CCSA - TCC - Turismo
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TCC Responsabilidade sócio-ambiental no turismo: um estudo na rede hoteleira da Via Costeira em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-11-07) Virginio, Darlyne Fontes; Fernandes, Lissa Valéria FerreiraEm função da expansão do turismo como atividade de lazer e liberação do estresse cotidiano das pessoas no momento em que viajam, é necessário observar e acompanhar os avanços econômicos e os benefícios sócio-ambientais desempenhados nesse sistema. Muito se fala de desenvolvimento, crescimento econômico, sustentabilidade, etc, mas até onde o turismo melhora ou contribui para que a prosperidade social seja também alcançada? Será que os inúmeros empregos e renda que gera suprem as carências da população local, além de aliar o uso dos recursos naturais à falta de um planejamento? E, principalmente, será que as empresas do setor turístico encaram todos esses entraves com responsabilidade? A inclusão social e a gestão correta do meio ambiente fazem-se medidas a serem encaradas com urgência pelos diversos atores envolvidos no turismo, através da análise e identificação de ações de responsabilidade sócio-ambiental praticadas pelos empresários da hotelaria situados na Via Costeira de Natal/RN, configurando-se como objetivo desse estudo é que se buscou realizar o trabalho proposto. Que se trata de uma pesquisa de natureza essencialmente qualitativa, a qual contou com a realização de entrevistas junto aos gestores desses empreendimentos. O presente trabalho alcançou os objetivos propostos no que se refere à existência de ações de cunho social e ambiental praticadas em prol da sociedade e do meio; ações essas que mostram e destacam a presença de fatos isolados em cada hotel estudado, mas que somados aos demais, representam muito para o turismo, a sociedade e o meio ambiente, como por exemplo, o aspecto de que todos praticam algum tipo de política ambiental em seu empreendimento e, pelo menos, 70% ajudam alguma instituição social. Acredita-se que a responsabilidade social e ambiental é um conjunto de ações que depende única e exclusivamente da vontade de Governo, iniciativa privada e sociedade civil organizada em estabelecer ações de cidadania e solidariedade para com os demais, principalmente numa atividade como o turismo que infere relações muito próximas entre as comunidades locais e os turistas, assim como destes com o meio natural, o que infere a busca por um desenvolvimento mais igual e, portanto, sustentável para a maioria.TCC O uso das mídias sociais como ferramenta mercadológica nas agências de intercâmbio da cidade de Natal/RN(2011) Bezerra, Michelle Sayonara Soares; Ferreira, Lissa Valéria FernandesTCC Análise do uso de ferramentas de busca na Internet para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas pelos alunos da graduação em Turismo da UFRN(2011) Vaz, Wellington Medeiros de Araújo; Chagas, Márcio Marreiro dasTCC A gestão de pessoas como vantagem competitiva: um estudo de caso no Hotel Ponta do Madeiro Pipa/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Lima, Catiane Lopes de; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Porto, Carlos Humberto; Ferreira, Lissa Valéria FernandesO turismo é uma das industrias que mais tem gerado emprego e renda, segundo dados da OMT, as atividades características do turismo são responsáveis pela geração de 6% a 8% do total de empregos no mundo. Ainda de acordo com a OMT, o mercado de viagens internacionais representa 30% das exportações mundiais de serviços e equivale a 6% do valor total dessas exportações. Essas magnitudes lheconferem o quarto lugar no ranking das atividades geradoras de receitas cambiais, atrás apenas das indústrias de combustíveis, de produtos químicos e automobilística. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo de analisar que a Gestão de Pessoas, adotada por um dos hotéis representativos da rede hoteleira do município de Tibau do Sul, nas proximidades da Praia de Pipa, um dos destinos indutores do turismo no Rio Grande do Norte, contribui para alcançar a qualidade na prestação dos serviços e, consequentemente, atingir uma vantagem competitiva perante os demais hoteleiros da região. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, caracterizando-se como um estudo decaso. A coleta de dados foi realizada no próprio hotel, na pessoa do gerente geralatravés de uma entrevista. Para avaliação dos resultados, utilizou-se o método de análise de conteúdo, tendo como referencial teórico a gestão de pessoas na hotelaria, que fornecem suporte à análise dos dados. Como resultado, a pesquisa revelou que a gestão estratégica de pessoas, praticada pelo empreendimento em análise, apresenta-se consistente e bem estruturada, o que possibilita despertar e desenvolver no seu colaborador um sentido de compromisso com a qualidade na prestação de serviços hoteleiros, permitindo colocá-la numa condição de vantagem competitiva diante dos concorrentes. Os resultados do estudo vêm ao encontro do que foi discutido no referencial teórico relativo à gestão de pessoas no setor hoteleiro, como forma de contribuir para o aumento da competitividade naorganização.TCC Qualidade no atendimento ao turista: uma análise dos centros de atendimento ao turista da cidade de Natal-RN(Turismo, 2012) Araújo, Maria Aparecida de; Ferreira, Lissa Valéria FernandesTCC A hospitalidade como vantagem competitiva: uma análise através da percepção dos colaboradores dos meios de hospedagem(Turismo, 2012) Silva, Erenilson Canela da; Vieira, JulianaTCC Impactos do intercâmbio cultural na formação profissional: uma análise na percepção de intercambistas de Natal/RN(Turismo, 2012) Monteiro, Rafael Lima; Ferreira, Lissa Valéria FernandesTCC Acessibilidade no Turismo(Turismo, 2012) Albuquerque, Judithe da Costa Leite; Lesses, Olinda Maria GomesTCC Comprometimento de profissionais que lidam com organização de eventos técnico-científicos: um estudo na Verbo Comunicação & Eventos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Teixeira, Evânia Amorim; Batista, Saulo Gomes; Desidério, Vanessa; Costa, Sinthya PinheiroO presente estudo examinou o comprometimento organizacional dos profissionais que lidam com organização de eventos técnico-científicos em Natal/RN, visando facilitar a Gestão de Pessoas em eventos. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório, mediante um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário, com questões sobre caracterização dos pesquisados e a abordagem que tem como foco o comprimento organizacional. A pesquisa teve como objetivo identificar o nível de comprometimento dos empregados da empresa Verbo Comunicação & Eventos, bem como a percepção dos lideres em relação aos comprometimentos dos seus liderados. Buscou-se medir o nível comprometimento dos funcionários baseado no modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), e com o resultado da pesquisa observou-se um alto nível de comprometimento tanto por parte dos coordenadores como também dos seus liderados. O tipo de comprometimento que teve predominância nos pesquisados foi o afetivo, que reflete no envolvimento dos profissionais com base em vínculos emocionais e baseado na identificação dos objetivos da organização. Para obter os dados da pesquisa foi utilizada a estatística descritiva para obter o nível de comprometimento dos funcionários.TCC Acessibilidade de pessoas com deficiência física nas pousadas e hotéis pousadas em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Nascimento, David Leandro Silva do; Costa, Sinthya Pinheiro; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Cássio de FreitasA preocupação com a acessibilidade a pessoas com deficiência no Brasil ainda é pouca, porém, a criação de legislações e debates a respeito da mesma, vem causando modificações neste contexto. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi descrever as características da acessibilidade a pessoas com deficiência na perspectiva dos gestores dos hotéis pousadas e pousadas em Natal/RN, tendo como base os estabelecimentos que se localizam no calçadão da praia de Ponta Negra. Além de analisar as estruturas dos estabelecimentos foi verificada também a existência de planos e ações para melhorias dos hotéis pousadas e das pousadas em relação à acessibilidade a pessoas com deficiência física. Para este fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvido por meio de questionário com questões abertas e fechadas, aplicados com os gestores ou responsáveis pelos estabelecimentos. Como resultado das análises, foi verificado que apesar dos gestores terem o conhecimento mínimo do que seja acessibilidade, nenhum dos hotéis pousadas e pousadas está totalmente apta a receber pessoas com deficiência física. Além disso, nenhum dos meios de hospedagem pesquisados dispõe de treinamento para atender de forma diferenciada esta população, mesmo sendo unanimes ao concordarem que um treinamento aos empregados seria importante. Verificou-se que poucos tem planos com pretensões visando à melhoria da acessibilidade no estabelecimento. Diante disso, os hotéis pousadas e pousadas que dão acesso ao calçadão de Ponta Negra em Natal/RN, necessitam de melhorias e adequações para receberem as pessoas com deficiência física, as quais podem ser facilitadas havendo parecerias e interações entre o poder público e o setor privado.TCC Impactos socioculturais do turismo em áreas urbanas de concentração turística: um estudo na Avenida Erivam França (Natal – RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Costa, Alana Lima; Trigueiro, Renata Paula Costa; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Cássio de FreitasO turismo enquanto atividade sociocultural tem sua essência nas interações humanas, sobretudo nas relações entre visitados e visitantes. É nítida a importância da entrada de turistas em Natal, e sua permanência na cidade contribui para a dinamicidade da economia além de promover o intercâmbio cultural entre os povos de origens distintas. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar as transformações ocorridas com a prática do turismo na Avenida Erivan França (orla de Ponta Negra) Natal/RN. Para tanto se centrou em analisar as transformações ocorridas com a prática do turismo na Avenida Erivan França para assim identificar de que forma o turismo impactou a área estudada e quais foram as mudanças ocorridas. Por meio de entrevistas aplicadas a trabalhadores, usuários e turistas permitiu-se fazer um levantamento da realidade atual da área. Como principais resultados constatou-se que a chegada do turismo, trouxe mudanças na orla, tanto em aspectos positivos, com a urbanização da orla, investimentos públicos e privados, quanto negativos como violência, tráfico e prostituição. Constatou-se também que a praia continua sendo o cartão postal da cidade, mesmo passando por problemas econômicos, sociais e de infraestrutura. Neste sentido concluiu-se que certamente um turista que vai ao destino Natal, Ponta Negra pode voltar para sua cidade de origem sem conhecer o centro da cidade e suas nuances, porém, os problemas sociais que afligem os moradores, a cultura e hábitos locais que puderam ser claramente percebidos durante suas estadias.TCC Aplicação do método QFD como ferramenta de auxílio na busca pela excelência na prestação de serviços: Estudo de caso em um restaurante(2012) Soares, Felipe de Araujo Lima de Souza; Ferreira, Lissa Valéria FernandesTCC Origem e significado do artesanato como suvenir turístico: um estudo de caso no centro de artesanato da praia dos artistas em Natal – RN(Turismo, 2012) Paiva, Vanessa Freire; Araújo, Maria Valéria Pereira deTCC Geoturismo em Pirangi/RN: estudo da Trilha da Prainha(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Viana, Aline Oliveira; Nascimento, Marcos Antônio Leite do; Silva, Clébia Bezerra da Silva; Piérri, Guilheme Cherem SchwarzA região de Pirangi localizada no município de Parnamirim/RN tem como principal atrativo a visitação dos parrachos. A área já sofre com os impactos gerados por essa visitação. A região conta com a presença de outros atrativos e que podem descentralizar o fluxo turístico da área dos parrachos. Diante disso, o presente trabalho estuda a trilha da Prainha como objetivo de analisar sua atratividade e caracterizar o atrativo. Foi utilizada como metodologia a pesquisa em campo, revisão bibliográfica, além de fontes de pesquisas primárias cedidas pelo projeto Ponta de Pirangi. Para mensurar o grau de atratividade da trilha foi utilizada metodologia do Ministério do Turismo através da metodologia de hierarquização de atrativos turísticos. Os resultados mostraram que a trilha é atrativa para receber fluxo turístico, podendo ser agregada como atrativo ao destino Pirangi. Precisando ainda de estruturação da trilha para receber os visitantes.TCC Turismo de natureza: a luz da realidade no município de Cerro Corá/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Santos, Dayse Martins dos; Batista, Saulo Gomes; Cardoso, Cristiane Soares; Costa, Sinthya PinheiroA atividade turística enquanto prática social envolve o deslocamento de pessoas pelo território e tem espaço geográfico seu principal objetivo de consumo e, enquanto prática econômica, a atividade gera empregos e aumenta a renda. Para tanto, o tema Turismo de Natureza: A luz da realidade no município de Cerro Corá/RN vem abordar o potencial do segmento de turismo de aventura existente no município. Assim, o estudo tem como objetivo principal analisar a aplicabilidade do turismo de natureza, com ênfase no ecoturismo e turismo de aventura. A análise final é o resultado de informações obtidas por meio de pesquisa qualitativa realizada com pessoas que visitaram os pontos turísticos e visitas técnicas da amostra de atrativos onde foi possível identificar melhor as questões que envolvem a segurança e a preservação na cidade. A análise da aplicabilidade do segmento foi amparada através de estudos teóricos a respeito da atividade turística, do turismo de natureza e da sustentabilidade e, também, das normas da regulamentação, além de identificar aspectos de segurança e conservação nos pontos turísticos do município. Deste modo, sugerem-se investimentos por parte dos poderes público e privado, além da conscientização dos usuários em detrimento do meio ambiente.TCC A fidelização em pousadas e hoteis de pequeno porte em Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Oliveira, Nathalia Cristina de; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Cássio de Freitas; Batista, Saulo GomesA presente monografia tem como finalidade demonstrar de que forma os estabelecimentos hoteleiros de pequeno porte como, hotéis e pousadas, aplicam as estratégias de fidelização aos seus clientes. Nesse ponto, buscou-se como objetivo analisar, identificar, descrever e comprovar quais foram às estratégias utilizadas para a prática da fidelização. O trabalho é baseado em uma abordagem qualitativa que buscou uma amostragem reduzida das empresas, com o intuito de buscar a qualidade das informações, a pesquisa realizada foi de caráter descritivo - bibliográfico, possuindo um questionário com perguntas abertas, buscando a opinião de cada gestor das instituições hoteleiras, onde procurou-se ter acesso ao conhecimento das estratégias utilizadas para o programa de fidelização de clientes e qual o resultado obtido através da aplicação dessa ferramenta mediante a evolução do comércio. Após análise de todos os dados pesquisados, pode-se concluir que: Quando se aplica um Programa de fidelização, pode-se aumentar a assiduidade dos clientes, porem é necessário uma estratégia de bonificação para o os tornam "fieis".TCC Características do Turismo de eventos na hotelaria de Natal/RN: Uma análise dos fatores influenciadores na escolha de um hotel para sediar eventos(Turismo, 2012) Silva, Gislainy Laíse da; Chagas, Márcio Marreiro dasTCC Riquezas da vila: as danças populares como um dos fatores de contribuição ao turismo na vila de Ponta Negra/RN(Turismo, 2012) Cortés, Jéssica Rafaela Boaventura; Silva, Terezinha Martins daTCC Instâncias de governança municipal em turismo: Uma análise sobre a percepção dos stakeholders e gestores públicos nos municípios de Tibau do Sul e Maxaranguape /RN(Turismo, 2012) Melo Júnior, Osvaldo Antunes de; Ferreira, Lissa Valéria FernandesTCC Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Moura, Katyane Souza de; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Chagas, Márcio Marreiro das; Batista, Saulo GomesA presente monografia tem por finalidade analisar como o sistema de distribuição de franquias pode expandir um negócio turístico. Aborda-se as principais estratégias competitivas que são utilizadas nas franquias, as vantagens proporcionadas, o crescimento em larga escala de segmento de negócio, o uso da marca que possui prestigio e posicionamento de mercado. Neste ponto tem-se por objetivo geral deste trabalho, conhecer e compreender de forma mais aprofundada, todos os aspectos que envolvem o sistema de distribuição de franchising utilizada pela empresa CVC. O estudo é de abordagem qualitativa, com a tipologia descritivo-exploratória, embasado através da análise de discursos dos principais membros da empresa, como o presidente geral, e o presidente e fundador do Conselho Administrativo da CVC. Foi pautado também em uma entrevista realizada com a Franqueadora Máster da CVC do estado do Rio Grande do Norte, com perguntas pré-estabelecidas, que mostrou indicadores com grande relevância na análise dos dados do referido trabalho. Os resultados indicaram que as perspectivas na utilização do sistema de distribuição comercial de franquia continuam ascendentes e que no setor turístico o segmento de agências de viagem desperta grande importância por volume e faturamento. Conclui-se que o sistema de distribuição de franquias da CVC, cresceu em larga escala ao longo dos seus quarenta anos de existência no mercado turístico, devido a diversos fatores como fornecedores, parceiros e colaboradores, estratégias quanto a diversidade de pacotes que vão desde o litoral do Nordeste até viagens para os países Europeus, os preços, a forma de pagamento e parcelamento, a preocupação em oferecer um serviço com excelência na qualidade, dos vários públicos que são atendidos, dos produtos e serviços ofertados, que juntos transformam um sistema de distribuição em uma grande rede franquias espalhadas por todo o país.