CCHLA - TCC - Artes Visuais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33144
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Artes Visuais por Assunto "active methodologyl"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A problem based learning (PBL) no ensino de artes visuais: uma experiência no atelier do NAC(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Magalhães, Luiza Beatriz Ribeiro; Petry, Arlete dos Santos; Petry, Arlete dos Santos; Rupp, Bettina; Nunes, Isabel DillmannEsta pesquisa trata da aplicação de uma metodologia ativa no Atelier do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, com o intuito de promover mais autonomia para os alunos e melhorar o ensino de arte no atelier a partir da inserção de uma metodologia que coloca o aluno como protagonista de sua própria aprendizagem. A metodologia ativa escolhida para ser aplicada nesta pesquisa foi a Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problema, que consiste em uma aprendizagem a partir da resolução de problemas. Este trabalho faz referência às minhas experiências vividas no atelier como professora bolsista, utilizando a pesquisa-ação como metodologia, com um trabalho de auto reflexão e produção de planejamentos com foco nos participantes e não apenas no conteúdo previamente proposto no curso. Após a pesquisa os alunos passaram a trazer seus conhecimentos para o atelier, a interagir e a se engajarem mais durante as aulas, bem como a refletir sobre o seu processo de aprendizagem. Como resultante da pesquisa, como membros do atelier, começamos a desconstruir nossa abordagem durante as aulas, exercitando um pensamento crítico sobre nossas práticas, modificando o currículo e planejando as aulas tendo em vista a autonomia dos alunos. Como consequência, constatou-se mais satisfação em toda a equipe envolvida.