Navegando por Autor "Noronha, Claudianny Amorim"
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Tese Alfabetizar letrando jovens e adultos da escola pública: necessidades de formação docente materializadas em conteúdo de formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-02-28) Silva, Dicla Naate da; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; http://lattes.cnpq.br/2527223181575594; http://lattes.cnpq.br/3135492351176323; Noronha, Claudianny Amorim; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; Cavalcante, Maria Marina Dias; http://lattes.cnpq.br/5282528331075940; Cabral, Marlucia Barros Lopes; http://lattes.cnpq.br/3358484754472194; Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Pontes, Verônica Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/5868116609416027A análise de necessidades de formação não se constitui um fim em si mesma, tampouco acaba na sua identificação, mas se estende na tomada de decisão acerca das etapas formativas, da qual é um suporte, podendo, portanto, ser definida como uma prática geradora de objetivos de formação, isto é, como fundamento de um projeto de formação. Segundo os autores de referência, as necessidades de formação despontam nas e das situações de trabalho, sendo condicionadas por quatro relevantes aspectos: as representações dos sujeitos sobre essas situações; as relações sociais que se estabelecem no âmbito de dada organização/instituição; os recursos financeiros disponíveis; as possibilidades de promoção subjacentes à formação. Nesta pesquisa, assumimos, em concordância com Rodrigues (2006), que a formação do professor será tanto mais produtiva quanto mais estiver articulada com o professor no contexto do seu trabalho docente, considerando suas concepções, valores e expectativas em relação à sua prática pedagógica cotidiana. Nessa perspectiva, nossa concepção é a de que o professor deva ser coautor da sua formação e atuação e que essa formação esteja diretamente relacionada às condições do exercício docente, no bojo das quais emergem as necessidades formativas. Nessa direção, conduzimos a pesquisa com a expectativa de contribuir com elementos potencialmente capazes de possibilitar uma formação continuada a serviço da melhoria da prática pedagógica para alfabetizar jovens e adultos da escola pública, na perspectiva do letramento. Desse modo e em coerência com a concepção de necessidades formativas assumida, concebemos a análise de necessidades de formação como o conjunto das operações que vai desde a recolha das necessidades até a sua ponderação analítica, o que, segundo Rodrigues (2006, p.104), requer a identificação de um conjunto de representações dos sujeitos sobre o que lhes falta para o exercício profissional, o que poderia vir a ser obtido por meio de formação. Todavia, não só as suas representações nos interessavam, mas também este conjunto de pensamentos particulares e pessoais sobre transformações do quotidiano profissional ou da resolução de um dado problema desse mesmo quotidiano. Tentamos ir além, buscar igualmente as suas necessidades naquilo que não foi (ainda) dito ou praticado, por meio das observações em salas de aula das professoras colaboradoras da pesquisa. Com esta postura de pesquisa, pretendemos dar conta da natureza dual das necessidades, visto que elas se constituem também de elementos subjetivos, não apenas dos elementos objetivos. Em nosso entender, aí está a relevância do estudo: trazer à tona tais necessidades, como contribuição às discussões sobre formação docente a partir das necessidades formativas desses professores. Para nos orientar no estudo, em consonância com a problemática planejada, elegemos os seguintes objetivos: 1. Explicitar percepções de professores da EJA, acerca de suas necessidades formativas no âmbito do desenvolvimento de práticas pedagógicas que objetivem a alfabetização-letramento de jovens e adultos da escola pública; 2. Inferir necessidades formativas de professores alfabetizadores da EJA, a partir da utilização de procedimentos de recolha dos dados; 3. Materializar - as necessidades de formação apreendidas - em Conteúdos Programáticos da formação de professores alfabetizadores da EJA. Estes objetivos dão cobertura às duas principais facetas do objeto de estudo, pois que o primeiro dá conta de captar as representações dos docentes, aquilo que eles têm em mente sobre suas necessidades, com base no que conseguiram verbalizar durante os momentos de interação ‘face a face’ com a pesquisadora; o segundo objetivo orienta a pesquisa para as inferências de necessidades ainda não identificadas pelos docentes, mas que podem ser captadas por terceiros, em sessões de observação de suas práticas. Para operacionalizar os objetivos, formulamos três questões norteadoras da pesquisa: 1. Que percepções os professores têm sobre as suas necessidades formativas? 2. Que necessidades formativas das professoras podem ser inferidas, a partir do ‘dito’ e do ‘não-dito’ sobre suas práticas alfabetizadoras na EJA? 3. Como as Necessidades Formativas podem se desdobrar em Conteúdos Programáticos, orientados para a Formação do professor alfabetizador da EJA? A pesquisa se inscreve na Abordagem Qualitativa da Investigação Educacional, consoante Bogdan e Biklen (1994), e Lüdke e André (1986), na forma de Estudo de Caso, pois se refere a uma realidade particular que, mesmo inserida num contexto mais amplo, tinha seus contornos bem delimitados, dos quais procuramos extrair o que lhe era peculiar (LUDKE; ANDRÉ, 1986, p.17). A escolha do campo empírico e dos sujeitos foi criteriosamente empreendida e articulada. Portanto, a escolha dos sujeitos foi delimitada a uma escola com oferta de formação continuada para professores da EJA, pelo menos nos últimos cinco anos, para que estes sujeitos, vivenciando práticas de formação em serviço na área da alfabetização, tivessem um repertório de experiências significativas na constituição de seus saberes. Para a construção dos dados, foram utilizados: a entrevista semi-diretiva, aplicada a duas professoras de EJA, sendo uma do Nível I e a outra do Nível II; a observação foi realizada nas salas de aula destas professoras; a análise documental foi feita sobre os principais documentos normativos da EJA no Brasil, vigentes à época da pesquisa. Os dados gerados foram submetidos à análise de conteúdo, nos moldes de Bardin (1977, 2011) e foram categorizados segundo orientações de Amado (2014). Ao término do estudo, trazemos a público oito categorias de necessidades, convertidas e/ou materializadas em conteúdos programáticos da formação docente. Estes se constituem na principal contribuição desta pesquisa, que, haja vista a sua potencialidade para intervir, de forma positiva, nas demandas dos docentes da EJA e dos seus alunos. Especulamos, ainda, com base nos dados gerados, sobre possíveis causas das limitações verificadas, para além do atual modelo de formação, associada a limitações operacionais, nos níveis da macro e da micro gestão didático-pedagógica da sala de aula.Dissertação Análise do livro didático de matemática e a sua relação com os gêneros discursivos(2016-03-16) Perez, Francisca Monteiro da Silva; Noronha, Claudianny Amorim; ; ; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; ; Pontes, Mércia de Oliveira; ; Lima, Cláudia Pereira de; ; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos;A partir dos indicadores oficiais Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e Prova Brasil, é possível observar que grande parcela dos problemas referentes à deficiente aprendizagem dos alunos que concluem os anos iniciais do ensino fundamental se deve ao fato da pouca proficiência em leitura, e isso tem sido apontado como um dos principais problemas da escolaridade básica obrigatória, como é evidenciado pelos baixos índices nessas avaliações. Em contrapartida, a proficiência em leitura constituise como um dos objetivos centrais da escola, sendo essencial aos diferentes componentes curriculares, como também às próprias demandas de interação requeridas pela sociedade. Devido a tal relevância iremos analisar os elementos intrínsecos à formação leitora dos nossos alunos. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar qual a abordagem dada aos gêneros discursivos nos livros didáticos de matemática, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013) e adotados nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Tais matérias correspondem às coleções adotadas em escolas da rede pública municipal de Mossoró/RN. No desenvolvimento das análises desta pesquisa, nos fundamentamos, na perspectiva de Bakhtin (2011, 2014) acerca dos gêneros do discurso, nos apoiamos também nos estudos de Leite e Barbosa (2014), Schneuwly e Dolz (2011), Marcuschi (2008), Machado (2002), Vigotski (2008), Freire (1996), Smole e Diniz (1999), Lopes e Nacarato (2009). Esta pesquisa contribuirá para elaboração de políticas que sejam voltadas ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), à leitura e ao ensino de matemática a partir do que os dados venham a sinalizar e também colaborar com estudos que possam gerar dados que venham a auxiliar os autores na elaboração de conteúdos e atividades do Livro Didático (LD).Dissertação Aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações no Clube de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-05) Ferreira, Juliana Rodrigues; Noronha, Claudianny Amorim; Borowsky, Halana Garcez; https://orcid.org/0000-0001-6813-1304; http://lattes.cnpq.br/8365735503848377; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/0045619135875181; Gonzalez, Fredy Enrique; Silva, Sandra Aparecida Fraga daNesta pesquisa tem como discussão central a aprendizagem de conhecimentos necessários no processo de aprendizagem para docência de professores de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Números Naturais no Clube de Matemática da (CluMat). A pesquisa se desenvolveu no curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e é vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (Contar) e ao projeto de extensão Clube de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, parte-se da seguinte questão norteadora: como ocorrem aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações, envolvendo conhecimentos de Número Natural, no CluMat/UFRN? Tem-se como objetivo investigar indicativos de aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações, envolvendo conhecimentos de Número Natural, no CluMat/UFRN. Para tanto, utiliza-se como aporte teórico pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1991), da Teoria da Atividade de Leontiev (1983) e os elementos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura (1996). Na busca por levantamento de respostas ao questionamento, a produção das informações organiza-se em dois momentos constitutivos: observação e apreensão da realidade. Para a observação, utilizam-se os recursos de vídeo-gravação e diário de campo da pesquisadora. Para apreender a realidade estudada, aplicou-se um questionário e desenvolveuse uma sessão reflexiva ao final do processo de estudo e sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no CluMat/UFRN. A partir desses instrumentos, selecionam-se episódios e cenas que compuseram os eixos de análise. A análise está organizada em episódios e cenas (MOURA, 2004) que são apresentados em três eixos de análise: 1) Síntese histórica do conceito; 2) Conhecimento matemático; e 3) Movimento formativo. O primeiro eixo de análise ressalta a importância do estudo e reflexão do movimento lógico e histórico para aprender sobre o conceito de Número Natural e para a elaboração da situação desencadeadora de aprendizagem. O Segundo eixo de análise evidencia o modo de organização do CluMat como possibilidade para a aprendizagem de conhecimentos sobre o conceito de Número Natural e, consequentemente, para o planejamento de ações de ensino que podem mobilizar o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno, assim como, destaca a organização de ensino como veículo de aprendizagem para a docência. O terceiro eixo de análise mostra que o desenvolvimento compartilhado de ações no CluMat permitiu que as participantes se apropriassem de elementos inerentes à docência, destacando-se a reflexão teórica e a atuação prática como possíveis elementos para a conceber um modo geral de ação docente. Os resultados deram indícios de que, ao apreenderem um modo geral de organizar o ensino, os professores podem estar aprendendo sobre o trabalho docente, visto que o desenvolvimento das ações do clube demonstra aprendizagem de conhecimentos necessários para a prática docente, estabelecendo um movimento de aprendizagem para a docência em Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no contexto do Clube de Matemática da UFRN.Tese A argumentação e a construção e crítica do conhecimento por meio de atividades sobre mudanças climáticas(2019-04-11) Silva, Lívia Cristina dos Santos; Silva, Marcia Gorette Lima da; ; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; Ostermann, Fernanda; ; Cassiani, Suzani;No ensino de ciências a argumentação dialética tem sido estudada em contextos de sala de aula onde se manifesta tanto a crítica como a construção do conhecimento. Segundo Larrain, Freire e Howe (2014, p. 1020) na argumentação dialética “quando os pontos de vista opostos são discutidos e revisados, se requer a coordenação e o exame de diferentes perspectivas, encorajando a reflexão e a revisão da própria perspectiva, e levando a melhorar a organização do conhecimento”. Este estudo investiga como estudantes da educação básica articulam a construção e a crítica de afirmações de conhecimentos no contexto do desenvolvimento de tarefas argumentativas sobre mudanças climáticas. Para tanto, se examina o discurso destes estudantes durante atividades argumentativas promovidas por meio de uma sequência de atividades sobre a temática mudanças climáticas. As atividades ocorreram durante 4 meses, consistindo tanto de aulasexpositivas-dialogadas como tarefas orientadas a argumentação e/ou a análise crítica de informações, exigindo participação ativa do alunado. Em concreto, apresentamos neste texto a análise de uma das atividades realizadas, a qual envolve o debate sobre a perspectiva antropogênica das mudanças climáticas. A coleta de dados ocorreu durante a preparação de argumentos, a execução do debate e a avaliação coletiva do debate. O processo de desenvolvimento das tarefas foi gravado em áudio e vídeo e o conteúdo dos áudios foi transcrito com auxílio do vídeo. As principais questões examinadas na análise das transcrições foram: Em que momentos do processo argumentativo os estudantes expressam a construção ou a crítica de afirmações de conhecimento? Que aspectos doprocesso argumentativo fomentaram expressões de construção ou crítica de afirmações de conhecimento? Como se relacionam a construção e a crítica de afirmações de conhecimento no contexto argumentativo examinado? Para análise dos dados utilizamos o referencial da análise dialógica do discurso que se apoia nos estudos de Bakhtin sobre linguagem. Como resultados identificamos que as formas como os estudantes vão se envolver em construção e crítica são dependentes do tipo de situação comunicativa que se desenvolve. Identificamos também que a crítica e a construção de afirmações de conhecimento se retroalimentam e podem ocorrer de forma simultânea no contexto daargumentação. Pretende-se que as conclusões dessa investigação possam ajudar ainstrumentalizar o trabalho do professor em sala de aula para promover a construção e crítica de afirmações de conhecimento no contexto da argumentação.Tese Os ateliês (auto)formativos na constituição do sujeito docente da educação matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-03) Paris, Sandra Lúcia; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/5952182184063626; Gonçalves, Tadeu Oliver; ; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6O objeto de estudo que origina esta tese é o uso de ateliês (auto)formativos como um processo fundamental para a constituição do sujeito docente da Educação Matemática. As finalidades centrais do trabalho foram descrever e analisar um processo formativo de professores de Matemática apoiado na metodologia da pesquisa-formação, cujos procedimentos se efetivaram com a prática de ateliês (auto)formativos como uma forma de contribuir para a constituição do sujeito docente na Educação Matemática. A pesquisa foi realizada com um grupo de professores de matemática do município de Nova Cruz, Rio Grande do Norte por meio de um processo de formação continuada concretizado nos ateliês formativos tendo como meta principal a realização de sessões (auto)formativas do grupo com vistas a levar os participantes ao alcance de sua autonomia nas suas transformações pessoais e profissionais. Os resultados obtidos nos processos formativos mostraram a necessidade de se desenvolver atividades de ensino de Matemática como contribuição para superar as dificuldades conceituais dos professores, além das suas (auto)reflexões sobre si e sobre os processos educativos aos quais estão inseridos. Os resultados suscitaram algumas proposições acerca de ateliês (auto)formativos que poderão se constituir em práticas a serem incluídas nas estruturas curriculares ou materializar-se como estratégia de trabalho pedagógico nos cursos de formação de professores de Matemática. Além disso, podem se constituir em uma atividade administrativo-pedagógica a ser instituída nas escolas públicas de Educação BásicaTese Cadernos de formação: ensino de filosofia, lições do poeta Manoel de Barros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Gadêlha Segundo, Felinto; Oliveira, Josineide Silveira de; ; ; http://lattes.cnpq.br/0141300705116614; Silva, Carlos Aldemir Farias da; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; França, Fagner Torres de; ; Bosco Filho, João; ; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; Figueiredo, Renato Pereira de;A tese aborda a temática do ensino de filosofia em chave complexa, no âmbito da educação básica brasileira e com foco na esfera da formação docente. Interessa-me demonstrar como a religação dos saberes é útil para ampliar a reflexão acerca de um ensino que fomente o uso do pensamento criativo, autônomo, imaginativo e crítico. Chamamos os capítulos de Cadernos, pois foram as anotações colhidas por mim durante as experiências em sala de aula que serviram de recurso para acessar memórias, encontros e diálogos entre alunos e demais professores. Consultei também diários de classe, planos de aulas e projetos escolares, os quais foram os condutores para a reflexão autocrítica do ensino de filosofia. Como minha intenção é trabalhar um pensamento filosófico, abstrato e especulativo sobre o mundo e a vida, tomei como aporte principal a filosofia poética de Manoel de Barros, além de outras manifestações artísticas. Minha hipótese é que há um devir-criança na poesia manoelina que a filosofia, pensada em sentido amplo, precisa resgatar. Dessa forma, poesia, pesquisa e filosofia são convocadas a caminharem juntas em diálogos e atravessamentos constantes. Na medida em que ressignificamos os currículos pedagógicos aprendemos e ensinamos que não existe idade para o aprendizado do pensamento filosófico. A filosofia enquanto educação para a complexidade tem como desafio oxigenar a curiosidade, a imaginação, o bem pensar e, consequentemente, estimular o bem viver.Dissertação Caracterização do letramento matemático: a análise de uma experiência na turma do 3º ano do ensino fundamental(2015-03-30) Gomes, Luanna Priscila da Silva; Noronha, Claudianny Amorim; ; ; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; ; Souza, Ana Santana; ; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos;O presente trabalho objetiva caracterizar o letramento matemático a partir da análise de um projeto de letramento desenvolvido numa turma de 3º ano do ensino fundamental, assim como analisar as contribuições das práticas do projeto de letramento para o desenvolvimento da leitura e escrita em matemática. Baseados nos estudos de Kleiman (1995;2005), Street (2007), Oliveira (2008; 2010), Tinoco (2008) e Santos (2012) acerca dos estudos do letramento, realizamos um projeto denominado Educação no trânsito na qual a escrita é assinalada como modo de agir frente aos problemas ocasionados pelas obras de mobilidade urbana no município de Natal no primeiro semestre de 2014 e que afetaram diretamente os alunos da turma. De natureza qualitativa, a investigação é caracterizada como pesquisa-ação, pois a atuação do professor-investigador não é limitada à mera observação dos acontecimentos e sim como um participante ativo, intervindo, refletindo e transformando a realidade de acordo com a necessidade levantada ao longo do percurso. Mediante a análise do projeto concluímos que o letramento matemático pode ser especificado sob dois principais aspectos: o teórico-metodológico e os participantes. O aspecto teórico-metodológico inclui o perfil do planejamento, metodologia, conteúdos e avaliação. Quanto aos participantes, o trabalho caracteriza o perfil dos alunos, professores e comunidade escolar. A compreensão dos fatores específicos do projeto de letramento matemático implica em uma prática de ensino-aprendizagem interdisciplinar, com foco na práxis do aluno, isto é, numa prática transformadora. Adotar essa perspectiva implica primeiramente entender a matemática e a língua portuguesa como complementares, em segundo plano, compreender que assim como a escrita em língua materna está presente em grande parte das interações, a escrita matemática também é necessária para agir socialmente. Nossas conclusões ainda apontam que na perspectiva do letramento matemático a ênfase deve estar no sentido do que se lê, sendo assim, é preciso ir além da codificação, decodificação ou resolução de algoritmos, de modo que o aluno possa proceder e significar seu procedimento, justificando-o.Tese Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-15) Angelo, Cristiane Borges; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; ; http://lattes.cnpq.br/6611423874164067; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Pereira, Francisco de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/4147987722156261; Lucena, Izabel Cristina Rodrigues de; ; Sad, Lígia Arantes; ; http://lattes.cnpq.br/1714140036102231; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869; Nobre, Sérgio Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/4586329424897878Essa pesquisa teve por objetivo geral analisar reflexivamente a produção acadêmica gerada nos programas de pós-graduação stricto sensu do país, produzidas no período de 1990 a 2010, no campo da História da Matemática, especificamente os trabalhos que versam sobre História da Matemática no ensino de Matemática e que apresentam propostas didáticas que utilizam a História da Matemática com o intuito de ensinar Matemática. Defendemos a tese de que pesquisas em Educação Matemática com objetivos voltados ao uso de propostas didáticas relacionadas à História da Matemática que levem em consideração a coerência entre aspectos epistemológicos inerentes à História da Matemática e elementos ontológicos materializados nas concepções de Matemática, História da Matemática e aprendizagem (implícita ou explicitamente expostos) podem originar significativa contribuição para o campo da História da Matemática no ensino. Foram catalogados e analisados quatorze trabalhos, dos quais nove eram dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado. A análise reflexiva foi realizada a partir de duas matrizes, uma de natureza teórica e outra de natureza ontológica, elaboradas a partir dos pressupostos de Sanchez Gamboa, no que diz respeito à análise epistemológica de produções acadêmicas no campo da Educação e das seguintes perspectivas teóricas no campo da História na Educação Matemática: evolucionista linear, estrutural construtivista operatória, evolutiva descontinua, investigação histórica, sociocultural e jogo de vozes e ecos. Essas perspectivas foram fundamentadas nos trabalhos de Miguel e Miorim, Mendes, e Radford. Como resultados, detectamos algumas dissonâncias estabelecidas entre as categorias pertencentes ao nível teórico e ao nível ontológico e a proposta didática apresentada nas pesquisas. Por outro lado, encontramos trabalhos que conseguem estabelecer consonâncias entre os elementos teóricos e ontológicos e a proposta didática apresentada. Esses trabalhos trazem contribuições significativas para a área da História da Matemática no Ensino de Matemática, inclusive apresentando elementos teóricos significativos para a produção do conhecimento reconhecido como científico nessa áreaDissertação A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-26) Silva, Tácio Vitaliano da; Brito, Arlete de Jesus; ; http://lattes.cnpq.br/9945721468897540; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Dezotti, Cláudia Helena; ; http://lattes.cnpq.br/5696610183846775; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169A consciência da dificuldade que alunos, em geral, têm em compreender o conceito e operações com Números Racionais, nos fez desenvolver este estudo que busca colaborar para tal compreensão. Nosso intuito foi fazer com que os alunos da Educação de Jovens e Adultos, com dificuldade em compreender os Números Racionais, sintam-se inclusos no processo ensinoaprendizagem de matemática. Trata-se de uma pesquisa em sala de aula, numa abordagem qualitativa com análise das atividades resolvidas por um grupo de alunos, em sala de aula de uma escola municipal de Natal. Para elaborarmos tais atividades, realizamos o levantamento de dificuldades e obstáculos que os alunos têm, quando inseridos no processo de ensinoaprendizagem dos Números Racionais. Os resultados indicam que a seqüência de atividades aplicadas em sala de aula colaboraram para que os alunos superassem alguns entraves na aprendizagem destes númerosTese Conhecimento matemático para o ensino: diálogo sobre formação inicial e trabalho docente na Universidade Estadual da Paraíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-27) Alcântara, Marília Lidiane Chaves da Costa; Noronha, Claudianny Amorim; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Gonzalez, Fredy Enrique; http://lattes.cnpq.br/4034449429973970; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; http://lattes.cnpq.br/6982452047842223; Borowsky, Halana Garcez; http://lattes.cnpq.br/8365735503848377; Dantas, Franceliza Monteiro da Silva; http://lattes.cnpq.br/7230325654670583; Parente, Cláudia Pereira de Lima; http://lattes.cnpq.br/1261513624242191; Cavalcante, José Luiz; http://lattes.cnpq.br/8710332691223939O presente estudo refere-se a uma pesquisa de Doutorado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte cujo objetivo geral foi compreender as relações existentes entre o conhecimento matemático necessário para ensinar na Educação Básica e os saberes vivenciados na Licenciatura em Matemática da UEPB, a fim de que essa compreensão possa subsidiar reflexões sobre a formação inicial de professores de matemática. Para tanto, tomamos como referencial teórico as contribuições de Ball, Thames e Phelps (2008) acerca do Conhecimento Matemático para o Ensino, mais conhecido por MKT (Mathematical Knowledge for Teaching), e suas implicações no processo de formação inicial de professores de matemática. A pesquisa ora descrita configura-se como uma investigação qualitativa e contou com a participação de sete egressos, professores recémformados, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e que estavam em plena atuação docente na Educação Básica. A análise dos dados foi organizada em duas partes: a primeira delas consta de uma análise documental das matrizes curriculares da referida Licenciatura, com o objetivo de identificar os avanços alcançados, as lacunas existentes e de que forma a articulação entre teoria e prática está sendo fomentada no texto da versão atual, com base nos documentos regulamentadores que orientam a formação de professores no Brasil; a segunda parte compreende a análise das entrevistas dos professores participantes do estudo a partir das orientações descritas pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados obtidos demonstraram que, embora tenham ocorridos avanços significativos na estrutura e organização do curso, a Licenciatura da UEPB ainda mantém em sua essência formativa traços muito fortes do modelo de formação 3 + 1, que inclui a presença de disciplinas soltas no currículo e a supervalorização das disciplinas de conteúdo avançado. Os subdomínios que compõem o MKT foram identificados nas experiências vivenciadas pelos professores ao ensinar matemática na Educação Básica, com destaque especial para o Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes. Esse subdomínio forneceu indícios importantes acerca de como o conhecimento sobre a relação entre os estudantes e os conteúdos matemáticos pode influenciar nas escolhas do professor. Os estudos sobre o MKT e seus subdomínios forneceram informações relevantes e indispensáveis para análises e reflexões futuras sobre o currículo da Licenciatura em Matemática da UEPB.Dissertação Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática(2020-02-27) Silva, Jeane Lopes da; Oliveira, Josineide Silveira de; ; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; Bosco Filho, João; ; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; Figueiredo, Renato Pereira de;O propósito desta dissertação de mestrado é apresentar os Conselhos Escolares circunscritos na rede pública de ensino do Município de Natal-RN como escolas de alfabetização democrática nas quais é possível a iniciação do bem-pensar, da autonomia crítica e do desabrochar de sujeitos construtores da própria história. A abordagem da temática toma por via de aproximação consulta a fontes documentais, observação in loco e escuta de testemunhos. Herdeiros da tradição democrática que remonta aos Ciclos de Cultura e à CampanhaDe pé no chão também se Aprende a Ler, evidências educacionais da década de 60 do século XX na capital potiguar, os Conselhos Escolares emergiram na primeira década do século XXI sob a tutela da Secretaria Municipal de Educação e se fortaleceram pela conjunção dos vários segmentos da sociedade civil que, no reconhecimento de pertença e responsabilidade, reivindicam maior participação no projeto educativo da Educação Básica. Atualmente distribuídos nas quatro regiões administrativas de Nataltêm forte inserção na gestão participativa e no destino formativo das escolas espalhadas pelo solo natalense.Dissertação Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-24) Macena, Marta Maria Maurício; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/0782554008072882; Barbosa, Jonei Cerqueira; ; http://lattes.cnpq.br/4435435120326646; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Neste trabalho, analisamos as possibilidades didáticas de uso da investigação em sala de aula, a partir de uma experiência com estudantes do ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba CEFET PB, na qual abordamos o estudo das secções cônicas. Para o alcance dos nossos objetivos tomamos como aporte teórico as concepções referentes à aprendizagem significativa em conexão com a investigação em história da matemática. A pesquisa em sala de aula efetivou-se através de atividades que instigaram, no aprendiz, o desejo de investigar os conceitos próprios das secções cônicas. Os resultados das atividades propostas e postas em prática mostraram a eficácia e a eficiência de tal metodologia na construção do conhecimento requerido, nos mostrando que a investigação em sala de aula conduz os envolvidos, nesse processo, a olhar de forma mais globalizante para as origens e os métodos utilizados para desenvolver, além das várias representações apresentadas pela matemática, o que, certamente conduz, principalmente os alunos, a uma aprendizagem significativaTese Correspondências científicas como uma relação didática entre história e ensino de matemática: o exemplo das cartas de Euler a uma princesa da Alemanha(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Pereira, Daniele Esteves; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; ; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972; Flores, Cláudia Regina; ; http://lattes.cnpq.br/8268667218086998; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Pereira, Francisco de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/4147987722156261; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; Chaquiam, Miguel; ; http://lattes.cnpq.br/9356361533701895; Valente, Wagner Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/0648590779429965Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie (Cartas a uma princesa de Alemanha sobre diversos temas de física e filosofia) é a obra tomada como objeto de estudo desta tese. Trata-se de um sucesso literário escrito no século XVIII pelo matemático e físico suíço Leonhard Paul Euler (1707-1783) com o intuito de atender à uma solicitação do Rei da Prússia, Frederico II, o grande (1712-1786) para que aceitasse tutorear a educação intelectual de sua sobrinha, a jovem princesa Anhalt-Dessau (1745-1808).O método de ensino-aprendizagem por meio de cartas eleito para a educação da monarca alemã resultou em uma coletânea de 234 correspondências nas quais Euler versa sobre teoria musical, Filosofia, Mecânica, Óptica, Astronomia, Teologia e Ética entre outros. A pesquisa busca assinalar conteúdos matemáticos presentes na obra referência deste trabalho fundamentada na exploração e adaptação de obras históricas originais como articuladora do desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática na Educação Básica e em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN). Tem como objetivo geral apontar os limites e potencialidades didáticas de Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie como fonte de estudos e apoio para professores da Educação Básica na elaboração de atividades para o ensino de matemática. As discussões levantadas sinalizam para possibilidades concretas de entrelaçamento entre os conteúdos matemáticos extraídos do bojo da obra com metodologias de ensino atuais a partir do redimensionamento do uso de cartas pedagógicas segundo a perspectiva freireana da correspondência e, principalmente da utilização de novas vias de comunicação do século XXI, ambas visando o diálogo e a aproximação entre quem escreve e quem lê.Tese A criatividade matemática de John Wallis na obra Arithmetica Infinitorum: contribuições para ensino de cálculo diferencial e integral na licenciatura em matemática(2017-02-24) Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; ; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Silva, Carlos Aldemir Farias da; ; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Quaresma, João Cláudio Brandemberg; ; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Sad, Ligia Arantes; ; http://lattes.cnpq.br/1714140036102231A pesquisa que originou este texto de tese de doutorado teve como objetivo examinar de que forma as ideias de John Wallis, emergentes na obra Arithmetica Infinitorum, datada de 1656, apresentou inovações que podem contribuir para o encaminhamento conceitual e didático de noções básicas da componente curricular de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Licenciatura em Matemática. Nesse sentido, avaliamos o potencial pedagógico da referida obra para subsidiar o ensino de conceitos matemáticos, em particular as noções de integrais, com vistas ao melhoramento do entendimento dos estudantes acerca dessas ideias matemáticas, tratadas nos Cursos de Formação de Professores de Matemática. Por admitirmos que os alunos necessitam ampliar o número de trajetórias que levam ao desenvolvimento de uma ideia Matemática é que, neste trabalho, nos propusemos a responder a seguinte questão: como a exploração didática do exercício criativo de um matemático na história pode contribuir na abordagem pedagógica para o ensino de conteúdos de Cálculo e Análise na Licenciatura em Matemática? Para tal, apoiamo-nos em princípios de criatividade elaborados por Mihaly Csikszentmihalyi, que propôs um modelo para criatividade que leva em consideração o contexto social e cultural. Por considerarmos fundamental a explicação do ciclo do pensamento referente à invenção matemática, associamos a esses princípios os processos do Pensamento Matemático Avançado, proposto por Tommy Dreyfus, de modo que destacamos como esses processos se conectam com as noções de criatividade. Assim, formulamos um modelo para examinarmos a obra Arithmetica Infinitorum, indicando seus potenciais pedagógicos para subsidiar o ensino de conceitos matemáticos baseado em um caráter investigativo. De maneira que foi possível estabelecermos uma proposta de conexão entre conhecimento matemático desenvolvido historicamente por diferentes matemáticos e seus potenciais conceituais epistemológicos, com a possibilidade de ser implementada na ação do professor de Matemática formador de professores de Matemática, com vistas a desenvolver competências e habilidades para uma futura atuação do professor em formação.Tese Currículo e escrita: cartografia das pesquisas nacionais e suas tendências teórico-metodológicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Gomes, Dâmares Saldanha Toscano de Souza; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; http://lattes.cnpq.br/6982452047842223; http://lattes.cnpq.br/1419166209313967; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Borowsky, Halana Garcez; Noronha, Claudianny Amorim; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Martins, Mário Gleisse das ChagasEste trabalho é continuidade da nossa pesquisa de mestrado (Grupo de Pesquisa CONTAR - CNPq | PPGED – UFRN, 2018) em que focalizamos as políticas escolares para a produção textual nas diferentes áreas, a partir da análise dos Projetos Político-Pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Parnamirim/RN, cidade da região metropolitana de Natal/RN. Nossos estudos no âmbito da relação currículo - ensino da escrita, o levantamento teórico e os resultados construídos contribuíram para aprofundar a temática a nível de doutorado, possibilitando que ampliássemos a pesquisa para uma dimensão nacional. Nesse sentido, voltamo-nos para a análise desses elementos nas dissertações de mestrado e teses de doutorado desenvolvidas em todas as regiões do Brasil, pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Estudos da Linguagem, em um período de nove anos. Nosso corpus se constitui de vinte teses e dissertações, coletadas em portais oficiais, tais como: o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nosso trabalho configura-se como pesquisa qualitativa e documental de tipo metapesquisa, cuja análise dos dados ocorreu através da sistematização das informações em categorias, a partir das leituras do corpus. Adotamos a seguinte questão de pesquisa: qual a abordagem teórico-metodológica, resultados e perspectivas de pesquisas que tratam da relação currículo e ensino da escrita para a área de Língua Portuguesa nos nove anos do Ensino Fundamental? Nosso objetivo geral consiste em investigar tendências teórico-metodológicas e perspectivas das pesquisas no campo de estudos que trata da relação currículo - ensino da escrita. Nossos objetivos específicos buscam: I - Investigar tendências teóricas relacionadas ao ensino da escrita; II - Investigar quais tendências teóricas sobre currículo e; III – Investigar resultados e perspectivas dos estudos da temática. Para tanto, tomamos como referenciais teórico-metodológicos: Almeida (2007), Antunes (2003), Bakhtin (2011), Faraco (2009), Kieslich (2004), Koch (2006), Leite e Barbosa (2014), Marcuschi (2011), Meurer e MottaRott (2002) (concepções bakhtinianas, linguagem, ensino da escrita); Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Lima (2014), Sacristán (2000), Silva (2015), Varela (2013) (Currículo); Lüdke e André (1986), Flick (2009), Mainardes (2018), Mainardes e Tello (2016) (metodologia da pesquisa), dentre outros. Os resultados apontam que as pesquisas: são qualitativas; utilizam predominantemente a análise documental; convergem para uma mesma área e fundamentam-se na concepção interacionista da linguagem; definem o currículo como documento que norteia o ensino da escrita e que é espaço político e, trazem contribuições para a melhoria do ensino da escrita e para a área de pesquisa. Por fim, a realização desta pesquisa permitiu originar resultados para o ensino e para a escola na busca por um currículo que considere o ensino da escrita por meio dos gêneros discursivos.Artigo Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional(FapUNIFESP (SciELO), 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Maroja, Maria Clara Santana; Noronha, Claudianny AmorimPretende-se refletir sobre as dificuldades e potencialidades na aplicação da Educação Problematizadora em um programa de residência multiprofissional em Saúde, na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da qualificação das ações pedagógicas nesse campo. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa e com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada em um programa de residência multiprofissional em Saúde Mental. Entre os elementos pedagógicos freireanos identificados, destaca-se o ciclo retroalimentado ação-reflexão-ação – capaz de potencializar o próprio processo educativo –, enquanto as limitações à proposta educacional problematizadora apresentaram-se relacionadas às contradições com os modelos formativos e práticos vigentes no campo da saúde. Uma melhor apropriação dos fundamentos educacionais que sustentam as residências multiprofissionais em Saúde, por parte de tutores, preceptores e residentes, é capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem para os trabalhadores do SUSDissertação Desenvolvimento disciplinar da educação matemática na UFRN: um estudo exploratório da circulação das teorias internacionais (1997-2020)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-26) Oliveira Neto, Francisco de; Gonzalez, Fredy Enrique; http://lattes.cnpq.br/6233004011778307; Noronha, Claudianny Amorim; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Borowsky, Halana Garcez; https://orcid.org/0000-0001-6813-1304; http://lattes.cnpq.br/8365735503848377; Khidir, Kaled Sulaiman; Morais, Marcelo Bezerra deEsta dissertação consiste em uma pesquisa inserida no contexto da História Social da Educação Matemática, desvelando os aportes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ao desenvolvimento disciplinar da Educação Matemática enquanto campo científico, no período compreendido entre 1997 e 2020. Baseia-se na construção de um corpus constituído pelas referências de 146 produções, sendo 98 dissertações e 48 teses em Educação Matemática, produzidos nessa instituição, em três programas: (1) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); (2) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) e (3) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). O objetivo desta pesquisa dissertativa é investigar quais teorias internacionais da Educação Matemática circulam nas produções científicas desenvolvidas na UFRN. A hipótese apresentada é a de que poucas teorias da Educação Matemática consolidadas fora do Brasil e difundidas mundialmente embasam as dissertações e teses produzidas na UFRN. Como alicerce teórico, apoiamo-nos nos conceitos de Campo Científico proposto por Pierre Bourdieu (2004) e de Evolucionismo Conceitual idealizado por Stephen Toulmin (1972) para delinear o processo evolutivo da Educação Matemática, do campo prático ao acadêmico. Durante a investigação, foram consultados os repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e dos programas supracitados; o currículo lattes dos docentes orientadores e dos orientandos, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BTDT). Metodologicamente, este trabalho configura-se como uma metapesquisa de caráter analítico proposta por Bicudo (2011) e Mainardes (2018). As informações foram obtidas por meio de três fontes principais: (a) testemunhal, constituída pela narrativa autobiográfica do pesquisador e pelo testemunho do prof. Dr. Iran Abreu Mendes, primeiro estudante a defender uma dissertação de Mestrado em Educação Matemática na UFRN; (b) documental, composta por textos relativos à Educação Matemática (Mendes, 2008; Garnica e Sousa, 2012; González, 2015) e (c) empírica, por meio da busca pelas teorias nas referências das dissertações e teses. Após as análises, nove das dez teorias investigadas aparecem nas dissertações e teses. Observou-se que a Teoria dos Campos Conceituais, o Enfoque Ontossemiótico e a Teoria Antropológica do Didático ainda são bem pouco exploradas e a Etnomatemática, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, se configurou como a teoria internacional da Educação Matemática mais presente nas pesquisas nesse campo desenvolvidas na UFRN.Tese Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-13) Silva, Sheila Valéria Pereira da; Noronha, Claudianny Amorim; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/2534046929224383; Parente, Claudia Pereira de Lima; Noronha, Glaucianny Amorim; Borowsky, Halana Garcez; 02190645042; Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves; 91013577434; Gomes, Luanna Priscila da Silva; https://orcid.org/0000-0002-7157-6870; http://lattes.cnpq.br/8876754933365521; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; https://orcid.org/ 0000-0002-7864-1065; http://lattes.cnpq.br/6982452047842223Considerando a pertinência do ensino da álgebra desde os primeiros anos de escolaridade, para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes, das compreensões dos futuros estudos em álgebra e das apreensões dos conhecimentos matemáticos. Além de ser uma temática em emergente crescimento, no âmbito da elaboração de currículos, de práticas e de pesquisas acadêmicas educacionais. A presente pesquisa doutoral estudou analiticamente os Cadernos de Matemática para os professores, da Coleção Práticas de Letramentos no Ciclo de alfabetização, do Programa SOMA. Tendo por objetivo geral, a partir da compreensão de que o desenvolvimento do pensamento algébrico se dá numa perspectiva relacional, analisar como as tarefas/sugestões didáticas propostas nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA, podem contribuir para o trabalho do professor na promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Sendo os nossos objetivos específicos: evidenciar se e como as tarefas/sugestões didáticas abrangem os conhecimentos e habilidades previstos para cada um dos anos de ensino contemplados pelo SOMA, considerando a versão atual da BNCC; indicar, quando necessário, abordagens/estratégias que possibilitem ao professor ampliar o potencial das tarefas para promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Na organização teórico-epistemológica deste estudo, nossa fundamentação parte da concepção de Fonseca (2014), no que trata sobre a alfabetização matemática. No que concerne ao desenvolvimento do pensamento algébrico, nos apoiamos nos estudos de Kieran (2004, 2007, 2011), Kieran, Pang, Schifter e Ng (2016), Blanton e Kaput (2005), Carraher, Schliemann, Brizuela e Earnest (2006), Cai e Knuth (2011), Mason (2008), e, especificamente, para o estudo de padrões, em Vale, Palhares, Cabrita e Borralho (2006), Vale e Pimentel (2011, 2013), Pimentel e Vale (2011). Na abordagem do pensamento relacional nos apoiamos em Carpenter, Levi, Franke e Zeringue (2005), Jacobs, Franke, Carpenter, Levi e Battey (2007), Franke, Carpenter e Battey (2008), Empson, Linda e Carpenter (2011). Esta é uma investigação do tipo documental, pois levantamos e analisamos dados nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do Programa SOMA. Para o tratamento analítico dos dados levantados, estabelecemos como método de análise inferências, ou seja, interpretando e refletindo acerca das tarefas/sugestões didáticas. Nas análises reflexivas verificamos que as tarefas/sugestões didáticas dos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA abrangem a realização de classificações, mediante atributos numéricos e geométricos e, em especial, os Cadernos dos 2º e 3º anos, que englobam o estabelecimento de relações, o descobrimento/elaboração de padrões, a identificação dos próximos/ausentes elementos e o desenvolvimento de generalizações, em sequências numéricas e figurais. Estes aspectos são integrantes do modo de pensar algebricamente.Dissertação Educação bilíngue no contexto escolar inclusivo: a construção de um glossário em Libras e Língua Portuguesa na área de matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-27) Lobato, Maria José Silva; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; ; http://lattes.cnpq.br/5850545847212930; Sales, Elielson Ribeiro de; ; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; Mendes, Iran Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872O presente trabalho discute aspectos relacionados à educação inclusiva e seus desdobramentos em relação à proposta de educação bilíngue no Brasil, mais especificamente em Natal-RN. Nesse contexto, objetivamos construir uma proposta de glossário que possibilite a representação de termos matemáticos em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e em Língua Portuguesa. Nossa investigação buscou subsídios teóricos em estudos lexicais e terminológicos, na legislação, em documentos e pesquisas na área de educação especial. Constatamos as dificuldades dos professores e alunos surdos em abordar os conteúdos curriculares de matemática nas escolas municipais de Natal que são conhecidas como Complexos Bilíngues de Referência para Surdos. Por isso, elaboramos dois produtos educacionais: a Fonte bilíngue de computadores e o Glossário bilíngue na área de Matemática. A Fonte bilíngue é uma ferramenta computacional composta pelo alfabeto de A a Z e os números de 0 a 9. Para sua criação, utilizamos dois softwares, o Adobe photoshop CS5 e o High-logic fontcreator 6 home edition. O Glossário bilíngue na área de matemática é um material didático terminológico composto por 147 termos compilados de seis coleções dos livros didáticos de matemática do 1º ao 5º ano. Para a composição dos sinais do glossário bilíngue na área de matemática, usamos quatro critérios metodológicos: replicação dos sinais-termos existentes do dicionário trilíngue do Capovilla e Raphael (2008); a sugestão de sinais-termos usados pela comunidade surda de Natal; a composição de dois ou mais sinais, conforme o dicionário trilíngue de Capovilla e Raphael (2008); e a fonte bilíngue. Consideramos que esta pesquisa pode trazer reflexões e apontamentos sobre a importância de elaborar materiais didáticos bilíngues por área de especialidade que facilitem a utilização da LIBRAS pelo professor e promovam melhorias no processo de aprendizagem dos alunos surdos.Dissertação Educação em saúde para transformar o mundo: uma experiência na Tanzânia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-23) Pacheco, Willyan Ramon de Souza; Rego, Maria Carmem Freire Diogenes; http://lattes.cnpq.br/2065903225643520; Noronha, Claudianny Amorim; Nascimento, Hostina Maria Ferreira do; Lima, Hélio Júnior Rocha de; Oliveira, Josineide Silveira deA dissertação em tela apresenta os impactos do curso de voluntário de saúde comunitária nas comunidades rurais de Morogoro / Tanzânia, destacando as situações desafiadoras encontradas e os inéditos viáveis mobilizados pela comunidade para transformação da realidade local. O curso foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e pela Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo disponibilizado, de forma online, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) e mediado, presencialmente, nas comunidades rurais tanzanianas de Vila Berega; Vila de Mtakujia; Vila de Massai de Parakuyo; Vila de Mvomero, Vila de Dumila e Vila de Kimambae. O objetivo da pesquisa foi, com base no processo de sistematização e abordagem, analisar os impactos do curso de voluntário de saúde comunitária nas comunidades rurais tanzanianas assistidas. Para corporificação da investigação, apoiamo-nos na metodologia de pesquisa do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), observando as relações e as regularidades estabelecidas entre o desenvolvimento do curso e o pensamento de Paulo Freire, tomando como alicerce as categorias dialogicidade, conscientização, situações limites e inédito viável. Como aporte teórico, buscamos os estudos de Freire (1980; 1996; 2014; 2015; 2016; 2018); Pernambuco (1994; 2006); Rêgo (2006); Gadotti (2007); Freitas (2004), entre outros autores. A organização dos dados deu-se mediante a coleta de informações técnicas acerca do curso na plataforma do AVASUS e aplicação de questionários disponibilizados através do Google Forms, contando com a participação de treze estudantes do curso e sete colaboradores que medeiam as ações, sendo quatro tanzanianos e três brasileiros. A partir das ações desenvolvidas através do curso, observamos que as comunidades rurais assistidas mudaram seus hábitos de saúde e conseguiram suavizar os altos índices de infecções, doenças e mortes evitáveis. Os estudantes do curso passaram a se reconhecer como agentes amplificadores dos conhecimentos adquiridos e buscaram possibilidades viáveis para levar educação em saúde a outras comunidades tanzanianas. As dificuldades de locomoção são apontadas pelos estudantes e colaboradores da Tanzânia como uma situação limite a ser superada, algo que na Vila Berega está sendo minimizado através de um fundo financeiro, organizado pela própria comunidade para auxiliar os agentes na locomoção às localidades mais remotas, objetivando ampliar a oferta do curso.