contribuições com escritos, pesquisas, experiências, obras artísticas, composições e/ou poemas que correlacionava, de alguma forma, os sons e as cores. Além disso vamos adentrar um pouco no campo dos diversos tipos de sinestesia e as artes visuais, pois é importante ressaltar a influência que os sentidos como um todo e a sinestesia trouxeram para o campo das artes visuais.TCC A praia: escrita do artista sobre o processo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-17) Schmidt, Thais de Oliveira; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques de; Salles, Laurita Ricardo de; Souza, Pedro Roberto Pinheiro deEste trabalho integra resultados de uma pesquisa em artes que analisa meios de reprodução gráfica na arte. A análise da gravura e sua evolução tecnológica direcionam a pesquisa para a busca de referências em artistas que utilizaram técnicas provindas da gravura em sua produção. O trabalho discorre acerca do relato dessa pesquisa em artes, relacionando-a com o conhecimento teórico posto em aulas de algumas disciplinas do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e experimentações plásticas em relação ao desenvolvimento do conhecimento acadêmico. Partindo dessa analise foi desenvolvido o painel A Praia.TCC A saga de Monsenhor Expedito e seu povo, em mural: um relato de experiência colaborativa em Artes Visuais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-06) Dantas, Leandro Levy de Souza; Nunes, Tassos Lycurgo Galvão; Tassos Lycurgo Galvão Nunes; Maciel, Artur Luiz de Souza; Silva, Ildisnei Medeiros daO presente trabalho consiste em fazer um relato do processo de criação e de produção de um Mural Pintado, de 5,10 m de altura por 13 m de largura, na parede externa traseira da Igreja Matriz de São Paulo do Potengi – RN, com a participação de alguns artistas do município, a partir da realização de um projeto de pesquisa em arte, de minha autoria, cujo o tema central dar –se a partir de uma breve investigação sobre algumas ações sociais do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, junto com o povo, desde sua chegada à Cidade, até os últimos anos de sua vida. A pesquisa contou com consulta a referências bibliográficas e biográficas, depoimentos de pessoas da confiança do Monsenhor Expedito e do acervo de fotografias autorais de Maria Davina de Lima. Considera-se este trabalho importante, por reforçar a importância do trabalho autoral e do processo criativo em arte enquanto pesquisa e tratar de reproduzir alguns desses momentos marcantes, das Campanhas de trazer água de boa qualidade, para a comunidade local e de poder conhecer, relembrar e apreciar esses fatos, a partir da observação e da leitura de imagens, das 7 cenas que compõem o Mural artístico.TCC Aberturas imprevistas: uma análise da obra dans un café ou l’absinthe de edgar degas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Santos, Lorena Gabriele Bezerra dos; Alves, Fabíola Cristina; http://lattes.cnpq.br/6838453885637422; http://lattes.cnpq.br/9861606394245568; Pellejero, Eduardo Anibal; http://lattes.cnpq.br/1224372202417906; Miranda, Atena Pontes de; http://lattes.cnpq.br/5985323284535585O artigo parte de um estudo estético e de uma meditação reflexiva, tendo como base a análise do quadro L'Absinthe (1875-1876) do pintor francês Edgar Degas (1834-1917), partindo de uma análise fenomenológica da imagem e relacionando-a com o contexto histórico e artístico no qual o quadro e o pintor estavam inseridos. A linha de estudo que o contempla é a pesquisa sobre Artes Visuais, com ênfase no campo da teoria, história e crítica da arte. O trabalho teve como base de fundamentação teórica a meditação estética de Maurice Merleau-Ponty e o pensamento de Georges Didi-Huberman. Portanto, compreendeu a análise da imagem partindo dela mesma e das aberturas sensíveis que ela pode causar. Dessa maneira, o trabalho pontua as formulações e inquietações latentes da pintura a partir da minha subjetividade ao olhá-la e vice-versa, a fim de trazer uma problemática que dialogue com o contexto histórico vivenciado naquele período e das possíveis permanências visíveis e invisíveis.TCC A abordagem triangular no exercício da docência em Artes Visuais no Atelier de Artes do NAC da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-17) Silva, Joselita de Souza; Petry, Arlete dos Santos; Rupp, Bettina; Johas, Regina Helena Pereira; Petry, Arlete dos SantosO presente trabalho de conclusão de curso na área de ensino de Artes Visuais trata da aplicação da abordagem triangular nos anos de 2017 e 2018 nas turmas de pintura e desenho e pintura para crianças no Atelier de Artes do Núcleo de Arte e Cultura - NAC, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com a hipótese de que a abordagem triangular facilita a elaboração de aulas mais contextualizadas, portanto, implicadas com uma compreensão das artes como área de conhecimento, investiga-se se o uso da abordagem triangular é uma proposta eficaz no espaço de atelier. Inicialmente, na busca por experiência semelhante que pudesse me ajudar nessa resposta, a pesquisa realiza levantamento histórico sobre o Atelier de Artes do NAC e entrevista proprietários de atelier de ensino de artes da cidade de Natal/RN. Sendo percebido que não existem espaços de atelier que trabalham com a abordagem triangular, a pesquisa segue em uma perspectiva de análise de práticas docentes com a abordagem sistematizada por Ana Mae Barbosa. Como resultante, a investigação conclui que altos níveis de satisfação foram alcançados pelos alunos e por toda a equipe do Atelier de Artes do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN.TCC Adriana Lopes: processo de criação em cerâmica com a técnica Raku(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-10) Nunes, Viviane Aparecida; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Maciel, Artur Luiz de Souza; Pinheiro, Evanir de OliveiraEsta pesquisa aborda o processo de criação de Adriana Lopes na elaboração de peças cerâmicas na técnica Raku em seu ateliê. Neste estudo, trato inicialmente da trajetória de vida da artista. Na sequência, descrevo como acontece o processo de criação da artista na elaboração do objeto cerâmico, explicando a função dos materiais, ferramentas e equipamentos usados, mostrando sua importância no desenvolvimento das obras. Por fim, falo sobre o desenvolvimento da peça do cubo na técnica cerâmica Raku, segundo os procedimentos da artista. Esta pesquisa sobre arte se baseia em uma abordagem qualitativa e descritiva e teve dados reunidos por meio de entrevistas, livros, fotografias e principalmente pela vivência junto à artista em seu ateliê em Natal. As descrições técnicas deste estudo foram feitas mediadas por Joaquim Chavarria (1999), Canotilho (2003) e Salles (2000), autores importantes para compreender melhor o processo criativo empreendido por Adriana Lopes em seu trabalho no atelier. Ainda acrescento considerações sobre a experiência única e bastante enriquecedora de conviver com Adriana Lopes. Esta vivência proporcionou para mim, como professora, artista (fotógrafa) e pesquisadora, um novo olhar sobre o trabalho da artista, o que foi fundamental para o desenvolvimento deste TCC. Palavras chaves: 1. Adriana Lopes; 2. Processo criativo em arte; 3. Cerâmica Raku.TCC Álbum de filho: a fotografia e a memória na construção do pertencimento familiar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Silva, Aldair Cordeiro da; Gomes, Mariana do Vale; Alves, Fabíola Cristina; Born, Rodrigo MontandonÁlbum de Filho consiste em uma pesquisa que identifica a fotografia como uma linguagem que aproxima, valida vínculos afetivos, resgata memórias e intensifica o sentido de pertencimento familiar. Nele, são elencados aspectos relevantes da memória de um filho que interpreta como se deu sua inserção na família através das fotos feitas pelo pai. Além disso, lugares, expressões faciais, objetos e sentimentos são revividos por meio do processo criativo. Sendo assim, esta é uma pesquisa que se entende teórico-prática e que entende a fotografia como elemento vivo e constituído de sentido na explicação do "estar presente" e fazer parte. Como referência, foram utilizados, entre outros, textos de Roland Barthes e Philippe Dubois e obras como Álbum de Ana Casas Broda e Álbum de Família, de Armando Silva. A vivência pedagógica, experienciada entre Maio e Novembro de 2023, foi um convite para o compartilhamento das aprendizagens que obtive durante a construção desta pesquisa. Por meio de produções de álbuns junto às crianças do 4º ano da Escola Municipal Professor Jussier Santos, ressignifico minha concepção de álbum de família.TCC Além de rostos: antirretratos em pintura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-03) Guedes, Olga Oliveira; Rupp, Bettina; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Maciel, Artur Luiz de SouzaThis memorial describes the creative process of eleven artworks that make up the series of paintings Beyond faces. The research unfolds from investigations of the anti-portraiture, a contemporary concept that’s consists in partially or totally hiding the face of the represented individual. To do so, it’s shown a summary of my productions in the last ten years as well as a retrospective of portrait painting throughout the history of art. Then there’s an analysis of artists who exploit the anti-portraiture in their works, such as René Magritte, Hélène Delmaire and Henrietta Harris, that follows the artistic experimentation here presented. In the end, conclusions are given about role of the face in painting as a key element in establishing identity links between the observer and the work of art.TCC O ambiente escolar é pensado para promover experiência estética, acolhimento e o despertar do pertencimento no aluno? ?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-02) Melo, Dlainy Kezia Sá Barreto de; Nunes, Tassos Lycurgo Galvão; Nunes, Tassos Lycurgo Galvao; Guaraldo, Laís; Martins, Francy Izanny de Brito BarbosaO presente trabalho tem por objetivo investigar a realidade da qualidade estrutural e seu impacto na educação nos níveis básico, fundamental e médio, na rede pública e particular. Através de uma amostra de sete (7) escolas no município de Natal. Foi delineado a análise de dilemas tais: o ambiente escolar é pensado para a promoção da experiência estética, assim como acolhimento e a sensação de pertencimento no aluno. Por meio da pesquisa, foi objetivado a busca por resoluções que implicassem no panorama real do universo escolar, retido no locus do ensino das artes, bem como o espaço utilizado em seu ensino, de igual modo a estrutura geral da escola. No campo do ensino das artes foi explicitado a importância de um espaço de ensino apropriado, além da influência da boa adequação das áreas construídas, bem como a boa manutenção desses espaços.TCC Análise comparativa de jogos de luta: o caso Street fighter(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-02) Lima, Marcos Erivelton Alves de; Tavares, Rogério Junior Correia; Rupp, Betina; Andruchack, Marcos Alberto; Tavares, Rogerio Junior CorreiaEste trabalho de conclusão busca listar e analisar a arte utilizada nos jogos de luta pioneiros, comentar de forma sucinta sobre as produções e produtoras, a jogabilidade ao longo da história dos videogames, tendo como referencial minha experiência enquanto jogador. O resultado foi usado para estimular o desenho e animação em Pixel Arte numa oficina com alunos na faixa etária do ensino fundamental 2 na ONG CEPAS em Natal RN. Apresenta-se uma linha do tempo dos videogames com atenção especial aos jogos de luta da série Street Fighter, focando principalmente nos cinco primeiros jogos da franquia, de 1987 a 2016, e, através da Teoria Fundamentada, com a utilização de word clouds e folksonomia, identificar as modificações que ocorreram nesse gênero de jogo.TCC Análise da cor no filme Alice no país das maravilhas (2010)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Moura, Valeska de Lima; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; Sousa, José Veríssimo de; Júnior, Fernando de Paiva FerreiraEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre a cor, com o foco na análise desse elemento no filme Alice no País das Maravilhas (Tim Burton, 2010). Tem o objetivo de analisar a influência, a intensidade e a transmissão de emoções e mensagens da cor que é significativa para a construção do texto fílmico, pois a cor compõe o contexto narrativo com informação sobre personagens, objetos em cena, e a miseen-scène. Para isto, o trabalho apresenta os estudos sobre cor com intensão de contextualizá-la, de modo a entender, como a cor é usada nos filmes como recurso pela direção de arte. Através desses aspectos e apoio na metodologia de Vanoye e Goliot-Létè (2012) sobre análise fílmica. A análise da cor em Alice busca afirmar a importância desse elemento no contexto narrativo. O trabalho também apresenta uma ação pedagógica a respeito desse elemento visual, argumentando a importância desse estudo no contexto do ensino-aprendizagem em artes visuais.TCC Análise de imagem dos autorretratos de Telma Saraiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-04) Silva, Anylan; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; SOUSA, José Veríssimo de; CARVALHO, Vicente Vitoriano MarquesEste trabalho se constitui em uma pesquisa sobre a técnica da fotopintura, com o foco na análise de imagem dos autorretratos produzidos pela artista Telma Saraiva (1929-2015), e teve como objetivo a compreensão da produção de autorretratos, as etapas e a interpretação da mensagem visual de cada imagem. Para isto, discutiu-se o conceito de representação, por meio do processo de produção de retrato e autorretrato nos campos pictórico e fotográfico, e ainda as necessidades e as etapas da produção de uma fotopintura. Com base na metodologia de análise de imagem desenvolvida por Martine Joly (1994), foi realizada uma contextualização histórica, social e cultural das produções de Telma Saraiva, a seleção e a descrição de elementos plásticos e icônicos de cada imagem. A identificação desses elementos visuais, possibilitou a interpretação das obras, bem como do conjunto de obras selecionadas, evidenciando a complexidade da produção de cada etapa dos autorretratos de Saraiva. Esse trabalho também expõe uma ação pedagógica sobre a história do retrato e as etapas da fotopintura, evidenciando a importância desses temas para o contexto do ensino das artes visuais.TCC Arcana: Uma exploração artística do Oculto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-29) Gondim, Jéssica Mendonça de Moura; Tavares, Rogerio Junior Correia; Maciel, Artur de Souza; Ferreira JR, Fernando de PaivaEste memorial descritivo apresenta o processo criativo e técnico do artbook artbook Arcana, que explora artisticamente elementos do oculto. O ocultismo exerce fascínio por seu caráter misterioso, estando presente no imaginário coletivo e fazendo parte de nossa história. Vários artistas ao redor do mundo já se dedicaram ao tema, que é anterior aos primórdios do cristianismo. E é procurando resgatar a complexidade desse tema, por meio de ilustrações, que este projeto nasceu. Buscando as raízes de símbolos e imagens de forma a não banalizar a área e procurando compreender suas raízes e significados, Arcana é uma proposta de exploração visual destes elementos, como máscaras, ramo de giesta e círculos mágicos, ao mesmo tempo repaginando-os para o momento no qual nos encontramos.TCC Arte além do visual: descrição de imagens e acessibilidade nas mídias sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-22) Medeiros, Ana Luísa Gonzaga de; Petry, Arlete dos Santos; Rupp, Bettina; Silva, Luzia Guacira dos SantosO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em questão trata das boas práticas de descrição de imagens estáticas nas mídias sociais, com enfoque nas imagens de arte. A pesquisa busca explorar e analisar maneiras de descrever imagens de arte no contexto das mídias sociais, com base nas teorias de Robert Ott e Abigail Housen, a fim de estimular e orientar as pessoas, especialmente artistas e produtores de conteúdo online, a descreverem suas produções imagéticas. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com objetivo exploratório, para a qual foram utilizados estudos bibliográficos e visitas técnicas a espaços que trabalham com a produção de conteúdo acessível, além de questionários online e entrevistas com profissionais da área e pessoas com deficiências visuais. Os resultados obtidos apontam que as descrições de imagens de arte podem ser mais longas e detalhadas do que o habitualmente indicado, e foram utilizados na realização de um curso voltado ao tema e em um guia prático de descrição de imagens a ser divulgado em plataformas diversas. A pesquisa mostrou ainda a grande falta de informação em torno das descrições de imagens e tecnologias assistivas que a utilizam, enfatizando a importância de se difundir esta prática.TCC Arte e animação: o uso das cores como suporte de leitura de imagem no filme valente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Ferreira, Luana de Lima; Tavares, Roger; Gilvânia Maurício Dias de Pontes; Petry, Arlete; Condorelli, Antonino; Tavares, RogerEste trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da exploração e entendimento da paleta de cores utilizada na animação Valente (2012), a fim de associar sua relevância visual para as cenas do próprio filme, considerando também elementos internos pertinentes à análise de imagem. Reconhece a maneira em que as cores influenciam os espectadores, de forma a interpretarem subjetivamente e reagirem de acordo com a escala de cores selecionadas pelo artista. Por isso, é relevante reconhecer a cor como elemento que compõe a narrativa. Para tanto, o estudo demonstra a influência das cores, sua teoria e a história da animação. A pesquisa busca trazer à tona resultados significativos no campo das artes sobre os estudos das cores e sua aplicação efetiva nas composições de obras. O trabalho também traz, ao final, uma ação pedagógica a respeito da cor como elemento visual relevante para leitura de imagem em um contexto fílmico.TCC Arte e autoconhecimento: propostas pedagógicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Queiroz, Igor Lucena Fernandes de; Guaraldo, LaisEsta pesquisa analisa um conjunto de aulas de arte que tinham como tema central o autoconhecimento com estudantes do ensino médio, em três turmas no ano letivo de 2022. Nele buscamos pontuar o que chamamos de subjetividade, bem como entender as razões para as propostas de autoconhecimento com os estudantes em aulas de arte. Naquelas aulas conhecemos obras de arte e realizamos experimentações de técnicas e conceitos artísticos procurando perceber o nosso eu criando significados particulares, assim como compartilhando-os para criação de significados coletivos. Ao final propõe-se um novo plano de aulas, aprimorando o que foi feito, e sugerindo novas estratégias, referências, e conceitos artísticos a serem abordados e desenvolvidos.TCC Arte e games: o papel do artista no mercado de jogos e o processo de criação do cardgame “ladies society”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Neves, Lucia Helena; Tavares, Rogerio Junior Correia; Sousa, José Verissimo de; Bessa, Olavo Fontes MagalhãesO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I) caracteriza-se como um memorial reflexivo sobre o processo de criação do jogo “Ladies Society” e suas relações com o campo das Artes Visuais. “Ladies Society” um jogo voltado para o entretenimento. O jogo é baseado em uma organização criminosa fictícia que tem como diferencial suas integrantes: ela é composta apenas por mulheres idosas, com diferentes habilidades e um dos elementos predominantes é o humor. O objetivo principal deste trabalho é o próprio jogo produzido, assim como este memorial relatando o processo criativo, uma análise sobre o papel do artista no mercado dos games e o jogo como produção final.TCC Arte e meio ambiente: do não-lugar ao artivismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04) Versieux, Leonardo de Melo; Born, Rodrigo Montandon; Regina Helena Pereira Johas; Born, Rodrigo Montandon; Fortes Júnior, Hugo Fernando Salinas; Ramos, Everardo AraújoPode a arte moldar ou mudar comportamentos humanos e afetar diretamente a proteção do meio ambiente? Quais “remédios sensíveis” a arte contemporânea tem oferecido aos problemas ambientais de um dado lugar? Feitos esses questionamentos, direcionei minha pesquisa em artes para a crise dos oceanos na nova época geológica que vivemos: o Antropoceno. Neste trabalho, além de analisar minha própria produção e interesses de artista/biólogo, pesquisei e refleti sobre a relação entre a arte e o meio ambiente, focado na poluição marinha por plásticos. Observa-se uma evolução histórica do interesse da arte pelo meio ambiente e um amplo espectro de atuação dos artistas, desde os mais conceituais até os artivistas, que expõe seus trabalhos na rua ou em meios de grande circulação. Atuei analisando obras e realizando entrevistas a artistas, conduzi práticas pedagógicas com alunos do ensino fundamental e produzi pinturas, fotografias, objetos, desenhos, instalações e textos. Em uma série de errâncias e caminhadas, principalmente por praias do Rio Grande do Norte, eu recolhi cerca de 500 kg de lixo marinho, parte foi colecionada e parte adequadamente descartada. Concluo que não há uma fórmula para o artista e a ciência se reaproximarem, mas percebo um vasto campo de sinergia, potencializado pelas particularidades de produção de imagens para as questões de um dado lugar, especialmente no Brasil, onde sofremos uma crise ambiental e educacional severas.