CCHLA - TCC - Artes Visuais

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  • TCC
    Revisitando diários: memórias, subjetividades e poéticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-23) SILVA, Jaedson Ribeiro; Laís Guaraldo; Bettina Rupp; Estrela Pereira dos Santos
    Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga as potencialidades do caderno gráfico como instrumento de expressão, reflexão e criação. A ênfase será dada na produção desenvolvida durante a formação em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre os anos de 2019-2024. A metodologia desta pesquisa segue a linha de pesquisa em artes, de natureza qualitativa e autobiográfica. Propõe uma análise estética, simbólica e subjetiva dos cadernos gráficos confeccionados manualmente, compreendidos como dispositivos de elaboração da memória, do autoconhecimento e da identidade artística. A investigação foi fundamentada nos teóricos Cecília Almeida Salles (2011), Ana Mae Barbosa (2010) e na literatura de Jorge Luis Borges (1944). O estudo enfatiza a cor, o gesto e a composição como elementos expressivos de experiências sensíveis e inconscientes. O resultado prático se materializa em um caminho que traça um percurso poético entre cadernos, lambe-lambes e livro de artista, onde são investigados a subjetividade e os trânsitos entre espaços internos e externos. Apresentamos também uma ação pedagógica que foi desenvolvida com alunos do 3º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Nestor Lima, reafirmando o caderno gráfico como prática educativa e de criação.
  • TCC
    Egos: Processo Criativo Autobiográfico em Artes Visuais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-17) Castro, Raniere Carvalho de; GOMES, Mariana do Vale; http://lattes.cnpq.br/7936545516617434; http://lattes.cnpq.br/9104432582423119; SOUZA, Patrícia Teles Sobreira de; https://orcid.org/0000-0001-9421-1105; http://lattes.cnpq.br/4329129306790870; RUPP, Bettina; https://orcid.org/0000-0002-8187-3596; http://lattes.cnpq.br/5489366541448342
    Este trabalho de Conclusão de Curso consiste em um estudo autobiográfico a partir da criação em Artes Visuais. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa associada à abordagem teórico-metodológica da crítica de processos, fazendo uso da autoetnografia para entender o movimento criador. Para tanto, discuto a jornada de construção, desenvolvimento, bem como as nuances e desdobramentos da minha identidade como um indivíduo autônomo e consciente. Este trabalho realiza uma análise do processo criativo da minha produção artística autobiográfica, que aborda questões de identidade, intimidade, em uma jornada de busca por emancipação social e cognitiva, influenciada por minha trajetória como ser autoconsciente. Além disso, busca-se desenvolver um senso crítico sobre si mesmo e sobre como tudo se desenhou até o momento atual do ego. A pesquisa apoia-se em teóricos como Borges (2022), Canton (2002), Erikson (2012), Neves (2016), Salles (1998) e Sibilia (2016). O principal objetivo desta pesquisa é investigar o processo criativo das obras autobiográficas, explorando o mapeamento e a análise das transformações do ego em relação à identidade, bem como as questões subjetivas a elas inerentes. Como também, a exposição dessas obras autobiográficas para ampliar a compreensão da pesquisa, funcionando também como ação pedagógica vinculada à pesquisa. Além do mais, a pesquisa tem como justificativa contribuir para ampliar o debate das criações autobiográficas dentro das artes visuais, por meio da confidência do artista.
  • TCC
    VISUAL[C]IDADE: uma cartografia de pertencimentos em Natal - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-23) Cruz, Ari Duarte de Oliveira; Fabiola Cristina Alves.; https://orcid.org/0000-0002-7779-3219; Mariana do Vale Gomes; Ricardo Nunes Coringa
    O presente memorial autorreflexivo tem como objetivo analisar de que forma a participação cultural nos espaços culturais públicos podem influenciar na forma como o indivíduo se sente pertencente à cidade. Partindo de experiências pessoais com a cidade de Natal, Rio Grande do Norte até entrar no ensino superior, localizo três espaços na cidade de Natal: a praça Edgar Borges (Mãe Luiza), o Palácio da Cultura Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte (Pinacoteca Potiguar) e a Escola Estadual Nestor Lima (Lagoa Nova). A partir desses locais, foi procedida a análise da forma como esses lugares colaboraram para um processo de pertencimento à cidade, ao mesmo tempo em que atuaram na minha formação profissional enquanto docente através da arte e das vivências nesses espaços. O memorial adota como referencial teórico os autores de arte-educação como Ana Mae Barbosa (2009 e 2010) cultura visual com Maria Emilia Sardelich (2006 e 2015), e Fernando Hernández (2007 e 2011). Para a construção do entendimento sobre identidade cultural é adotado a leitura de Stuart Hall (2019). A partir dessa literatura, o memorial discute as questões acerca da construção dos sentidos que atribuímos às imagens do local em que vivemos e de que forma essas imagens refletem na percepção da nossa identidade, podendo atuar para uma valorização de uma identidade local. A ação pedagógica desse trabalho se dá dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Nestor Lima, propondo a criação de um mapa cartográfico afetivo em formato de zine em conjunto com a turma, trazendo as imagens de locais em Natal que fazem parte da construção das visualidades de Natal a partir da perspectiva dos alunos, buscando instigar uma aproximação da cidade com os alunos do ensino público.
  • TCC
    MEMORIAL REFLEXIVO: Processo Criativo de Concepção de Personagens
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) CARMO, Luiz Eduardo de Oliveira do; SOUZA, Patrícia Teles Sobreira de; https://orcid.org/0000-0001-9421-1105; http://lattes.cnpq.br/4329129306790870; http://lattes.cnpq.br/7994885242341246; BORN, Rodrigo Montandon; http://lattes.cnpq.br/4131001511243402; FERNANDES, Rafael Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5438930622735360
    Este memorial reflexivo apresenta o processo criativo de concepção de personagens para um jogo de plataforma em desenvolvimento. A pesquisa incorpora fauna e flora regionais, além de lendas do folclore brasileiro, como base para a criação de personagens, destacando um personagem exclusivo da fauna potiguar: o Lagarto-de-Folhiço (Coleodactylus natalensis), Juca. O projeto busca promover uma narrativa que não apenas entretém, mas também educa e conscientiza sobre questões ecológicas. O desenvolvimento utilizou uma metodologia que abrangeu pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de ilustrações, design de personagens e aplicação de conceitos do processo criativo, fundamentada na metodologia da autora Cecília Salles. Além disso, integrou conhecimentos adquiridos em experiências acadêmicas, como bolsista e em projetos de extensão. Este memorial reflete o esforço de destacar a riqueza cultural e ambiental potiguar, incentivando o respeito e a preservação desses patrimônios.
  • TCC
    Audiodescrição na leitura de imagens: uma solução à cegueira figurativa da sociedade contemporânea?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01) Rodrigues, Maria Luisa Silva; Gomes, Mariana do Vale; http://lattes.cnpq.br/7936545516617434; http://lattes.cnpq.br/2029702347441056; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Thome, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415
    A sociedade contemporânea vive em um mundo cercado por imagens que, em razão do excesso e da volatilidade de informações visuais, influenciam o modo como elas são percebidas. A superficialidade da percepção visual resultou numa sociedade [figurativamente] cega, acomodada às imagens como estímulos visuais que não requerem uma leitura visual crítica e reflexiva. Este trabalho tem como objetivo apresentar a audiodescrição vinculada à uma proposta metodológica como um modo de descrição de imagem no processo de leitura de imagem no ensino de Artes Visuais. Para isso, o estudo se sustentou em uma pesquisa bibliográfica de natureza básica que seguiu a abordagem qualitativa argumentando sobre a relação entre o homem e a imagem ao longo do tempo (Monteiro, 2013), estabelecendo discussões sobre a imagem (Mitchell, 2005; Joly, 2007), conceitos de visualidade e centro-visualidade na sociedade atual (Coelho, 2006; Bavcar, 2014), e dialogando com tipos de acessibilidade visual (Motta, 2016), com o ensino de Artes Visuais (Barbosa, 2014; 2016) e com leituras de imagens (Costella, 2010). A pesquisa observou que, no cenário da sociedade contemporânea, para compreender a subjetividade por trás de uma imagem existe a necessidade da reeducação do olhar e que, para isso, estratégias de percepção alternativas podem ser utilizadas. Nesse viés, este estudo concluiu que além de exercer sua função assistiva, a audiodescrição pode servir como ferramenta para estimular a percepção sensível, interpretativa e crítica na leitura de imagens.
  • TCC
    Flores em tudo que vejo: um memorial artístico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Melo, Marya Beatriz Costa de; Rupp, Bettina; https://orcid.org/0000-0002-8187-3596; http://lattes.cnpq.br/5489366541448342; Santos, Estrela Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/9003352180079407; Bezerra, Jéssica Bittencourt; http://lattes.cnpq.br/5796484199392439
    Este memorial reflexivo descreve o processo criativo da série “Flores em Tudo que Vejo: Um Memorial Artístico”. A pesquisa tem como foco minha jornada artística e desenvolve uma investigação acerca das primeiras pinturas que realizei em 2015 e se desenvolveram durante a graduação em Artes Visuais por meio de experimentações de pintura, desenho, fotografia, xilogravura e etc. Também serão analisados os trabalhos de artistas que exploraram esse universo floral em suas obras, mais especificamente Georgia O’Keeffe, Emil Nolde e Tetê Brandolim. Por fim, apresentar o processo criativo da série de obras que foram realizadas durante a produção deste trabalho intitulada Flores em tudo que vejo juntamente com a prática pedagógica que oferece conclusões sobre a prática de observação de flores por uma percepção das artes visuais.
  • TCC
    Pintura do Cotidiano: Registros de um trajeto que se repete
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Tavares, Ana Beatriz de Morais; Rupp, Bettina; http://lattes.cnpq.br/5489366541448342; http://lattes.cnpq.br/5648897852417242; Guaraldo, Laís; Santos, Estrela Pereira dos
    Este trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo o material artístico produzido ao longo de cinco anos (2019 - 2024), de desenhos em diários gráficos e fotografias que registram recortes do trajeto cotidiano da autora – volta da universidade para casa – dentro do ônibus da linha 51, que atravessa três bairros em cerca de 40 minutos antes de chegar ao destino. Com base nesses materiais, uma série de seis pinturas foi executada e o processo criativo de cada uma delas, descrito. A metodologia se desenvolve a partir da prática de registros diários do caminho em questão por meio de fotografias, vídeos e desenhos; o exercício constante da percepção sensível nessa situação específica; e a discussão dos temas espaço, transição e percepção estética com base em textos que os abordam. O trabalho segue a linha de pesquisa em arte e é de natureza qualitativa, fazendo relação entre arte e cotidiano.
  • TCC
    Caminhos: pinturas sobre migrações forçadas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-05) Rebouças, Sandra Regina Araujo; Rupp, Bettina; 0000-0001-8912-5181; http://lattes.cnpq.br/7582341007470419; Junqueira, Flávia Campos; Gomes, Mariana do Vale
    Este Memorial, intitulado “Caminhos: Pintura Sobre Migrações Forçadas”, traz o processo criativo da produção de uma série de dez pinturas autorais, além de uma breve investigação em história da arte e movimentos migratórios. Por sua condição teórico-prática caracteriza-se como uma pesquisa em arte, de caráter exploratório e qualitativo, que usa como procedimentos levantamentos bibliográficos e documentais. Conta com relatos pessoais de vivências e conteúdos pertinentes a esta formação acadêmica, assim como inquietações periféricas ao tema principal que, no entanto, são intrínsecas à produção da série e direcionam meu fazer artístico. Os pontos norteadores deste trabalho foram o tema sobre migrações forçadas, e a forma, pois, através de Memorial Reflexivo faço uso de linguagem poética para expressar questões e incômodos que são pertinentes aos processos da produção pictórica. Desse modo, aspiro poder contribuir para a formação de outros e suscitar o interesse social na temática das migrações forçadas.
  • TCC
    Lenine da cidade das nuvens: Processo criativo do livro ilustrado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Borges, Gislene da Silva; Guaraldo, Laís; https://orcid.org/0000-0002-4118-7401; http://lattes.cnpq.br/7170148744222443; Santos, Estrela Pereira; https://orcid.org/0000-0001-8154-3485; Brasil, Aléxia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5770657601431541
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Artes Visuais consiste na elaboração de um livro ilustrado intitulado “Lenine da Cidade das Nuvens” acompanhado de um memorial descritivo de seu processo criativo. Se insere no campo das poéticas visuais, com as especificidades da pesquisa em artes. O interesse subjacente a essa pesquisa reside na investigação e exploração dos recursos criativos empregados nos processos de criação das ilustrações do livro, bem como no aprofundamento dos estudos relacionados à interação entre imagem e texto. O propósito do livro é abordar, de maneira criativa e sensível, temas complexos e cotidianos presentes no universo infantil, enquanto se busca compreender a intrincada natureza do processo criativo. Este processo, por sua vez, engloba reflexões, construção do roteiro, exploração de soluções gráficas e plásticas, além da diagramação da peça gráfica. A fundamentação teórica envolve obras de Suzy Lee (2012), Zamboni (2006), Salles (2004 e 2006) e Santos (2017), além de Meireles (2016), Cademartori (2006) e Nikolajeva e Scott (2011) para discutir literatura infantil, crítica genética e processo criativo em livros ilustrados.
  • TCC
    Da fotografia à tela: a paisagem que afeta
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Pires, Luara Rocha; Rupp, Bettina; https://orcid.org/0000-0002-8187-3596; http://lattes.cnpq.br/5489366541448342; http://lattes.cnpq.br/7040241294772793; Gomes, Mariana do Vale; https://orcid.org/0000-0002-2623-4361; http://lattes.cnpq.br/7936545516617434; Bauchwitz, Sofia Porto; https://orcid.org/0000-0002-1629-7799; http://lattes.cnpq.br/0877272376067213
    O presente trabalho investiga o desenvolvimento de uma poética visual ao longo do processo de confecção de obras que se apoiaram no registro fotográfico de paisagens situadas na praia de Búzios/RN como referência para um percurso singular de criação atravessado pela memória. O conceito de paisagem tratado é tecido a partir das visões desenvolvidas nos estudos de Tim Ingold e John Wylie. A elaboração das ideias e investigação do processo se deu, de início, em forma de relatos como maneira de preservar a experimentação e a errância possibilitadas pela deriva, partindo para, então, uma análise mais metódica e escrita formal. A pesquisa resultou em uma experiência de residência artística de um dia intitulada Habitação Buziense e num conjunto de trabalhos que incluem objetos, fotografias, um fotolivro e pinturas a serem expostos ao final da segunda parte da pesquisa.
  • TCC
    Episódio piloto a família perfeita: cenografia e animação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Carvalho, Klaus Victor Fernandes de; Bezerra, Jéssica Bittencourt; Guaraldo, Laís; Born, Rodrigo Montandon
    Esse trabalho é a parte dois de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) produzido em dupla com Gabriel Soares de Oliveira, e apresenta um recorte da história da animação focado nas produções de séries, na criação dos cenários da animação do episódio piloto1 de A Família Perfeita, no processo da animação das personagens Amora Lispector, Ana Bárbara, Carlos Neto, Ícaro Takahashi e Yam, unindo aprendizados pessoais, conhecimentos adquiridos no curso de artes visuais e paixão pela arte da animação. Espera-se que este projeto resulte em um documento rico para quem se interessa pela animação, em específico pela vertente das séries de animação, para as próximas gerações de discentes de Artes Visuais e para todas as outras pessoas que também possuam os mesmos interesses em produção de animação e busquem por este trabalho. Para auxiliar no histórico de séries de animação e registro de processos de A Família Perfeita, estarão presentes autores como: Lucena (2002), Nesteriuk (2011), Winder; Dowlatabadi (2011), Sato (2015), Williams (2016) e Dantas (2020).
  • TCC
    Desafios nos processos de criação de histórias em quadrinhos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Barbosa Filho, Felix Adolfo; Born, Rodrigo Montandon; Santos, Estrela Pereira dos; Gomes, Marcelo Bolshaw
    Este trabalho acadêmico se propõe a analisar minuciosamente o processo de criação da Webtoon “Imortal”, abrangendo todas as fases, desde a sua concepção inicial até a produção final. Essa webtoon é fruto de uma colaboração com o programa de extensão CUCA ICCM (Coletivo Universitário de Criação e Análise da Imagem Contemporânea e da Cultura de Massa da UFRN) e envolveu três colaboradores. Eu, como autor principal, me dediquei à elaboração do roteiro e à criação das ilustrações finais. Enquanto isso, Vitória Alves e Samirah Soares desempenharam um papel fundamental na elaboração das Concept Arts. Este estudo destaca o processo criativo e colaborativo que resultou na produção da webtoon, demonstrando a contribuição única de cada membro da equipe e as etapas essenciais envolvidas na sua realização.
  • TCC
    Somos Húmus
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) DA SILVA, Diego Dionisio Soares; Johas, Regina Helena; https://orcid.org/0000-0002-2665-4518; http://lattes.cnpq.br/9105827034671306; https://orcid.org/0009-0000-9654-988X; http://lattes.cnpq.br/9140328391561154; De Souza, Patrícia Teles Sobreira; https://orcid.org/0000-0001-9421-1105; http://lattes.cnpq.br/4329129306790870; Santos, Estrela Pereira dos; https://orcid.org/0000-0001-8154-3485; http://lattes.cnpq.br/9003352180079407
    Somos húmus é uma pesquisa em poéticas visuais que reúne minha produção artística, feita ao longo do curso, assim como a reflexão e referências que foram importantes nesse percurso. O presente texto — memorial em que organizo essa produção e o meu processo criativo — relaciona o projeto Atravessar musgo (2023) com trabalhos anteriores (2019-2023), nos quais experimento com múltiplas linguagens artísticas, buscando refletir acerca das questões da natureza na era do Antropoceno. Pensar na recuperação da coexistência do corpo humano com outros organismos vivos é uma investigação artística que parte da urgência de vozes vegetais, em estado de esgotamento por práticas violentas contra as existências nas florestas. Essas práticas construíram uma relação de distância entre os animais humanos e os outros seres. Através das relações dos corpos com os organismos da terra, busco pensar em caminhos de aproximação multiespécies, construindo diálogos visuais e proposições para ir na contramão da devastação capitalista e pensar na construção coletiva da reconexão entre todos os seres viventes.
  • TCC
    Pluralidade em Retratos dos Estudantes do Deart e suas Expressividades Artísticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) nunes da costa, felipe; Guaraldo, Lais; http://lattes.cnpq.br/7170148744222443; https://lattes.cnpq.br/5511497434656747; Pereira dos Santos, Estrela; http://lattes.cnpq.br/9003352180079407; Alves Garcia, Leandro; http://lattes.cnpq.br/9838369212300154
    O Trabalho de Conclusão de Curso aqui apresentado insere-se no campo das poéticas visuais. Teve o propósito de explorar as possibilidades expressivas do retrato como gênero do desenho e da pintura. Apresenta um conjunto de retratos de estudantes do curso de artes visuais da UFRN e as experimentações realizadas em torno das relações entre a linha e a mancha. Mostra uma contribuição para o trabalho com o tema do retrato nas aulas de artes.
  • TCC
    Entre o poético e o político
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Azevedo, Janderson Galvíncio de; Johas, Regina Helena Pereira; Johas, Regina Helena Pereira; Sousa, Patrícia Teles Sobreira De; Maciel, Artur Luiz de Souza
    O presente memorial de conclusão de curso apresenta a produção artística e a respectiva reflexão que lhe dá sustentação, expondo o desenvolvimento dos meus processos criativos e poéticos, perpassando questões estéticas e conceituais da arte contemporânea, sobretudo dentro dos campos da crítica institucional nas linguagens tridimensionais e da performance.
  • TCC
    O processo de criação de RPG para o ensino das artes visuais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Santos, Ícaro Moura dos; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7578176355930660; Petry, Arlete dos Santos; Born, Rodrigo Montandon; Ferreira, Lucas Coutinho Ponciano
    A pesquisa concluída teve como propósito desenvolver e aplicar uma metodologia lúdica no ensino de Artes Visuais, utilizando o RPG (Role Playing Game) como proposta pedagógica para estimular o interesse e a criatividade dos alunos. O foco central foi a criação do jogo como um sistema original de elementos autorais, destacando as etapas de concepção para estabelecer parâmetros aplicáveis e reproduzíveis na criação de cenários, personagens e narrativas. Ao desenvolver o jogo, considerou-se tanto as habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) quanto a perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Essa integração permitiu uma abordagem holística alinhada às diretrizes educacionais nacionais. Com a conclusão deste trabalho, busca-se contribuir para uma educação em Artes Visuais mais envolvente e estimulante, alinhada às necessidades e características dos estudantes.
  • TCC
    O RPG de mesa no ensino das artes visuais: uma experiência em um 5° ano do fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Souza Júnior, Carlos José de Araújo; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; http://lattes.cnpq.br/1343604085712576; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Born, Rodrigo Montandon; http://lattes.cnpq.br/4131001511243402; Ferreira, Lucas Coutinho Ponciano; http://lattes.cnpq.br/7202238271180137
    Com o intuito de pensar e propor práticas pedagógicas inovadoras e lúdicas, esta pesquisa trata da utilização do RPG (Role Playing Game) de mesa no processo de ensino em Artes Visuais. Para tal, o foco concentra-se nas escolhas das habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a serem trabalhadas, bem como nos conhecimentos de artes visuais significativos para determinado grupo escolar. O estudo em questão objetiva relatar, de forma crítica, a criação e aplicação de proposta pedagógica para uma turma de 5º ano do ensino fundamental I, de uma escola pública na cidade de Natal/RN. Os pontos principais para a análise do relato giram em torno da adequação da proposta pedagógica aos objetivos elencados para serem trabalhados com os alunos, quais sejam: trabalho em equipe e busca ativa por conhecimentos específicos da história da arte grega. Para além desses, como perspectivas de ensino, avaliar se a proposta alcançou contemplar a Abordagem Triangular (Ana Mae Barbosa) nos seus aspectos de leitura de imagem - contextualização de obras - produção de arte, se gerou engajamento de aprendizagem nos estudantes, e pôde ser realizada de forma interdisciplinar.
  • TCC
    Raízes Movediças: Corpo, memória e território a partir de uma perspectiva racial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-04) Araújo, Estela Justo de; Souza, Patrícia Teles Sobreira de; Souza, Patrícia; Gomes, Mariana; Moreira, Cláudia
    O desencadeamento de ideias a seguir tem como ponto de partida a minha produção durante os últimos sete anos (2016-2023). A partir da abordagem cartográfica defendida por Suely Rolnik em Cartografia Sentimental: Transformações Contemporâ neas do Desejo (1989) em cima de vivências e referências das mais variadas fontes, tanto orais, quanto teóricas. Proponho uma reflexão crítica acerca de territorialidade, memória e racialidade, levando em consideração os processos coloniais de esvaziamento e apagamento de identidades não-brancas. Para dar suporte a essa discussão que tem como um dos focos a crítica ao sistema educacional racista atuante dentro do próprio curso de Artes Visuais, trago autores como Ailton Krenak, filósofo indígena; Grada Kilomba, socióloga e artista portuguesa; Jota Mombaça, artista e pesquisadore; Judson Andrade, artista e pesquisador; Stuart Hall, sociólogo britânico-jamaicano e Renata Felinto, artista e pesquisadora brasileira. Além do discurso teórico e de contos da oralidade, enfatizo também artistas não-brancos que contribuem para a discussão sobre as diversas identidades do contexto do nosso país. A pesquisa é estruturada como um memorial reflexivo, principalmente. É um trabalho em que o visual se mistura com a escrita, oscilando entre o modelo acadêmico e lado poético de entender o processo criativo em contato com a formulação da identidade. Meu processo criativo, então, é analisado de maneira rizomática, de proporção a abranger questões sociais que vão para além de mim. Trago contos de muitos.
  • TCC
    Onde caminhos se alteram
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Pereira Alves de Sousa, Saulo; Guaraldo, Laís; Rupp, Bettina; Pereira dos Santos, Estrela
    Esta pesquisa tem como objetivo produzir, apresentar e analisar uma série de desenhos realizados em diários gráficos durante os anos de 2014 a 2023. Esse recorte se inicia no ano de ingresso no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Nota-se, em uma primeira análise do material, a recorrência nos temas de retrato e autorretrato, gerando um interesse em aprofundar nesse aspecto no desenvolvimento de novos trabalhos. Os diários gráficos realizados nos últimos anos se mostraram de suma importância para os estudos sobre a expressão artística, muitas vezes relacionados a insights terapêuticos e de autoconhecimento. O interesse por esses registros, que iniciaram retratando amigos e gradualmente foram ganhando uma natureza mais introvertida, despertou a curiosidade de dialogar e compreender melhor os processos e bloqueios criativos e os indicadores de mecanismos mentais. Esses fragmentos indicam algumas pistas de processos criativos possíveis que se constituíram ao longo do curso, revelando como os interesses e técnicas foram mudando ao longo dos anos. A pesquisa aqui exposta apresenta esses estudos e reflexões, de modo a explorar as potencialidades expressivas que dali emergiram, no caso o retrato e o autorretrato. A proposta de trabalho consiste, portanto, na apresentação de um conjunto de desenhos realizados ao longo dos últimos anos, acompanhado de uma reflexão sobre essa produção, bem como a identificação de diálogos formados com a produção de outros artistas, incentivo para a continuidade dessa prática do registro em cadernos e reflexão sobre as amplitudes expressivas do desenho.
  • TCC
    Processo criativo do álbum ilustrado: macaíba, memórias de uma cidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) COSTA, Mírian; GUARALDO, Laís; http://lattes.cnpq.br/7170148744222443; THOMÉ, Renata; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; MARINHO, Clayton; http://lattes.cnpq.br/2029857413507874
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de criação do álbum ilustrado intitulado “Macaíba, memórias de uma cidade”. O álbum é voltado para jovens e adultos que visitam os espaços culturais da cidade e promove a valorização do seu patrimônio. O material gráfico produzido consiste em uma iconografia da cidade de Macaíba feita a partir de um estudo sobre seu patrimônio histórico arquitetônico. O memorial apresentado aqui expõe o processo de criação dos trabalhos gráficos a partir de testagens, colagens, composições de ilustrações e diagramação do material final. As testagens plásticas realizadas para elaboração do álbum foram incluídas como propostas pedagógicas, com o objetivo de oferecer não somente uma educação patrimonial, mas também propiciar um momento de reflexão e fruição artística.