CCHLA - TCC - Artes Visuais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33144
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Artes Visuais por Assunto "a/r/tografia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Processos criativos em arte e cultura visual: livro ilustrado Majestas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-02) Luz, Isaac Newton Dantas da Costa; Alves, Fabiola Cristina; http://lattes.cnpq.br/1932653599193607; Born, Rodrigo Montandon; Garcia, Leandro AlvesO presente estudo toma como centralidade a investigação dos processos criativos na construção dos cenários do livro ilustrado Majestas, narrativa em desenvolvimento, sob a ótica dos estudos em cultura visual e da influência que as imagens possuem na produção artística. Neste sentido, discutirei as concepções a espeito da cultura visual, da constituição da identidade do sujeito pós-moderno como um indivíduo transformado continuamente pelas representações sociais e culturais, reconhecendo um fator não unificado em torno de um ‘eu’ coerente a respeito da sua identidade (HALL, 2006, 1987). Apresento os conceitos de visualidade e contravisualidade (MIRZOEFF, 2003, 2016) para compreender a criação de uma realidade que revele os interesses e recortes socioculturais no contexto da produção artística, e suas relações com a rede de criação formada a partir da análise crítica dos documentos processuais que revelam os caminhos adotados pelo artista para a concretização da obra artística (SALLES, 1993, 2007, 2018). Para a atividade pedagógica a ser desenvolvida, sigo com a proposta a/r/tográfica, para enfatizar o caráter múltiplo que envolve a pesquisa, o professor e o artista (IRWIN, 2016), por meio da gamificação do universo de Majestas. Neste contexto, os aspectos coletivos que permeiam a experiência cultural, social, histórica, tecnológica e artística, se manifestam nas particularidades do processo criativo de cada indivíduo. Sendo assim, eleito o processo de criação de Majestas como objeto desta análise, procuro compartilhar os aspectos intrínsecos da minha relação com as imagens, na construção de uma narrativa e da minha identidade como artista, pesquisador e educador. É neste gesto de leitura, portanto, que se configura este trabalho.