PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
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Navegando PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática por Assunto "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA"
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Dissertação Aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações no Clube de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-05) Ferreira, Juliana Rodrigues; Noronha, Claudianny Amorim; Borowsky, Halana Garcez; https://orcid.org/0000-0001-6813-1304; http://lattes.cnpq.br/8365735503848377; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/0045619135875181; Gonzalez, Fredy Enrique; Silva, Sandra Aparecida Fraga daNesta pesquisa tem como discussão central a aprendizagem de conhecimentos necessários no processo de aprendizagem para docência de professores de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Números Naturais no Clube de Matemática da (CluMat). A pesquisa se desenvolveu no curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e é vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (Contar) e ao projeto de extensão Clube de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, parte-se da seguinte questão norteadora: como ocorrem aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações, envolvendo conhecimentos de Número Natural, no CluMat/UFRN? Tem-se como objetivo investigar indicativos de aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações, envolvendo conhecimentos de Número Natural, no CluMat/UFRN. Para tanto, utiliza-se como aporte teórico pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1991), da Teoria da Atividade de Leontiev (1983) e os elementos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura (1996). Na busca por levantamento de respostas ao questionamento, a produção das informações organiza-se em dois momentos constitutivos: observação e apreensão da realidade. Para a observação, utilizam-se os recursos de vídeo-gravação e diário de campo da pesquisadora. Para apreender a realidade estudada, aplicou-se um questionário e desenvolveuse uma sessão reflexiva ao final do processo de estudo e sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no CluMat/UFRN. A partir desses instrumentos, selecionam-se episódios e cenas que compuseram os eixos de análise. A análise está organizada em episódios e cenas (MOURA, 2004) que são apresentados em três eixos de análise: 1) Síntese histórica do conceito; 2) Conhecimento matemático; e 3) Movimento formativo. O primeiro eixo de análise ressalta a importância do estudo e reflexão do movimento lógico e histórico para aprender sobre o conceito de Número Natural e para a elaboração da situação desencadeadora de aprendizagem. O Segundo eixo de análise evidencia o modo de organização do CluMat como possibilidade para a aprendizagem de conhecimentos sobre o conceito de Número Natural e, consequentemente, para o planejamento de ações de ensino que podem mobilizar o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno, assim como, destaca a organização de ensino como veículo de aprendizagem para a docência. O terceiro eixo de análise mostra que o desenvolvimento compartilhado de ações no CluMat permitiu que as participantes se apropriassem de elementos inerentes à docência, destacando-se a reflexão teórica e a atuação prática como possíveis elementos para a conceber um modo geral de ação docente. Os resultados deram indícios de que, ao apreenderem um modo geral de organizar o ensino, os professores podem estar aprendendo sobre o trabalho docente, visto que o desenvolvimento das ações do clube demonstra aprendizagem de conhecimentos necessários para a prática docente, estabelecendo um movimento de aprendizagem para a docência em Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no contexto do Clube de Matemática da UFRN.Dissertação A câmara de nuvens: de objeto científico à prática pedagógica de Física Moderna(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-20) Rodrigues, Mateus Miranda; Silva, Ana Paula Bispo da; https://orcid.org/0000-0001-8465-0614; http://lattes.cnpq.br/0263132634838418; https://orcid.org/0009-0002-8050-1915; http://lattes.cnpq.br/0046575355583772; Pereira, Luiz Augusto Stuani; Silva Filho, Wanderley Vitorino daPela Cultura Material subentende-se que os objetos carregam consigo significados e atributos históricos, e que por meio de uma descrição detalhada conseguimos ampliar nossas fontes históricas sem ficarmos restritos somente a documentos escritos. Neste sentido, os estudos da cultura material passaram a ser inseridos na história da ciência através das investigações dos instrumentos científicos. Desta forma, surge a cultura material científica, destinada à análise de duas categorias de instrumentos, aqueles utilizados em pesquisas (objetos científicos) e os destinados aos laboratórios didáticos (objetos pedagógicos). No ensino superior, em específico nos laboratórios didáticos, há uma linha muito tênue entre o significado de cada categoria. Ao tratarmos da Física Moderna, em que os fenômenos e os objetos são uma caixa preta, entendidos mais a partir de modelos teóricos pré-concebidos, a prática experimental torna-se apenas uma demonstração e perde o caráter investigativo inicial. Logo, os instrumentos passam a ser, preponderantemente, com fim pedagógico e demonstrativo. Assim, por meio de um estudo de caso, este trabalho tem como objetivo investigar a câmara de nuvens, levando em consideração os aspectos históricos e epistemológicos utilizados em sua construção e de todas as adaptações sofridas até sua chegada nos laboratórios didáticos. Para isso, tivemos como objetivos específicos: revisar historiograficamente as versões científicas da câmara de nuvens; analisar a versão pedagógica da câmara de nuvens baseando-se na abordagem da cultura material científica; identificar os fatores que tornaram a câmara de nuvens um objeto pedagógico e a importância deste instrumento no Ensino de Ciências. As primeiras versões da câmara de nuvens são classificadas como objetos científicos, pois tinham como propósito estudar a fenomenologia das partículas subatômicas. Porém, no decorrer dos anos, a câmara passa por modificações e fica cada vez mais compacta, perdendo seu caráter investigativo e tornando-se um objeto de cunho pedagógico e de divulgação. Além disso, a forma com que a câmara de nuvens é empregada nos laboratórios a descaracteriza, pois, em geral, os experimentos trabalhados já são roteirizados, havendo somente uma breve visualização experimental seguida da coleta de dados. Assim, podemos concluir que a câmara de nuvens é um equipamento fundamental nos laboratórios didáticos, pois possibilita uma boa compreensão dos fenômenos físicos aos discentes. Porém, considerando sua historicidade, é subutilizada, atribuindo um caráter empírico distorcido ao conhecimento adquirido no final do século XIX e começo do século XX, e que se trata da Física Moderna.Dissertação Clube de ciências como estratégia para uma abordagem intercultural na educação científica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-28) Damasceno, Amanda Beatriz Ferreira; Dantas, Josivânia Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; http://lattes.cnpq.br/3735781717870178; Nascimento, Wilson Elmer; Leite, Rosana FranzenNo contexto histórico-social que vivemos, a de uma sociedade tecnocientífica, é de suma importância compreender as ciências em sua complexidade para uma participação ativa, autônoma e crítica na mesma. O processo de desenvolvimento científico constitui-se como uma atividade humana sócio-historicamente determinada, e, portanto, um processo cultural. Por isso, faz sentido trabalhar no ensino das ciências uma perspectiva da ciência como cultura, reintegrando a possibilidade de trabalhar as ciências próxima de quem a constrói e vive: os seres humanos em sua multiplicidade cultural. Na sociedade em que vivemos, os diálogos com os saberes podem acontecer de diferentes formas, tendendo, muitas vezes, para uma dinâmica monocultural. Pensar interculturalmente pode ser um catalisador para a superação de uma dessa perspectiva. Nesse sentido, é preciso que os professores saibam como mediar a multiplicidade cultural inerente ao ato educativo. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa do tipo participante, objetivou analisar as contribuições das experiências vivenciadas em um Clube de Ciências com abordagem intercultural na formação inicial de professores de Química, Física e Ciências Biológicas. Participaram da investigação 18 licenciandos, que construíram, com base nos três momentos pedagógicos, quatro atividades para o clube de ciências do parque Museu, recebendo três turmas de uma escola pública do município de Natal, RN. Diferentes culturas, além da científica, foram recrutadas ao longo da pesquisa e esta trajetória possibilitou provocar os estudantes a construir vias críticas e culturalmente diversas de ensinar ciências. Além disso, as experiências dos licenciandos, narradas em entrevista, reverberaram em três categorias, sendo elas: espaços e estratégias criativas na educação científica; horizontalidade e interesse na educação científica e atuação profissional: exercitando a docência. A maior parte das falas dos professores aponta que a atuação no Clube de Ciências contribuiu para pensar em estratégias de superação às formas tradicionais de ensino. O Clube de Ciências do Parque do Museu se mostrou pertinente para pensar e debater sobre ciências em diálogo com outras culturas, expandindo as formas de enxergar e trabalhar as mesmas. Assim, entendemos como pertinente o incentivo de ações dessa natureza tanto no campo da formação de professores, quanto nos diversos espaços educativos.Dissertação Conteúdos metacientíficos a partir dos diários de Charles Darwin (1809-1882)(2019-11-25) Galvão, Brenda Costa de Oliveira; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; Prestes, Maria Elice Brzezinski;A literatura da área de educação científica manifesta a preocupação em abordar ciências para além de um corpo de informações (conteúdos científicos), discutindo em sala de aula, também, características relacionadas ao fazer científico. Isto é, como a ciência é produzida, validada e comunicada, além de suas particularidades epistemológicas, ou seja, os saberes sobre ciência (conteúdos metacientíficos). Em particular, o ensino da evolução biológica ainda é palco de muitos entraves e controvérsias que envolvem professores e estudantes e se desdobram em dificuldades na abordagem dessa temática. Algumas dessas dificuldades estão relacionadas à falta de entendimento de conceitos da própria teoria, bem como a concepções poucos elaboradas do processo histórico de sua produção, dentre outros aspectos. Assumindo que conhecer os contextos de produção da teoria da evolução biológica contribui para desenvolver compreensões mais informadas de natureza epistemológica, investigamos nesse trabalho os diários de campo de Charles Robert Darwin (1809-1882) com o objetivo de identificar elementos que possam contribuir para discussões de conteúdos metacientíficos nas aulas de evolução. Os diários foram escritos durante a viagem do naturalista a bordo do HMS Beagle (1831-1836) e têm uma alta frequência de relatos de observações e discussões geológicas. Esse material está disponível na plataforma Darwin Online. A partir da leitura dos diários e da autobiografia de Darwin como fontes primárias, e do auxílio de fontes secundárias, pudemos compor os cenários dos episódios vividos pelo jovem naturalista enquanto anotava em seus cadernos. Foram identificados elementos com potencial de promover discussões sobre conteúdos metacientíficos, em particular: observações, relacionadas com a atividade do cientista em campo; observações informadas por teorias, evidenciando um aspecto mais centrado no sujeito e como ele articula as suas ideias com as da comunidade científica; produção coletiva da ciência, destacando o caráter coletivo da produção científica e contextualizando Darwin temporal e geograficamente; elaboração de hipóteses, relacionada ao exercício de refletir sobre suas ideias, as teorias de sua época e as observações que fazia em campo; e formação do cientista, elemento mais amplo presente em todos os diários, evidenciado pela formação que Darwin teve antes de embarcar no Beagle, fundamental para seu desempenho como naturalista. Em nossa análise, buscamos o diálogo entre esses elementos e as abordagens de Semelhança de Família e de Temas e Questões da natureza das ciências, presentes na literatura da área de pesquisa em ensino de ciências. Dessa forma, pretendemos contribuir duplamente para o ensino da evolução, tanto para uma compreensão de aspectos da teoria em si, quanto para uma compreensão melhor informada sobre ciências e seu desenvolvimento, tanto na educação básica – em particular no ensino médio – quanto na formação de professores.Dissertação Contra-argumentos modificam argumentos? O caso do júri simulado sobre o Marco Legal do Saneamento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-05) Lima, Eline Costa de; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; https://orcid.org/0009-0009-1912-3258; http://lattes.cnpq.br/2305576490508563; Nogueira, Mayara Larrys Gomes de Assis; Rodrigues, Sylvia Regina de Chiaro RibeiroDiversos autores das Didáticas das Ciências defendem a inserção da argumentação na educação científica por suas potencialidades, como a compreensão da Natureza das Ciências, o desenvolvimento do pensamento crítico e de habilidades comunicativas. Em uma perspectiva dialógica e dialética, a argumentação é uma atividade discursiva caraterizada pela defesa de pontos de vista e consideração de perspectivas distintas. A organização discursiva argumentativa que prevê a negociação e justificação de pontos de vista confere a argumentação um potencial epistêmico (construção de conhecimento) e um potencial metacognitivo (reflexão sobre os próprios pensamentos). Nessa perspectiva, as situações de debate são apontadas como importantes práticas argumentativas para o ensino. Uma estratégia didática capaz de fomentar o debate é o júri simulado (ou julgamento simulado), um caso particular de role-play game que visa a discussão sobre um tema polêmico. Todavia, existem poucos trabalhos na literatura que abordem as relações entre o júri simulado no Ensino de Ciências e a argumentação. Levandose isso em consideração, esse trabalho propõe um estudo de caso sobre a estratégia do júri simulado fundamentada na perspectiva dialógica e dialética da argumentação. Nosso objetivo geral é analisar o processo de construção de afirmações de conhecimento a partir dos argumentos e contra-argumentos produzidos em atividades orientadas de júri simulado e da percepção dos estudantes sobre esse processo em um contexto de ensino. Como tema polêmico, foi escolhido o Novo Marco Legal de Saneamento Básico, Lei Federal n°14.026/2020, pelas controversas envolvidas em sua aprovação e implementação. Para alcançar o objetivo proposto, foram desenvolvidas atividades organizadas nas etapas de preparação, realização e avaliação do júri simulado, aplicadas em cinco encontros nas reuniões formativas dos participantes do Programa de Residência Pedagógica – Subprojeto Química da UFRN (CAAE - Certificado de Apresentação de Apreciação Ética 57847622.4.0000.5537). A coleta de dados foi feita por meio de gravações de áudio dos encontros, além dos materiais escritos produzidos pelos estudantes nas três etapas (questionários, roteiros orientados, fichas de avaliação e diário de campo). Os dados foram analisados por meio de uma ferramenta analítica de Veneu, Ferraz e Rezende (2015) com base em elementos bakthinianos. Os resultados apontam o processo de construção de afirmações de conhecimento em atividades orientadas de júri simulado ocorreu nas três etapas da pesquisa a partir de processos metacognitivos e de autorregulação do pensamento, sendo também influenciadas pelas relações valorativas estabelecidas pelos participantes com as perspectivas. Podemos afirmar que a argumentação dialética e dialógica pode trazer importantes contribuições para a educação científica, assim como o júri simulado pode ser uma ferramenta de instrumentalização dessa perspectiva argumentativa.Dissertação As culturas Sci-Fi e Pop na formação das representações sociais sobre o Planeta Marte: um estudo com licenciandos em Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Brandão, Natan Cavalcante; Alves, Milton Thiago Schivani; https://orcid.org/0000-0003-2143-1750; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; https://orcid.org/0009-0009-2190-8943; http://lattes.cnpq.br/7227415195410710; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Colombo Júnior, Pedro DonizeteAo mesmo tempo que inspiram imaginações e visões do futuro, as culturas Sci-Fi e Pop também podem moldar a maneira como as pessoas percebem e interpretam informações de natureza tecnológica e científica, exercendo grande influência na formação das representações sociais (RS). Essas representações podem nortear as ações práticas das pessoas, não apenas de forma justificativa, mas também diretiva e direcionada à construção de uma identidade social. No caso do Planeta Marte, por exemplo, essas representações podem incorrer em concepções equivocadas e ingênuas, revelando desconhecimentos sobre a participação nacional no contexto da exploração espacial e no desenvolvimento de tecnologias, bem como uma visão norteamericana hegemônica de desenvolvimento científico e tecnológico. Assim, no contexto educacional, nos questionamos e objetivamos investigar quais são as representações sociais de licenciandos em Física sobre o Planeta Marte? Em que medida essas representações são influenciadas pelas culturas Sci-Fi e Pop e poderiam impactar o Ensino de Física na Educação Básica? Para isso, foram entrevistados alunos regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Física presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), centrando-se nos subgrupos de ingressantes do ano 2024 e participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), totalizando um total de 72 licenciandos participantes da pesquisa. Para o embasamento teóricometodológico, recorremos à Teoria das Representações Sociais de Moscovici, aliada à Abordagem Estrutural de Abric (Teoria do Núcleo Central). Utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e Hierarquização para a coleta de dados por meio de questionários. A análise dos dados, realizada com base na análise prototípica, revelou que termos "vida", "exploração", "universo", “astronomia” e “água” destacaram-se como possíveis elementos constituintes do núcleo central das representações Sociais de Marte pelos licenciandos. Os resultados sugerem que os licenciandos em física entrevistados demonstram interesse em assuntos referentes à astronomia e exploração espacial. Contudo, as RS sobre Marte refletem uma perspectiva do senso comum reforçada por meio das mídias de massa, incluindo temas como colonização de Marte pelos humanos e vida extraterrestre. Esta dissertação pode oferecer subsídios para a formação docente em Física e somar nos esforços para mitigar os impactos das fake news, teorias da conspiração e/ou informações tecnológicas e científicas equivocadas e/ou com vieses sócio-políticos que rondam o Planeta Marte.Dissertação O curso de licenciatura em química da UFRN: uma proposta de análise das questões específicas da avaliação do ENADE (2011 e 2014) em termos de operações cognitivas(2019-12-13) Medeiros, Maria da Guia da Silva; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Silveira, Helder Eterno da;Para acompanhar o desenvolvimento da educação superior no Brasil foi criado, entre outros indicadores, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que faz o diagnóstico dos estudantes quanto aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, competências e habilidades adquiridas pelos graduandos durante a formação. A partir deste instrumento, nosso problema de pesquisa se relaciona com o nível das operações cognitivas exigidas na resolução das questões do ENADE e se estas refletem as mudanças nas estruturas curriculares. Quer dizer, que elementos orientadores à análise das questões do ENADE, dos relatórios e da estrutura curricular podem subsidiar um olhar ao Projeto Pedagógico do curso de Química – Licenciatura em termos de operações cognitivas de alta ordem e, consequentemente, uma melhor formação profissional? Para tentar responder ao nosso problema, foi preciso estruturar a pesquisa nos seguintes objetivos específicos: (a) analisar as questões aplicadas nas provas do ENADE 2011 e 2014 para formação de professores em Química a partir de um quadro orientador de competências, habilidades, conhecimentos específicos do campo disciplinar da química; (b) classificar as operações cognitivas exigidas e nível de dificuldade para realização de cada questão; (c) comparar os resultados obtidos com os expressos nos relatórios do curso e com componentes curriculares da UFRN. Trata-se de uma pesquisa de análise documental à qual foram selecionadas 05 questões que foram aplicadas na prova de 2011, e 07 questões aplicadas na prova 2014. Todas com componente específico voltado para à licenciatura em Química, ou seja, relacionadas ao Ensino de Química. Para a análise, foi elaborado um quadro orientador de matriz própria de referência de competências, habilidades, operações cognitivas e conhecimentos específicos do campo disciplinar, e para classificar as operações cognitivas e o nível de dificuldade exigidas nas questões, assumiu-se o referencial da Taxonomia de Alonso. Das questões analisadas, identificam-se operações cognitivas de várias ordens e grau de dificuldade máxima e mínima, sendo identificado grau de dificuldade mínima presente apenas em uma questão da prova 2011. Em oposição ao grau de dificuldades encontradas, foi verificado o Índice de facilidade, dado disponibilizado pelo Inep, que qualifica as questões em função da análise estatística do número de acertos. Outro ponto observado foi a estrutura curricular do curso de Química da UFRN, verificando que a mesma se encontra coerente com exigências na prova do ENADE. Apesar de preliminar, os resultados sinalizam elementos que contribuem com discussões nas estruturas curriculares dos cursos de formação para professores em química.Dissertação Equilíbrio químico em livros didáticos de química geral do ensino superior: abordagens contextualizadas e aspectos da representação química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-28) Dantas, Fabrícia; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; http://lattes.cnpq.br/9676410763264784; Mazze, Fernanda Marur; Silva Júnior, Luiz Alberto da; Cabral, Wallace AlvesA presente pesquisa teve como objetivo analisar livros didáticos de Química Geral do Ensino Superior utilizados frequentemente por docentes e discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta análise buscou evidenciar aspectos de contextualização presentes nas obras e os aspectos de representações químicas que se referem aos níveis macroscópico, submicroscópico e simbólico/matemático evidenciados através do Triângulo de Johnstone no conteúdo de equilíbrio químico. Dessa forma, para o tratamento dos resultados, a técnica de Análise de Conteúdo (AC) de Bardin, foi utilizada como suporte. Os resultados sinalizam que os livros desse nível apresentam abordagens pouco contextualizadas, e estas por sua vez têm os aspectos de representações químicas de forma fragmentada, favorecendo mais os aspectos simbólico e matemático em detrimento aos aspectos fenomenológico. Ainda como resultado foi possível observar as limitações que os livros didáticos têm para trabalhar com este conteúdo, principalmente para professores em formação inicial, uma vez que os mesmos não apresentam contextos que ajudem aos futuros professores a construírem a sua prática na sala de aula da educação básica.Dissertação Explicações científicas escolares para o conceito de densidade a partir de atividades baseadas na POE (Previsão, Observação e Explicação)(2019-07-24) Medeiros, Julianne Gabrielle Tavares de; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; ; Rodrigues, Kátia Calligaris; ; Freire, Melquesedeque da Silva;A explicação científica é considerada uma habilidade importante a se trabalhar na área de ensino de ciências não somente por sua presença nas salas de aulas ao trabalhar no processo para a compreensão de conteúdos, como também com o estímulo de outras habilidades cognitivas. Ao considerar como uma habilidade a ser desenvolvida no contexto na sala de aula, propomos em nosso estudo investigar o uso da estratégia didática baseada na Previsão-Observação-Explicação (POE), para a elaboração de explicações cientificas escolares em uma atividade experimental sobre o conceito de densidade. A pesquisa foi aplicada com alunos de uma escola pública estadual de uma turma do primeiro ano do curso técnico de segurança do trabalho integrado ao nível médio. A coleta de dados foi realizada por meio da gravação de áudio e vídeo das aulas, além dos registros realizados pelos alunos durante a execução da atividade e os diários de campo que serviram para as observações diretas consideradas relevantes. Ao fim da intervenção, que durou aproximadamente três encontros em que o primeiro foi uma abordagem teórica e os outros dois foram atividades experimentais, pudemos realizar algumas análises do discurso oral e das respostas escritas pelos grupos de estudantes, a partir de elementos da análise textual discursiva, à luz do modelo pragmático ilocutivo de explicação e também nos apoiando em contribuições que emergiram durante discussões no grupo de estudos Argumentação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como resultados, observamos que a atividade contribuiu para a incorporação de alguns elementos explicativos pelos estudantes, embora os estudantes não tenham sido orientados explicitamente sobre um modelo estrutural para esta ação. Além disso, outros aspectos importantes foram despertados, como a interação entre os estudantes, questionamentos, curiosidades, onde a negociação envolvida na atividade proporcionou o estímulo a reflexão e maior empenho na resolução da atividade.Dissertação Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-17) Araújo, Kaline Martins; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; https://orcid.org/0000-0002-1691-2368; http://lattes.cnpq.br/7461505835207281; Oliveira, Adriel Gonçalves; https://orcid.org/0000-0003-1525-2393; http://lattes.cnpq.br/2408911558037856; Gouveia, Cristiane Talita Gromann de; Moura, Elmha Coelho MartinsEsta pesquisa apresenta as contribuições e as possíveis limitações do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (EECNM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau – Rio Grande do Norte (RN), na perspectiva do ensino de Matemática. Está centrada no estudo da História do Tempo Presente (HTP), alicerçada teoricamente pelas obras de Dosse (2017), Lohn e Campos (2017), Cavalcanti (2019) entre outros autores. Amparada por Valente (2017) e Garnica e Souza (2012), que estudam a História da Educação Matemática (HEM), justifica-se pela contribuição à formação continuada de professores de Matemática e, principalmente, ao ensino dessa disciplina na cidade de Macau/RN e região. Assim, questiona: quais foram as contribuições e/ou limitações (se é que existiram) que a EECNM proporcionou à formação continuada de professores de Matemática e ao ensino da Matemática?. Objetiva, portanto, investigar as contribuições e/ou limitações da Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na perspectiva do ensino de Matemática. Nesse campo investigativo, lança mão de fontes escritas - documentos acadêmicos de estudantes encontrados no IFRN e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da EECNM -, além de fontes orais - narrativas de memórias de egressos, professores da instituição e também de Matemática da região - coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, recorre aos pressupostos de autores que discutem a pesquisa qualitativa, como Stake (2011), Bogdan e Biklen (1994), Gil (2008) e (2010) e Cellard (2008), combinando procedimentos metodológicos distintos para a análise dos dados com a intenção de obter alguns resultados. Ao fim dessa investigação, observa que a EECNM contribui positivamente com a prática didática e a carreira acadêmica dos egressos, proporcionando, inclusive, conhecimentos inerentes ao seu desenvolvimento intrapessoal. Contribui também para o desenvolvimento da produção científica no ensino de Matemática na cidade de Macau e região. No que se refere às limitações, esta pesquisa aponta o aspecto da regulamentação do curso, pois o ordenamento curricular em que as disciplinas são oferecidas e as regras para a seleção dos alunos da especialização criam entraves no processo seletivo. Outro fator limitante observado é a pequena procura por essa especialização nos últimos editais de seleção. Portanto, este trabalho compreende um importante registro das contribuições e limitações da EECNM do IFRN, campus Macau, na perspectiva do ensino de Matemática, na cidade de Macau e região, desde sua implantação até a atualidade (ano de 2023).Dissertação Indicadores da disposição para a transformação social em atividades de química: análise de dissertações e teses focadas na argumentação e no pensamento crítico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-22) Silva, Nailma de Araújo; Silva, Márcia Gorette Lima da; Monteiro, Midiã Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; http://lattes.cnpq.br/4698054407214765; Silva, Livia Cristina Santos da; Freire, Melquesedeque da SilvaNo contexto do ensino de ciências, há uma crescente demanda por abordagens que visam formar cidadãos críticos e conscientes. Nesse cenário, a argumentação científica escolar e o desenvolvimento do pensamento crítico surgem como pilares essenciais. Partimos do pressuposto de que atividades de ensino cujos objetivos se baseiam na relação entre a argumentação científica escolar e o pensamento crítico possibilitam o desenvolvimento de uma disposição para a transformação social em contextos sociocientíficos. O objetivo geral foi analisar dissertações e teses no período de 2013 a 2023, no âmbito do Ensino de Química, que se apoiam na argumentação científica escolar e no pensamento crítico, buscando identificar indicadores que caracterizam a disposição para a transformação social. Teoricamente, fundamentamo-nos nos referenciais de Jimènez-Aleixandre e Puig (2022), assim como nos pressupostos propostos por Silva, Marbà-Tallada e Marquez Bargalló (2024). Caracterizada como qualitativa, descritiva e bibliográfica, a pesquisa utilizou uma Revisão Sistemática de Literatura para a seleção das dissertações e teses, e, para a organização e análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Investigamos como as atividades de ensino foram planejadas, se os objetivos estabelecidos foram alcançados e se os resultados relatados pelos pesquisadores apontam indícios de que os alunos mobilizaram alguma disposição para a transformação social. Os principais resultados evidenciaram categorias temáticas de nível semântico a partir de uma descrição analítica. A partir da discussão teórica dessas categorias, emergiram quatro indicadores do desenvolvimento da disposição para a transformação social: (1) a análise e discussão de temas sociocientíficos; (2) a consideração de diferentes pontos de vista; (3) a identificação do problema e análise das causas e consequências; e (4) a proposição de possíveis soluções para os problemas. Espera-se que a identificação desses indicadores contribua para a elaboração de uma ferramenta que avalie e ajuste as atividades de ensino voltadas à argumentação científica escolar e/ou ao pensamento crítico, assegurando que elas contribuam para a formação de cidadãos críticos e socialmente engajados.Dissertação Uma investigação sobre a trajetória da disciplina História da Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da UFRN/CERES - Caicó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Medeiros, Letícia de Azevêdo; Oliveira, Adriel Gonçalves; https://orcid.org/0000-0003-1525-2393; http://lattes.cnpq.br/2408911558037856; https://orcid.org/0009-0008-4228-0502; http://lattes.cnpq.br/3737232809268819; Dalcin, Andréia; Cury, Fernando GuedesO presente estudo se propõe a investigar a trajetória histórica da disciplina História da Matemática em uma Universidade específica, buscando compreender como este componente foi ministrado e o seu papel na formação inicial dos professores de matemática. Assim, foi realizado um estudo histórico sobre a História da Matemática como disciplina desde o início de sua oferta no Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte até os dias de hoje, ou seja, a partir de 1979 até 2024. Portanto, com este estudo pretende-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: como se desenvolveu a trajetória da disciplina História da Matemática no Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte? A partir dessa indagação, o principal objetivo da pesquisa é elaborar uma interpretação histórica sobre a trajetória da disciplina História da Matemática no curso de Licenciatura em Matemática oferecido no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico, pois o estudo desenvolvido é uma interpretação da trajetória histórica de uma disciplina e para isso foram consultados documentos curriculares, como os Projetos Políticos Pedagógicos e as estruturas curriculares do curso de Licenciatura em Matemática escolhido, a ementa da disciplina História da Matemática e os Programas dessa disciplina disponíveis. Além disso, foram feitas entrevistas com professores que lecionaram esse componente curricular e analisados os planos de curso de alguns professores e avaliações escritas aplicadas por eles. Assim, foi escolhido o método da triangulação de dados, buscando fazer com que as diferentes fontes, escritas e orais, se complementem entre si. Ao final desse estudo, foram abordados vários aspectos da disciplina História da Matemática, como ela foi se modificando ao longo dos anos, tanto de acordo com os documentos institucionais, como a partir das diferentes abordagens e visões dos professores que lecionaram a disciplina ao longo dos anos, mas há também algumas permanências, como a ementa da disciplina e algumas referências.Dissertação A linguagem no processo de ensino-aprendizagem de matemática: pesquisas fundamentadas na teoria da objetivação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Ferreira, Bárbara Thees; Noronha, Claudianny Amorim; Gomes, Luanna Priscila da Silva; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/4567704983140217; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Lima, Pablo Jovellanos dos Santos; Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias; Barbosa, Tatyana Mabel NobreA presente pesquisa se insere no contexto de investigações acerca da relação entre a linguagem e a Educação Matemática. Considerando a pluralidade de referenciais teóricos sobre a temática, optamos por desenvolver esse estudo a partir da perspectiva históricocultural, com base nos escritos de Vigotski e na Teoria da Objetivação preconizada por Luis Radford. Assim, definimos como objetivo geral compreender como a linguagem e sua relação com o ensino-aprendizagem de matemática na Educação Básica são consideradas em teses e dissertações brasileiras fundamentadas na Teoria da Objetivação. Mais especificamente, buscamos: (a) identificar teses e dissertações que se fundamentam na Teoria da Objetivação, cujas pesquisas foram realizadas em contextos da Educação Básica brasileira, e situar aquelas que discutem sobre a linguagem e a sua relação com o processo de ensino-aprendizagem da matemática; (b) descrever e analisar aspectos relativos à abordagem da linguagem e da sua relação com o processo de ensinoaprendizagem da matemática nas teses e dissertações identificadas. Com intuito de alcançar os objetivos traçados em nossa investigação, realizamos uma pesquisa bibliográfica inspirada no Estado do Conhecimento com base nas orientações de Fiorentini e Lorenzato (2006), Romanowski e Ens (2006), Vasconcellos, Souza e Silva (2020) e Morosini, Nascimento e Nez (2021). A partir da definição de descritores, coleta na base de dados do Portal Capes e aplicação de critérios pré-definidos, foram identificadas doze teses e dissertações que tratam do processo de ensino-aprendizagem de matemática em contextos da Educação Básica fundamentadas na Teoria da Objetivação. A síntese preliminar do corpus de análise indicou a predominância de pesquisas voltadas para o processo de ensino-aprendizagem da álgebra nos anos finais do ensino fundamental. A análise do corpus deu-se a partir de três categorias pré-definidas. Em relação a primeira categoria, concepção de linguagem, destacamos que: nem todas as pesquisas conceitualizam de modo explícito a linguagem; as pesquisas apresentaram diferentes concepções de linguagem, interpretadas enquanto meio de interação social, modalidade do corpo, expressão/manifestação do pensamento e meio semiótico/artefato cultural. Na segunda categoria, papel da linguagem, dentre as principais funções da linguagem evidenciadas pelas pesquisas, temos: interação social, comunicação, expressão/manifestação do pensamento, mediação e organização do pensamento. A terceira categoria, referente as representações da linguagem, revelou que todas as pesquisas, com exceção de uma, consideraram em suas investigações a mobilização de diferentes manifestações da linguagem como fala, escrita, gestos, ritmos, entonação, desenhos etc. Consideramos que a linguagem, enquanto meio semiótico de objetivação, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem de matemática e, portanto, sua compreensão é determinante para docentes e pesquisadores.Dissertação Matemática e fake news: reflexões da educação matemática sobre consumo de notícias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-18) Silva, Ronildo Nicodemos da; Oliveira, Adriel Gonçalves; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; http://lattes.cnpq.br/2408911558037856; http://lattes.cnpq.br/1315300687299893; Silva, Luzia Batista de Oliveira; Gouveia Neto, Sérgio Cândido deA matemática tradicionalmente é apresentada como um conhecimento pouco acessível, estritamente lógico, racional e neutro, sendo constantemente negligenciadas suas implicações políticas no âmbito escolar e social. Em um período de pós-verdade, no qual fatos objetivos influenciam menos a opinião pública do que apelos emocionais, grupos propagadores de desinformação, geralmente com interesses econômicos e políticos, tentam manipular a opinião pública e deslegitimar conhecimentos científicos já esgotados. Com muita frequência esses movimentos propagam teorias conspiratórias intrinsicamente relacionadas com questões quantitativas e essas ações podem impactar diretamente no bom funcionamento das instituições democráticas. Nesse contexto, elaboramos nossa questão de pesquisa: como a Educação Matemática pode contribuir com a Educação Midiática em uma era de pós-verdade? Para responder esse questionamento, delimitamos como objetivo geral analisar as principais notícias falsas que foram amplamente disseminadas em redes sociais entre os anos de 2016 e 2021. A escolha desse período se deu por compreender a eleição do presidente americano Donald Trump, a saída do Reino Unido da União Europeia e o período da pandemia do SARS-CoV-2. Por se configurar como pesquisa documental com abordagem qualitativa, utilizamos a teoria de Le Goff (2003) para analisar esses documentos intencionalmente fabricados com objetivo explícito de manipular a opinião pública. Utilizamos o Google Trends para localizar as maiores tendências de busca do termo Fake News na internet e as identificamos com o auxílio das principais plataformas nacionais de checagem de fatos, também conhecidas como fact-checking. Como resultado, desenvolvemos uma série de atividades que tem como propósito permitir, com um olhar da educação matemática crítica e midiática, contribuir com uma leitura crítica das notícias. Por fim, ao desenvolvermos tais análises, foi pretendido propiciar reflexões sobre democracia e a não neutralidade da ciência, em especial da matemática, e sua intrínseca relação com os interesses de grupos organizados na propagação de desinformação. Desta pesquisa foi possível refletir que: a matemática não é boa, não é má e muito menos neutra e, quando trabalhada com um olhar crítico, tem potencialidades para ser um instrumento de promoção da democracia e formação cidadã.Dissertação Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Silva, Willianne Kelle Tavares; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; http://lattes.cnpq.br/2609493909885103; Farias, Carmen Roselaine de Oliveira; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-8811-7921; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455As vacinas foram fundamentais para o controle e erradicação de epidemias e pandemias na história humana sendo, portanto, indispensáveis à saúde pública e ao bem-estar individual e coletivo. Em contrapartida, a hesitação e movimentos antivacina, tais como os observados na Revolta da Vacina (1904) e no contexto atual da pandemia de Covid-19 influenciam os índices de coberturas vacinais e levantam outras preocupações relativas a aspectos sociais e educacionais. Diante da problemática, este trabalho buscou compreender aspectos do movimento antivacina e suas implicações para o ensino de ciências a partir do exame dialógico de dados da literatura e da percepção de licenciandos de biologia sobre a temática. A consulta à literatura sobre o tema contribuiu para a definição do aporte teórico de aproximação ao objeto de estudo, evidenciando também o caráter multifacetado do problema. A fim de levantar dados empíricos que contribuíssem com as análises foi realizada uma experiência formativa com licenciandos de ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvida em um conjunto de atividades didático-pedagógicas na modalidade de ensino remoto. Os encontros foram gravados e os registros orais e escritos produzidos nas interações discursivas foram transcritos, organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados sugerem que os licenciandos reconhecem a relevância da imunização, as influências que afetam a decisão vacinal, a atuação do professor e o ambiente escolar. Entretanto, aspectos históricos, epistemológicos e de natureza da ciência relacionados à temática abordada foram menos evidentes na perspectiva de análise dos participantes, destacando a necessidade de se problematizar e dar ênfase a essas questões no ensino e na formação docente, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos mais amplos acerca da vacinação e de como decisões mais bem fundamentadas podem ser tomadas sobre o tema.Dissertação Questões sociocientíficas: uma abordagem metodológica na formação inicial e continuada de professores de ciências da natureza(2019-05-23) Carvalho, Julyana Cardoso; Dantas, Josivania Marisa; ; ; Freire, Melquesedeque da Silva; ; Carvalho, Rozicleide Bezerra de;Refletir sobre educação ultrapassa a discussão referente aos conteúdos elencados como específicos para cada nível escolar ou acadêmico. Nesse sentido, a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) objetiva alfabetizar cientificamente cidadãos e enfatiza a necessidade de pensar em atitudes e valores que devem ser desenvolvidos à prática cidadã. Desta forma, os educandos são movidos à elaboração de posicionamentos críticos frente aos fenômenos que os cercam. Nesta perspectiva, os estudos que contemplam as relações CTS no mundo atual nos níveis da reflexão ética e nas novas tendências educativas consideram a relevância de Questões Sociocientíficas (QSC). Estas, por sua vez, pertencendo ao enfoque CTS possibilitam a aprendizagem de significados científicos, sociais e culturais para a formação de professores de Ciências. Considerando tais direcionamentos, este trabalho busca contribuir com a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza, por meio da elaboração de QSC em momentos formativos. O percurso metodológico incluiu oficinas voltadas à formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a presente investigação possui caráter qualitativo e assume a técnica da Observação Participante. Os instrumentos para coleta de dados configuraram-se em: Questionário Inicial, Material de Apoio para a elaboração de QSC, Questionário Final e diários de campo. Tais procedimentos, de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo, culminaram na elaboração de categorias a priori para análise dos dados da pesquisa. Como resultado das oficinas, foi possível identificar pouco conhecimento formal quanto ao Campo de Estudos CTS e sua aplicabilidade à área da Educação. Através do contato com a abordagem metodológica das QSC, os sujeitos de pesquisa refletiram sobre suas práticas futuras e/ou atuais em sala de aula, no sentido de reconhecer a necessidade de extrapolar os conteúdos disciplinares e trabalhar o processo de ensino-aprendizagem com significado para a vida. A inclusão de QSC, no contexto da formação de professores, apresenta-se como um direcionamento metodológico que tem o potencial de refletir sobre a prática docente e aperfeiçoar saberes disciplinares a fim de atender as necessidades formativas dos sujeitos na sociedade contemporânea.Dissertação A tecnologia em foco na Educação CTS: um estudo na formação inicial de professores de Ciências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-22) Lima, Dioginys César Felix de; Dantas, Josivânia Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; https://orcid.org/0000-0002-7870-7925; http://lattes.cnpq.br/0711629960261680; Silva, Marcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Firme, Ruth do NascimentoAlgumas pesquisas do campo de estudos da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sinalizam que propostas e discussões nos últimos anos tendem a privilegiar apenas os elementos (C e S) – Ciência e Sociedade, deixando o debate sobre Tecnologia de maneira secundária e/ou ligada meramente a um artefato instrumental, sem a proposição de uma discussão mais ampla sobre esse elemento de modo a não considerar seu caráter epistemológico. Nessa perspectiva, com o intuito de dar maior visibilidade ao elemento (T) na Educação CTS, o presente estudo objetivou investigar as concepções de Tecnologia de licenciandos das Ciências da Natureza em duas instituições de Ensino Superior públicas no estado do Rio Grande do Norte. Para tal, foi realizado um levantamento acerca do tema Tecnologia na área de ensino de Ciências no decênio 2010-2020; e buscamos identificar como estas dimensões são abordadas nas atividades curriculares e extracurriculares dos cursos aos quais os participantes estão vinculados. A presente pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado remotamente com o auxílio do Google Forms com 86 licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFRN, aprovado pelo Parecer n° 5.268.294, respeitando, assim, as normas da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Para análise do corpus, utilizamos elementos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontam que a dimensão Tecnologia como atividade humana foi a mais frequente, seguida das dimensões Tecnologia como objeto/artefato e Tecnologia como modo de conhecimento. Observamos que a maioria das respostas alude para a prevalência de Concepções Restritas de Tecnologia, pois estas se aproximam de concepções deterministas e instrumentalistas de Tecnologia. Para o universo pesquisado, as tecnologias são úteis para satisfazer as necessidades humanas, além disso, os aspectos como a não neutralidade e a dimensão volitiva da Tecnologia não foram mencionados nas respostas adquiridas. Portanto, consideramos a necessidade de discussão e de inserção de propostas curriculares dos cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas, Química e Física dessas instituições a fim de considerar os aspectos da Natureza da Tecnologia de maneira ampla. Destacamos, dessa forma, que, para que ocorra a ascensão do elemento (T) de modo que se equipare aos outros elementos (C e S) na implementação da Educação CTS, é necessário propor e realizar mais estudos que envolvam essa temática na formação inicial e/ou continuada de professores de Ciências.