CCHLA - TCC - Artes Visuais
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TCC Processo criativo do quadrinho: o evangelho segundo o sangue(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-15) Moura, Leandro Gomes de; Costa, Nivaldete Ferreira da; Costa, Nivaldete Ferreira da; Andruchak, Marcos; Manzano, Maria do Mar Vazquez yEste trabalho traz a descrição e a análise do processo de criação do quadrinho de terror O Evangelho Segundo o Sangue. É relatada a experiência, em coautoria, de transpor um roteiro para as páginas dessa narrativa, procurando-se explicar o quanto produzir essa forma de arte é algo desafiador, envolvente, rico em detalhes e particularmente interessante do ponto de vista semiótico, já que apresenta signos verbais e não verbais (palavras e imagens visuais). É referido o percurso do projeto, desde as primeiras ideias; esboços dos personagens, instruções do roteiro para a elaboração das páginas, além de exemplos das páginas que compõem a obra. Abordam-se, enfim, os princípios e práticas da arte sequêncial, o foco basilar deste trabalho. Foram aproveitadas concepções de autores como Scott McCloud (pensamento visual), que faz uma análise sobre a linguagem da ‘’arte sequencial’’ e é, por sua vez, seguidor dos passos do pioneiro Will Eisner, a quem cabe trazer à tona toda a qualidade artística e intelectual que este gênero pode oferecer ao grande público.TCC Eu||eu: universo poético em realidade aumentada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-26) Pereira, Gabriella Rebouças Freire; Tavares, Rogério Junior Correia; Tavares, Rogério Junior Correia; Salles, Laurita Ricardo de; Souza, José Veríssimo deEste trabalho tem por objeto de estudo as realidades virtuais no âmbito da arte tecnológica. Propõe-se a um levantamento do contexto e pressupostos teóricos acerca dos fatores que desencadearam o advento da realidade aumentada, para reunir alguns conceitos em torno da compreensão das relações entre a arte e a tecnologia, e apresentar obras que influenciaram na produção de um trabalho artístico. Abrange também uma investigação de natureza prática na criação e produção artística observando sempre o elemento poético e contemporâneo suscitado pelos novos meios.TCC A praia: escrita do artista sobre o processo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-17) Schmidt, Thais de Oliveira; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques de; Salles, Laurita Ricardo de; Souza, Pedro Roberto Pinheiro deEste trabalho integra resultados de uma pesquisa em artes que analisa meios de reprodução gráfica na arte. A análise da gravura e sua evolução tecnológica direcionam a pesquisa para a busca de referências em artistas que utilizaram técnicas provindas da gravura em sua produção. O trabalho discorre acerca do relato dessa pesquisa em artes, relacionando-a com o conhecimento teórico posto em aulas de algumas disciplinas do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e experimentações plásticas em relação ao desenvolvimento do conhecimento acadêmico. Partindo dessa analise foi desenvolvido o painel A Praia.TCC Videoarte em stop motion: do desenvolvimento ao produto final.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-17) Pereira, Mariana de Oliveira; Chagas, Thayna de Almeida; Ferreira, Nivaldete Ferreira da; Costa, Nivaldete Ferreira da; Salles, Laurita Ricardo de; Souza, José Veríssimo deEste Trabalho de Conclusão de Curso, feito em dupla, tem como tema principal a realização de uma videoarte mediante a técnica Stop Motion. A narrativa foi inspirada no texto Psilinha Cosmo de Caramelo (literatura infantil), de autoria de Nivaldete Ferreira. Sendo notória a falta de referências bibliográficas em livros, acerca dessa técnica, recorremos a materiais online. Assim foi possível apresentar dados históricos da técnica Stop Motion. E mais adiante relataremos também, nossa experiência frente à produção desta videoarte, do surgimento das ideias para vídeo, até a conclusão do mesmo.TCC De memórias da infância à prática artística(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-18) Araújo, Maria Patrícia de; Ribeiro, Isaías da Silva; Ribeiro, Isaías da Silva; Nóbrega, Luiza Maria; Pellejero, Eduardo AnibalA questão inicial que norteou esse trabalho foi: é possível desenvolver trabalhos artísticos a partir da articulação de memórias, experiências e vivências cotidianas da infância? E, considerando que sim, é possível, adentrei em uma busca, uma tentativa de relembrar, recuperar, reviver tais memórias. Mais que isso, precisei também selecionálas, e a partir daí pensar como transformar tais experiências em práticas artísticas. Visitando lugares, conversando com a minha família, minha mãe em particular, revendo fotos e objetos que fizeram parte da minha infância, pude, assim, criar um terreno fértil de ideias para a criação artística que desejava realizar. Seguindo esta questão inicial e estes procedimentos, creio que pude, então, alcançar o meu principal objetivo nessa pesquisa, que foi desenvolver uma série de trabalhos artísticos – adotando como linguagens a fotografia e a assemblage –, tendo como referência as memórias da minha infância vivida no Sítio Umari Preto (município de Florânia, no sertão do Rio Grande do Norte). Foi nesse lugar que vivi até os meus dez anos de idade; e foi nele que construí o meu imaginário infantil. Ao final desse processo, realizei nove trabalhos artísticos, que serão expostos na Galeria do DEART, entre os dias 18 e 20 de dezembro de 2012. As anotações e reflexões apresentadas neste texto pretendem mostrar como foi o meu processo criativo, as questões que surgiam – como vou fazer isso?, que material vou usar? etc. –, bem como as relações que se foram apresentando, a ponto de eu me aperceber olhando para um monte de tijolos e ver através deles as transformações sociais que ocorrem ao longo das gerações. Foi como poder sentir o tempo se materializando, ver suas formas, cores e texturas. Mais que um processo criativo, vivi um tipo de experiência de percepção. Os objetos muitas vezes assumiram suas formas, quase que à minha revelia. Foi como se algo se moldasse no meu inconsciente, e só depois fosse projetado para mim mesma.TCC Uma multidão rumo a um lugar comum(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Azevedo, Eduardo Medeiros de; Ramos, Everardo; Ramos, Everardo; Salles, Laurita Ricardo de; Tavares, RogerUma multidão rumo a um lugar comum é uma pesquisa em arte, elaborada para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), do Curso de Artes Visuais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. A produção artística ocorreu inicialmente no âmbito do atelier, com a produção de imagens elaboradas através de desenhos, fotografias, colagens e recursos digitais, incorporando um acervo constituído desde os anos 1980, de recortes de impressos diversos (jornais, revistas, entre outros). Tais imagens foram trabalhadas de forma sequencial e, em seguida, projetadas sobre as paredes externas do Grupo Escolar Augusto Severo, importante monumento histórico de Natal, que se encontra atualmente fechado e abandonado. O trabalho permitiu explorar diferentes questões relacionadas à arte contemporânea, como a interação entre diferentes linguagens artísticas (desenho, fotografia, colagem e vídeo) e a prática artística em meio urbano, integrando elementos relacionados à memória e ao patrimônio histórico e artístico potiguar.TCC O galo branco de São Gonçalo do Amarante: história e identidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-11) Sá, Leíze Maria dos Santos de; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques de; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques de; Costa, Nivaldete Ferreira da; Pinheiro, Evanir de OliveiraEsta pesquisa tem o caráter de registro e divulgação de um símbolo da arte popular norte-rio-grandense, tão representativo da cultura do povo potiguar – o Galo Branco. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas com moradores da localidade onde foi criado, a fim de se fazer um registro histórico sobre seu surgimento e valorização artístico-cultural. Além de contribuir, observando o tratamento que lhe é dispensado hoje enquanto símbolo cultural, apontando medidas que o façam voltar novamente ao lugar de destaque na cultura popular do Estado do Rio Grande do Norte.TCC Os Geeks, a arte e o Superman(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-18) Souza Neto, Tomaz Gonzaga de; Tavares, Roger; Tavares, RogerNeste trabalho de conclusão de curso relataremos sobre a cultura geek, a fim de mostrar quem são estas pessoas e como elas se relacionam com a arte através dos símbolos que os representam. No decorrer, daremos ênfase a cultura geek e como ela se relaciona com o mundo dos quadrinhos e com a moda, com o exemplo do uso de símbolos originários das revistas. Tendo neste ponto uma introdução à Pop Art e como ela influencia os geeks no mundo artístico. Mostraremos também como estes símbolos acabam participando da rotina destas pessoas em acessórios e vestimentas de uso diário. Para uma aplicação do nosso objeto de estudo, usaremos o caso do personagem Superman, um dos mais conhecidos super heróis já criados nos quadrinhos. Este ícone foi escolhido para exemplificar o processo de envolvimento de um personagem fictício com o cotidiano das pessoas, tornando-se parte da cultura, do consumo e da possibilidade de ele ser tratado como um objeto de arte.TCC Bonecas de pano tradicionais no Rio Grande do Norte: contextos e obras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-12) França, Cássia Michellyne Silva de; Ramos, Everardo de Araújo; Ramos, Everardo de Araújo; Maciel, Arthur Luiz de Souza; Bessa, Olavo Fontes MagalhãesO presente trabalho visa a análise e investigação das bonecas de pano tradicionais, em especial as bonecas de pano produzidas no Rio Grande do Norte, dos anos 1920 à época atual. A partir de tal investigação, buscamos identificar e analisar o contexto de produção e circulação da boneca de pano, seus respectivos criadores e públicos, além das funções, técnicas, tipos e formas conferidas às obras. Através da análise de entrevistas e referencial bibliográfico, visa-se contribuir na produção de conhecimento sobre essa manifestação, chamando a atenção para sua importância no contexto da arte popular e criando subsídios para sua utilização no âmbito do ensino de Artes Visuais. Diversos registros fotográficos das bonecas de pano pesquisadas completa o trabalho, se constituindo em um rico material iconográfico sobre o tema.TCC Em busca do elo perdido: um caminho que nos conduz da transdisciplinaridade à formação docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-12) Souza, Alana Bezerra de; Pinheiro, Evanir Oliveira; Pinheiro, Evanir Oliveira; Oliveira, Mercia Maria de; Costa, Nivaldete Ferreira daDurante a transição do século XX para o século XXI, sob o primas da ruptura com o paradigma atual, desenvolveu-se uma série de estudos científicos relacionados a reformulação da configuração dos saberes, objetivando apontar novos caminhos ao ato educativo, fundamentando a educação em valores mais humanizados e complexos de modo a contribuir para a construção do conhecimento e das relações humanas. Neste sentido, o presente trabalho objetiva apresentar uma breve análise dos princípios que dão suporte à transdisciplinaridade e como estes interpretam a formação docente e a construção do conhecimento. Algumas experiências transdisciplinares vivenciadas no DEART, configuraram viés complementar dessa discussão, os resultados indicam as necessidades de rupturas com os velhos paradigmas educacionais e suas possibilidades no contexto educacional superior.TCC Civone Medeiros ama como quem não teme(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-05) Bielschowsky, Dora Macedo; Pellejero, Eduardo AníbalEste trabalho busca descrever o desenvolvimento de uma pesquisa sobre arte, focando um processo que tem como objeto de pesquisa a experiência da tentativa enquanto curadora de exposições, nesse caso duas exposições da artista Civone Medeiros; a exposição Amo Como Quem Não Teme, realizada pela artista na Galeria Xico Santeiro do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão na cidade de Natal, e na exposição maisAMORporAMOR feita na Galeeria da loja Lee Boards, na mesma cidade. Com isso busco colaborar com o registro da História da Arte no Rio Grande do Norte tendo como foco o eixo curatorial. Esse texto mostra revisão bibliográfica referente à escrita do processo de pesquisa perpassando por experiências artísticas e teóricas anteriores.TCC O ingênuo potiguar: a pintura Naïf no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-09) Medeiros, Maria Simone Guilherme Souza de; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques de; Andrade, Erasmo Costa; Pinheiro, Evanir de OliveiraEste trabalho tem como objetivo principal a produção da pintura Naïf, no Rio Grande do Norte. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica, que gerou a discussão do conceito de arte naïf, sua historiografia, seus principais expoentes no mundo e no Brasil. Como a arte naïf tem uma forte ligação com a cultura popular, fizemos uma pequena descrição das nossas heranças culturais desde a Grécia, berço da civilização ocidental até o século XIX, momento em que se começa a discutir na Alemanha o que viria a ser a cultura popular, até chegarmos à compreensão da cultura popular brasileira. Após consulta em catálogos de exposições e do Inventário das Artes Visuais do Rio Grande do Norte, conseguimos levantar um total de 48 pintores naïfs no estado. Destes, selecionamos 9 (residentes em Natal) para a realização de entrevistas semi- estruturadas que foram estudadas segundo conceitos propostos por Roger Chartier. Em seguida, as obras dos mesmos artistas foram analisadas, segundo os conceitos de apropriação e representação de Erwin Panofsky. Nestas entrevistas pudemos constatar que suas obras e seus discursos são um reflexo do mundo e da cultura nos quais estes artistas estão inseridos. Por fim, este trabalho verifica que, embora ainda não inserida nos estudos da academia e desconhecida por uma parcela da população do Estado, a produção naïf do Rio Grande do Norte é intensa e profícua.TCC Sentidos: o corpo líquido(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-02) Silva, Raquel Lima da; Maciel, Artur Luiz de Souza; Maciel, Artur Luiz Souza; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Oliveira, Cibele Lima deSentidos: o corpo líquido é uma pesquisa em Artes que se constitui em uma série de vinte e sete trabalhos realizados por meios aquosos, sobre papel e tela. Investiga a relação poética, articulando a fatura líquida em aquarela e nanquim com as teorias do sociólogo Zygmunt Bauman, em Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. O trabalho se desdobra a partir do indivíduo pós-moderno e suas relações com o corpo e a construção de uma identidade.TCC O ícone de Jesus Cristo nas obras de Cláudio Pastro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-03) Souza, Julia Maria Rodrigues de; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques de; Lopes , Adriana Vieira; Maciel, Artur Luiz de SouzaEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre arte sacra cristã, em específico sobre a presença dos ícones de Jesus Cristo nas obras do artista Cláudio Pastro. Seu objetivo foi o de fazer uma análise iconográfica e iconológica do ícone do Cristo Pantocrator que se encontra na igreja Abacial do Mosteiro da virgem, localizado em Petrópolis - Rio de Janeiro, tendo como referência a metodologia proposta por Erwin Panofsky. O trabalho também apresenta a diferença entre arte sacra e arte religiosa, a posição da igreja Católica em relação à arte sacra, além de cartografar a presença das obras de Cláudio Pastro em ambientes sagrados da Igreja Católica do Brasil. Com extensão, a pesquisa pretende contribuir para uma maior elucidação e conhecimento da história arte sacra cristã e suas interfaces, trazendo reflexões feitas acerca de sua trajetória, de sua origem até os dias atuais, considerando seu contexto histórico-social.TCC Etewaldo Santiago: vida e obra de um mestre da arte popular potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-05) Santos, Ronicleyton Oliveira dos; Ramos, Everardo Araújo; Ramos, Everardo Araújo; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; Maciel, Artur Luiz de SouzaA Arte Popular do Rio Grande do Norte (RN) engloba artistas dedicados a diversos tipos de produção, como escultores que se apropriam de matérias-primas elementares – madeira e argila, principalmente – para criarem suas obras. Etevaldo Cruz Santiago (1939-2006), mais conhecido como Etewaldo Santiago (nome artístico), foi um escultor popular do RN que se destacou por sua produção numerosa e diversificada, tanto em termos de materiais como de técnicas. O presente trabalho qualifica-se como uma pesquisa no campo teórico das artes visuais e tem por objetivo analisar a vida e a obra de Etewaldo Santiago, utilizando objetivos e ferramentas de pesquisa próprias à História da Arte. O presente trabalho foi o resultado de atividades iniciadas no âmbito de uma bolsa de Iniciação Científica da UFRN, sob a coordenação do Prof. Dr. Everardo Ramos.TCC História da arte no Rio Grande do Norte levantamento exploratório sobre o “Atelier central de artes plásticas”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-05) Cardoso, Vaneildo Cabral; Pinheiro, Evanir de Oliveira; Pinheiro, Evanir de OliveiraO presente trabalho de TCC, na área de História da Arte, trata do empreendimento “Atelier Central de Artes Plásticas”, implantado na década de 80 pela Sub-coordenadoria de Atividades Culturais SAC, SEC, Governo do RN. A partir do testemunho da experiência do autor deste trabalho como aluno por meio de fontes primárias gráficas, literárias e jornalísticas, é feito o levantamento exploratório sobre a instituição. Após apresentação de pano de fundo histórico dos anos 60 e 70, nos quais é relacionado com instituições precursoras como a Escolinha de Pintura Cândido Portinari – MEA, e GRUPEHQ, tidos como fatores inspiradores para a sua criação, apontando-a como uma escola de arte de grande importância na História da Arte no RN, sendo isto verificado tanto pela descrição de aspectos de infraestrutura, administração e divulgação, mas, sobretudo, pelos muitos serviços prestados a vida cultural de Natal na forma de uma geração de talentosos e experientes artistas por ela gerados. Há ainda, neste estudo, exemplos do método de trabalho, empenho e qualidade pedagógica do seu corpo docente com descrição de características dos educadores, produção artística dos alunos, dados sobre realização de exposições, atividades de extensão e parcerias culturais. Conclui-se expondo o processo de descentralização das práticas artísticas, que resultou na desativação definitiva desta Escola de Arte. Como elemento derradeiro, apresenta-se uma galeria de fotos de ex-alunos com breves descrições dos mesmos, além de fontes consultadas, enfatizando a relevância desse Atelier no percurso da produção e do ensino das artes visuais no RN. Sobretudo, catalogando alguns desdobramentos por parte dos ex-alunos, que se deram após a desativação da instituição estudada.TCC Novas Águas Passadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Barbalho, Anne Caroline; Salles, Laurita Ricardo de; Salles, Laurita Ricardo de; Guaraldo, Laís; Souza Maciel, Artur Luiz deNovas águas passadas é uma pesquisa em Arte, na área de gravura, que apresenta a série de cinco linóleogravuras a cores, inspiradas nas paisagens aquáticas do Rio Grande do Norte, representadas pelo município de São Miguel e pelas praias do litoral norte Pitangui e Jacumã. As estampas linoleográficas têm como referencial técnico a xilogravura japonesa, ou Ukiyo-e. O trabalho apresenta de forma reflexiva e descritiva, o processo de criação das estampas desde o registro fotográfico, a elaboração das matrizes, até a impressão, durante o período de março a novembro de 2015. Ao final da produção, houve uma exposição com as obras, com o intuito de compartilhar com os espectadores as experiências artísticas desenvolvidas na pesquisa.TCC A melodia das cores: o sensível, o audível e o visível(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Orozco, Tayane; Tavares, Rogério; Guaraldo, Laís; Salles, Laurita; Tavares, RogérioO objetivo primeiro deste trabalho está na tentativa de trabalhar na relação entre a cor e a música através da sinestesia cognitiva, de forma que essa experiência se faça visível através de proposições artísticas sinestésicas, que buscam a integração entre o visível, audível e sensível. Tentando contribuir, desta maneira, com ideias interdisciplinares, que trazem a sinestesia e a música para o campo das artes visuais. A pesquisa busca suas bases na história, em diversos autores que ao longo de seus trajetos como artistas plásticos, músicos, compositores, cientistas, poetas, etc, deixaram suas contribuições com escritos, pesquisas, experiências, obras artísticas, composições e/ou poemas que correlacionava, de alguma forma, os sons e as cores. Além disso vamos adentrar um pouco no campo dos diversos tipos de sinestesia e as artes visuais, pois é importante ressaltar a influência que os sentidos como um todo e a sinestesia trouxeram para o campo das artes visuais.TCC De volta às Grindhouses: as influências do cinema exploitation na filmografia de Quentin Tarantino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-06) Oliveira, Vitor Hugo dos Santos de; Tavares, Rogério; Tavares, Rogério; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; Andruchak, Marcos AlbertoÉ imprescindível dialogar sobre Quentin Tarantino sem relacionar-se a história do cinema e sobre suas influências em seus filmes. É nessa concepção que a pesquisa se desenvolve, dando ênfase ao cinema exploitation, elucidando seus aspectos evolutivos, partindo da Europa e de seus visionários, desenvolvendo-se na indústria cinematográfica americana e suas manifestações na filmografia do diretor Quentin Tarantino.TCC Sketchbook: possibilidades pedagógicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-09) Erickson, Rebecca Fernandes; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; Guaraldo, Laís; Sousa, José Verissimo deEste trabalho trata de sketchbooks, ou diários gráficos, analisando a utilização contemporânea dos cadernos de desenhos como ferramenta de aprendizado e suas possibilidades pedagógicas, atendo-se especificamente à utilização dos mesmos por alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à aplicação desse instrumento como dispositivo metodológico para professores do ensino básico. As abordagens utilizadas incluem pesquisa bibliográfica, entrevista e vivência pedagógica na forma de uma oficina com trocas de experiência com alunos do curso. Uma das preocupações do trabalho é problematizar a forma como a linguagem visual é desvalorizada na sala de aula, para o que oferecemos o sketchbook como uma solução que desenvolve nos alunos maior flexibilidade crítica e criativa ao mesmo tempo em que exercitam autonomia, curiosidade e reflexão diante do mundo em que se inserem.