PROFQUI - Mestrado Profissional em Química

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  • Dissertação
    Combustíveis - matéria e energia: um livro virtual com conteúdos digitais para professores e estudantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-17) Araújo, Magno Nazareno Anselmo de; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; https://orcid.org/0000-0002-0244-5228; http://lattes.cnpq.br/3759170729682136; http://lattes.cnpq.br/7954070069213711; Correia, Edvaldo Amaro Santos; Costa, Marta
    Nos últimos tempos, a integração de tecnologias no ambiente escolar permitiu maior inovação nas metodologias de ensino. Mesmo com a implementação da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas, é possível, com o devido planejamento, continuar utilizando essas ferramentas para auxiliar na aprendizagem dos alunos. Dentro desse contexto de Recursos Digitais (RD), os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) vêm contribuindo para um aprendizado mais interativo, intuitivo e conectado às demandas das novas gerações. E para o ensino de química essas ferramentas podem ajudar a superar desafios relacionados ao ensino teórico e descontextualizado, facilitando a compreensão de conceitos complexos, por meio de simulações e representações multimídia. Adicionalmente, com a implementação do novo currículo do Ensino Médio, com foco nos Itinerários Formativos (IF), foi exigida a criação de novos materiais de apoio aos professores que permitissem aprofundar conhecimentos de forma contextualizada, alinhados aos eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentro dessa perspectiva o presente trabalho relata o desenvolvimento de um Livro Digital Interativo (LDI), denominado “Combustíveis - matéria e energia: um livro virtual com conteúdos digitais para professores e estudantes”. Este LDI oferece textos, vídeos, mapas mentais e atividades para professores e estudantes. O livro foi organizado de maneira que o acesso aos recursos seja simples e objetivo. Ele contém três módulos: “O que é Energia?”, “O que são combustíveis?” e “Quais os principais tipos de combustíveis?”, finalizando com a seção de exercícios denominada “Vamos praticar um pouco?”, onde são encontrados exercícios e questões mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), abordando os conceitos químicos que o livro traz ao longo dos seus tópicos. O acesso ao livro pode ser realizado através do site www.magnoaraujo.com, a partir do qual é possível utilizar todas as mídias de maneira ágil e fácil. O livro virtual foi desenvolvido para ser constantemente atualizado com mais recursos, de modo que os conteúdos de Química podem ser mais explorados e aprofundados em próximas versões. O trabalho que sustenta o desenvolvimento deste material inclui uma revisão da literatura, a criação do LDI e de sua página virtual, além de uma análise qualitativa sobre a interação dos professores com o recurso, visando ampliar suas possibilidades de uso em sala de aula. Com o desenvolvimento dessa pesquisa concluiu-se que a incorporação do ODA segundo os professores, pode estimular a aprendizagem dos estudantes. No entanto, a produção desses materiais exige tempo e conhecimentos tecnológicos e pedagógicos. O uso do ODA pelos professores também precisa ser incentivado, contribuindo para a produção e avaliação contínua desses recursos. Futuramente, serão necessários ajustes técnicos no LDI, a inclusão de mais ferramentas digitais e a ampliação dos conteúdos de Química para torná-lo ainda mais rico e útil.
  • Dissertação
    Óleo residual de cozinha e impacto ambiental: educação para sustentabilidade no ensino profissionalizante
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-21) Torres, Franklins Marques; Malcher, Grazielle Tavares; Mazze, Fernanda Marur; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; Barbosa, Francisco Geraldo
    O presente projeto de pesquisa propõe a elaboração e aplicação de Unidade Didática (UD) sobre o ensino de propriedades físicas dos triglicerídeos utilizando uma abordagem ambiental, focada no impacto do descarte inadequado de resíduos oleosos de cozinha e em sua reciclagem para mitigar os impactos ambientais relacionados. Visa, ainda, analisar a contribuição desta UD na promoção de uma aprendizagem significativa das propriedades físicas de triglicerídeos, além disso, na formação de estudantes do curso de Hospedagem da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Professora Marly Ferreira Martins, em Caucaia-CE, uma escola de ensino médio profissionalizante integrado. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa de pesquisa-ação, que busca compreender a realidade a partir da percepção dos participantes. Com foco no impacto ambiental, a metodologia inclui a aplicação da unidade didática intitulada "ENTENDENDO AS PROPRIEDADES FÍSICAS DE TRIGLICERÍDEOS DE ÓLEOS RESIDUAIS DE COZINHA E O IMPACTO DO SEU DESCARTE NO MEIO AMBIENTE" contendo atividades como a exibição de vídeos sobre a problemática do descarte inadequado de resíduos oleosos de cozinha, aulas expositivo-dialogadas, rodas de conversa e oficinas para relacionar o tema do descarte consciente de resíduos com os conteúdos de propriedades físicas dos compostos químicos presentes nos triglicerídeos. A proposta é envolver os estudantes de forma prática e significativa, preparando-os como agentes de mudança na gestão ambiental das empresas onde atuarão, oferecendo-as profissionais mais competentes na gestão ambiental e promovendo uma educação sustentável e contextualizada. Os resultados indicam que 90% dos estudantes desconhece o destino correto para o descarte do óleo de fritura, quase metade deles o descarta inadequadamente. Muitos têm pouca familiaridade com as propriedades físicas das substâncias, a maioria não lembra ou confunde esses conceitos. Embora consigam observar os efeitos das propriedades físicas, como a não miscibilidade de água e óleo, eles não sabem explicar a causa, indicando uma aprendizagem simplesmente mecânica. Com relação à formação profissional, os estudantes enfrentam dificuldades nas disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, mesmo chegando a reconhecer a importância delas, porém, poucos conseguem associar os conteúdos aprendidos nessas disciplinas com sua futura profissão. Conclui-se assim, que o trabalho contribuiu para que os estudantes desenvolvessem novas habilidades e reorganizassem seus conhecimentos prévios para construírem novos, dando-lhes significado e, assim, utilizando-os para como ferramentas de transformação do contexto social onde se encontram inseridos.
  • Dissertação
    Avaliação formativa no ensino de eletroquímica: implicações do uso de atividades avaliativas como instrumento mediador
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Castro, Patricia Ferreira de; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; https://orcid.org/0000-0003-2811-8433; http://lattes.cnpq.br/5600786330033497; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; Pontes, Liliana de Fátima Bezerra Lira de
    A presente pesquisa se propõe a investigar as implicações da integração da avaliação formativa ao ensino de Eletroquímica, por meio do desenvolvimento e aplicação de um conjunto de atividades avaliativas inéditas. Para este fim, inicialmente, foram examinados os princípios teóricos da avaliação da aprendizagem, por meio de levantamento bibliográfico, dando ênfase à avaliação formativa e destacando suas características e diferenciais. Em seguida, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a um grupo de 13 professores de Química do Ensino Médio, com a finalidade de identificar as principais limitações e oportunidades de melhoria em sua prática avaliativa. Com base nesse levantamento de informações, desenvolveu-se um conjunto de atividades avaliativas adaptadas ao ensino de Eletroquímica, utilizadas para instrumentalizar a implementação da metodologia investigada, durante a coleta de dados. A pesquisa avança com a aplicação das atividades avaliativas formativas a uma turma de 24 estudantes da segunda série do Ensino Médio, durante as aulas regulares de Eletroquímica, em uma escola da rede estadual do Ceará. Essa fase da pesquisa inclui a coleta de dados sobre os impactos das atividades no desempenho dos estudantes e sobre a sua aceitação quanto ao método avaliativo implementado. A análise dos dados coletados deu-se por meio de uma abordagem qualitativa, através da entrevista com os docentes, dos questionários de opinião respondidos pelos estudantes e com base nos resultados obtidos na aplicação das atividades avaliativas de Eletroquímica, observando-se os objetivos educacionais estabelecidos. A utilização dessas atividades apontou resultados significativos, demonstrando um bom desempenho dos estudantes, quanto ao engajamento nas aulas, autonomia no processo de construção da aprendizagem, compreensão dos conceitos estudados e articulação entre teoria e prática. Ao final da pesquisa, como produto educacional desta dissertação, produziu-se um guia de orientação para a implementação da avaliação formativa no contexto do ensino de Eletroquímica, destinado a professores de Química do Ensino Médio, cuja elaboração foi norteada pelos resultados obtidos em campo. Esse guia visa subsidiar a elaboração de instrumentos avaliativos diversificados, além de disponibilizar as atividades aplicadas nesta pesquisa, explicando os processos e meios utilizados para a sua elaboração e aplicação.
  • Dissertação
    Combustíveis como tema gerador para abordar conceitos da química orgânica no ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-21) Silveira, Kennedy Leite; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; http://lattes.cnpq.br/1555437330396152; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; Araújo, Mônica Regina Silva de
    A Química é frequentemente percebida como complexa, e a Química Orgânica, em particular, apresenta desafios como conceitos prévios equivocados, dificuldades na visualização molecular e falta de associação com o cotidiano. Assim, é essencial inserir recursos didáticos complementares às aulas expositivas. Este trabalho apresenta uma Sequência Didática sobre "Combustíveis", abordando os grupos funcionais orgânicos hidrocarbonetos e álcoois. O Produto Educacional foi aplicado a uma turma da terceira série do ensino médio da E.E.M.T.I. Waldir Leopércio, em Varjota-CE. A pesquisa qualitativa fundamentou-se nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov. Para a coleta de dados, utilizaram-se questionários e registros de diários de bordo. A análise baseada na técnica de Bardin revelou que o uso do tema "Combustíveis" e a metodologia 3MP facilitaram a contextualização do conteúdo e aumentaram a interação aluno-aluno e aluno-professor. A problematização inicial comparada ao questionário final mostrou que os estudantes assimilaram conhecimentos químicos, extrapolando explicações para outras situações cotidianas. Após a aplicação da Sequência Didática, observou-se um aprimoramento na qualidade dos argumentos dos alunos, com maior embasamento químico, superando o senso comum. A participação ativa dos estudantes demonstrou maior envolvimento e interesse na apropriação de conhecimentos científicos, promovendo não apenas a compreensão química, mas também a reflexão crítica sobre questões sociais e culturais, ampliando a visão de mundo dos estudantes.
  • Dissertação
    Tabela Periódica Inteligente: desenvolvimento de uma ferramenta interativa como recurso educacional para o Ensino de Química
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-27) Nóbrega, Kaline Ferreira; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; https://orcid.org/0000-0003-2811-8433; http://lattes.cnpq.br/5600786330033497; http://lattes.cnpq.br/9371346630808356; Façanha, Alessandro Augusto de Barros; Pereira, Franklin Kaic Dutra
    As inovações tecnológicas têm contribuído significativamente para a educação, aprimorando tanto o ensino quanto a aprendizagem por meio do uso de tecnologias interativas. Essas ferramentas incentivam os professores a explorarem metodologias alternativas, visando aumentar a eficácia do processo pedagógico, notadamente no que se refere ao conteúdo da tabela periódica e de suas propriedades. No ensino deste tema, desafios como a dificuldade na abstração dos conceitos, a memorização mecânica e a escassez de recursos didáticos têm sido apontados, segundo pesquisas bibliográficas, como fatores que dificultam a assimilação desse conteúdo pelos estudantes. Utilizando os preceitos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, buscou-se elaborar um perfil conceitual dos estudantes antes e após a utilização da Tabela Periódica Inteligente (TPI) para assim aferir se a proposta pedagógica utilizando o recurso educacional interativo auxiliou na assimilação dos conceitos relativos às propriedades periódicas estudadas. A proposta foi aplicada em uma turma de 1º ano do ensino médio, composta por 17 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João XXIII, em Cabedelo/PB. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar a influência da Tabela Periódica Inteligente no desenvolvimento da aprendizagem sobre as propriedades periódicas. Sob mediação do professor-pesquisador, os alunos foram instruídos sobre como integrar perguntas, desenvolvidas por eles sobre periodicidade, a TPI. O produto educacional possibilita uma exploração dinâmica das propriedades periódicas, utilizando luzes de Led e conectividade Bluetooth para criar uma experiência de aprendizado mais interativa e visual. Para levantamento dos dados, foram utilizados dois questionários: o primeiro, de sondagem, aplicado antes da proposta metodológica, e o segundo, investigativo, aplicado após a proposta. Além disso, utilizou-se a observação participante. Os resultados indicaram que 64,7% dos alunos pesquisados preferem aprender por meio de atividades práticas. Isso indica uma forte inclinação para abordagens hands-on. A aplicação da TPI demonstrou um impacto positivo na assimilação das propriedades periódicas, ampliando o conhecimento dos alunos sobre a organização da Tabela Periódica e de suas propriedades. Antes da intervenção, 100% dos alunos não apresentaram conhecimento sobre propriedades periódicas ou periodicidade, enquanto, após o uso da ferramenta, mais de 50% alcançaram níveis representacionais e progressivos, com 68,9% evidenciando avanços no entendimento do raio atômico, além de melhorias significativas em eletronegatividade e energia de ionização. Além disso, 25% dos discentes progrediram na compreensão da afinidade eletrônica, comprovando o potencial da TPI para reduzir lacunas conceituais e estimular o engajamento no ensino de Química.
  • Dissertação
    A química na horta como proposta de abordagem interdisciplinar do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-14) Oliveira Júnior, Alessandro Alves de; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; http://lattes.cnpq.br/5594367363333770; Viana, Anderson Dias; Lima, Gilberto de; Matias, Jefferson Andrey Lopes
    A sustentabilidade como paradigma para o desenvolvimento humano considera aspectos ambientais, econômicos, sociais, éticos, etc. No campo educacional, esse discurso está presente em diretrizes curriculares do mundo inteiro na defesa da formação de cidadãos mais bem informados e engajados na responsabilidade com o meio. Considerando esse cenário, esta pesquisa relata a implementação de uma horta comunitária no contexto escolar do ensino fundamental como estratégia didática para a abordagem interdisciplinar em química. O objetivo geral do estudo foi analisar a experiência pedagógica da introdução da horta e a mobilização de conhecimentos químicos em diálogo com outras disciplinas, de modo a favorecer a reflexão crítica sobre preservação ambiental, sustentabilidade e temas associados. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e foi conduzida em uma escola da rede privada, no município de Natal, com estudantes do 9º ano do nível fundamental. A coleta de dados considerou-se feita por meio de um questionário, da análise de produções escritas dos estudantes no contexto das atividades, fotos e gravação de interações discursivas no ambiente escolar. Os resultados apontaram que os alunos reconheceram a relevância das práticas de cultivo para a educação em sustentabilidade e demonstraram um entendimento mais aprofundado sobre o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Entretanto, também foi identificada a necessidade de maior aprofundamento nos aspectos técnico-científicos que fundamentam essas ações. Conclui-se que a experiência pedagógica com a horta escolar se configura como uma estratégia potencialmente útil para enriquecer o ensino de química, promovendo reflexões, consciência ecológica e incentivando práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente.
  • Dissertação
    Combustíveis: hidrocarbonetos, alcoois e esteres trabalhados por meio de estudo de casos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-04) Souza, Hanna Cristina Tavares Dantas de; Silva Júnior, Luiz Alberto da; Santos, Luciene da Silva; https://orcid.org/0000-0001-5336-5212; http://lattes.cnpq.br/3615061689467024; http://lattes.cnpq.br/6586053671441143; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; Farias, Fernanda Luiza de
    As dificuldades de aprendizagem em Química Orgânica enfrentadas por alunos do Ensino Médio ocorrem, principalmente, pela falta de contextualização dos conceitos ligados ao dia a dia, mas, também, pela pouca conexão com outros conceitos químicos e pela dificuldade de interpretação da linguagem química, levando a necessidade de repensar a abordagem pedagógica. Dessa forma, a fim de relacionar o conteúdo com uma temática do cotidiano, desenvolvemos este trabalho a partir da estratégia de ensino Estudo de Casos, colocando os alunos em contato com problemas reais ou fictícios para contextualizar os conteúdos químicos. Em vista disso, nos orientamos pela seguinte questão de pesquisa: Qual o potencial da estratégia Estudo de Casos para a aprendizagem das funções orgânicas e suas implicações sociais a partir da temática combustíveis? Nesse cenário, o objetivo foi aplicar e investigar a estratégia de ensino Estudo de Casos para o ensino de Hidrocarbonetos, Álcoois e Ésteres a partir da temática combustíveis, para que os alunos desenvolvam habilidades com intenção de reconhecer e diferenciar funções orgânicas, conseguindo relacionar o conteúdo estudado com situações do dia a dia. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, seguindo um protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A aplicação aconteceu na Escola Estadual Berilo Wanderley, situada na cidade do Natal/RN, onde foram produzidos quatro casos investigativos e aplicados em uma turma de 3ª série do Ensino Médio Potiguar, através de uma sequência de 9 aulas que envolveram questionário de conhecimentos prévios, leitura e discussão dos casos, pesquisa orientada, elaboração de diário de bordo e culminou com a produção de vídeos pelos alunos com as soluções propostas pelos grupos. Os dados analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin, indicam que muitos alunos desconheciam os conteúdos de química orgânica envolvidos na temática Combustíveis ou tinham ideias incompletas oriundas do senso comum, no entanto, ao longo da pesquisa eles desenvolveram habilidades e a aprendizagem dos conceitos. Como Produto Educacional, propomos uma página na rede social Instagram como ferramenta de divulgação científica da estratégia Estudo de Casos e com produções audiovisuais elaboradas pelos estudantes.
  • Dissertação
    Orgânica master: análise de um jogo de cartas como ferramenta para o ensino de conceitos básicos de química orgânica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Lima, Ronaldo Freire Mendes de; Viana, Anderson Dias; https://orcid.org/0000-0002-8637-5780; http://lattes.cnpq.br/8783369519560996; http://lattes.cnpq.br/5057399141179465; Carvalho Júnior, Almir Ribeiro de; Gomes, Fabiano do Espirito Santo
    Os jogos educativos têm o potencial de atuar como um recurso complementar no processo de ensino e aprendizagem de química. Eles desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes, ao familiarizá-los com conceitos específicos e despertar o interesse pelo estudo desses conteúdos. Este estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar um jogo didático para alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual do Rio Grande do Norte, integrando a aprendizagem gamificada no processo educativo. O jogo foi aplicado em duas turmas durante o segundo semestre de 2024, envolvendo a participação de 42 alunos. O trabalho foi fundamentado nas teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel e no conceito de motivação intrínseca de Deci e Ryan, que ressaltam a importância de motivar os alunos por meio de atividades que promovam a compreensão e a autonomia no processo de aprendizagem. A proposta pedagógica foi aplicada em um jogo de tabuleiro com cartas que abordou conceitos básicos da Química Orgânica, com potencial de abordar conteúdos de cadeias carbônicas, funções orgânicas, formas de representação, características estruturais e propriedades dos compostos orgânicos. A pesquisa seguiu uma metodologia integrando tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos para mensurar os impactos da intervenção. Durante a aplicação, foram realizadas observações, aplicados questionários e coletados depoimentos dos alunos, que indicaram um aumento no engajamento, motivação e a compreensão dos alunos, o que contribuiu para tornar o processo de ensino mais dinâmico, interativo e eficaz. Dessa forma, conclui-se que a utilização do jogo didático no ensino de Química pode ser uma ferramenta que facilitará a aprendizagem e aumentará o interesse dos alunos.
  • Dissertação
    Integrando a inteligência artificial generativa na educação em química: desenvolvimento de ferramentas e avaliação como recurso educacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Costa, Diogo Gonzaga Monte da; Moraes, Edgar Perin; https://orcid.org/0000-0002-1998-8042; http://lattes.cnpq.br/0705932816454884; http://lattes.cnpq.br/3826898919192593; Barreto, Inakã Silva; Moreira, Patricia Flávia da Silva Dias
    Em um mundo cada vez mais interconectado, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), incluindo a Inteligência Artificial (IA), têm emergido como forças transformadoras na educação química. Apesar da familiaridade dos professores com tecnologias cotidianas, a efetiva integração de novas ferramentas tecnológicas no ensino ainda enfrenta barreiras significativas. Dessa forma, há uma grande necessidade de investigar estratégias educacionais e metodologias inovadoras, visando diminuir a lacuna tecnológica e avançar nas práticas educacionais. O presente trabalho investigou a integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na educação em química, com foco no desenvolvimento de ferramentas pedagógicas inovadoras e na avaliação como um recurso educacional. O objetivo principal incluiu a criação de um produto educacional interativo, um e-book intitulado "ALQUIMIA DIGITAL: Transformando a Educação em Química com IA Generativa", baseado na Teoria da Aprendizagem Situada. A pesquisa sobre a aplicação do recurso educacional foi conduzida com professores de química, indicando uma nota média atribuída por eles de 8,5, refletindo uma visão geral favorável sobre a capacidade da IAG de contribuir para a educação em química. Apesar disso, 65% dos participantes apontaram para a importância da intervenção humana visando garantir a precisão das análises realizadas pela Inteligência Artificial Generativa (IAG). Os resultados indicaram que a IAG pode se tornar um recurso educacional importante no processo de ensino-aprendizagem, personalizando o conteúdo e facilitando a compreensão de conceitos complexos. No entanto, desafios como a formação adequada dos professores e a infraestrutura tecnológica precisam ser abordados para sua implementação. As considerações finais destacam a importância de continuar explorando e refinando o uso da IAG para promover uma educação mais interativa e adaptada às necessidades individuais dos alunos.
  • Dissertação
    Uma sequência de atividades para abordar conceitos de oxirredução utilizando a estratégia de resolução de problemas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-29) Rocha, Elter Eduardo Bezerra da; Oliveira, João Bosco Lucena de; Matias, Jefferson Andrey Lopes; https://orcid.org/0000-0002-8946-2521; http://lattes.cnpq.br/1360004695124740; Malcher, Grazielle Tavares; Fonseca, Saulo Gregory Carneiro
    O ensino de eletroquímica é muito desafiador para os professores, tendo em vista que é comum grande parte dos alunos considerarem a química como de difícil compreensão, devido a sua abstração, principalmente os conhecimentos relacionados à oxirredução. Diante disso, realizou-se uma busca em bases de dados da literatura sobre o ensino de química e muitos trabalhos encontrados investigam e demonstram a potencialidade da metodologia de Resolução de Problemas (RP) para o ensino de ciências. Nesse sentido, esse trabalho de mestrado busca saber como uma Sequência de Atividades (SA) utilizando a abordagem metodológica da RP pode auxiliar o ensino-aprendizagem de oxirredução na educação básica. Para tanto, propõe-se uma sequência de atividades para o ensino de conceitos relacionados à oxirredução utilizando a abordagem metodológica da RP. A sequência de atividades foi desenvolvida ao longo de cinco momentos ou etapas que se constituíram em: 1°) identificação dos conhecimentos prévios, 2°) Leitura de texto jornalístico, 3°) Resolução de exercícios, 4°) Aula expositivo-dialogada e 5°) Aplicação de um problema. Os sujeitos da pesquisa são alunos da terceira série do ensino médio de uma escola privada localizada em Natal/RN. E utilizou-se como instrumentos para coleta de dados a observação participante, questionários com perguntas fechadas e abertas aplicados no decorrer das atividades. Para proceder com a avaliação, os dados obtidos foram categorizados e analisados de forma qualitativa. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos conseguiu utilizar os conhecimentos de oxirredução adequadamente para resolver o problema final proposto que trata de um contexto de vida dos alunos. Dessa forma, pode-se inferir que a metodologia empregada possibilitou aos alunos o uso de conhecimentos científicos para resolver situações problemáticas relativas ao seu cotidiano.
  • Dissertação
    Superfície "uma aventura de recolonização da terra": um RPG didático sobre forças intermoleculares baseado na BNCC
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Silva, Patríck Stéinner de Moura; Moreira, Patrícia Flávia da Silva Dias; https://orcid.org/0000-0002-5193-8934; http://lattes.cnpq.br/9109298434418130; http://lattes.cnpq.br/5455821522547535; Moraes, Edgar Perin; https://orcid.org/0000-0002-1998-8042; http://lattes.cnpq.br/0705932816454884; Silva, Tatiana Aparecida Rosa da
    O presente trabalho propôs o uso de um jogo de RPG (Role-Playing Game) autoral para o ensino e/ou fixação das propriedades físicas da matéria de forma colaborativa. RPG em tradução livre significa jogo de interpretação de personagens, no qual há um narrador/mestre, geralmente sendo o professor a assumir este papel, que conta a história aos jogadores, os alunos. Através do jogo de RPG é possível criar situações que transcendem a realidade da sala de aula, inserindo os alunos em um ambiente simulado, onde eles interpretam personagens criados com habilidades definidas previamente, enfrentando desafios propostos pelo mestre do jogo. O RPG proposto trata-se de um jogo com caráter lúdico-didático, enfocando os conteúdos: densidade, pontos de fusão e ebulição, polaridade, forças intermoleculares e solubilidade. O objetivo da pesquisa foi traçar as aproximações de algumas características e habilidades do jogo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e descrever como a utilização desse recurso favorece o desenvolvimento das mesmas. O produto educacional elaborado foi aplicado em alunos de 3ª série da Escola Estadual de Educação Profissional Osmira Eduardo de Castro, onde o pesquisador trabalha. Os alunos, sujeitos da pesquisa, viram os conteúdos abordados no jogo em uma série anterior, o que possibilitou a revisão, fixação e modificação dos mesmos. A pesquisa é de natureza qualitativa com observação participante, levando em consideração a ação dos sujeitos e interferência do pesquisador que pela própria natureza do RPG (a relação mestre/jogadores) interagiu na construção da história do jogo. O produto educacional foi apresentado a turma, incluindo apresentação da ambientação do jogo, regras e condução do jogo com os personagens pelos cenários da aventura sendo jogado em grupo. A coleta de dados da aplicação do RPG foi realizada através de transcrição das sessões do jogo em conjunto com o diário de campo do professor pesquisador. Posteriormente foi aplicado um questionário para verificar percepções gerais dos alunos sobre o jogo. Foi aplicada a técnica de análise de conteúdo por Bardin, os dados foram categorizados e enquadrados, relativo à habilidades e competências, permeadas no conteúdo e nos aspectos que o jogo favoreceu o desenvolvimento das mesmas. Verificou-se que houve resgate de conhecimentos prévios sobre densidade e forças intermoleculares, como propostos pelos respectivos desafios aplicados no jogo, assim como outros assuntos inicialmente não previstos, revelando potencial para trabalhar outros conteúdos. Também foi observado o aparecimento de algumas concepções alternativas e como estas influenciaram na previsão errônea das propriedades da matéria, como por exemplo, a dificuldade em estabelecer relação entre fórmulas estruturais e outros conceitos químicos para o entendimento de propriedades macroscópicas das substâncias. Foi ressaltado nos diálogos entre os alunos ao longo do jogo e suas percepções o uso intenso dos conhecimentos químicos para resolução dos desafios nos diversos contextos criados, e evidenciou-se o caráter lúdico do jogo, situando o RPG como uma ferramenta versátil na criação de situações de aprendizagem que envolvem conhecimentos científicos, no exercício e desenvolvimento de algumas competências e habilidades da BNCC, no mapeamento de dificuldades dos alunos e como metodologia alternativa e prazerosa para o ensino de química.
  • Dissertação
    Da produção ao descarte do lixo: proposta de um projeto escolar de química no contexto do ensino fundamental II
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Oliveira, Lioran Fagner Bento de; Silva Júnior, Luiz Alberto da; https://orcid.org/0000-0001-5336-5212; http://lattes.cnpq.br/3615061689467024; http://lattes.cnpq.br/3050299557359761; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; Lima, Rafaela dos Santos
    Pensar o processo de ensino-aprendizagem na conjuntura atual da educação brasileira, em especial o ensino de química, apresenta-se como um grande desafio. As constantes transformações na sociedade ocasionam mudanças significativas nas relações sociais, políticas, culturais e pessoais dos sujeitos que a compõem. Essas relações exigem indivíduos críticos, reflexivos e criativos. Nesta perspectiva, a pedagogia de projetos surge como possibilidade capaz de proporcionar a construção de conhecimentos a partir de temas atuais e do cotidiano dos alunos. Em vista disso, nos orientamos pela seguinte questão de pesquisa: como a temática do lixo desenvolvida a partir da Pedagogia de Projetos pode contribuir para a elaboração de conhecimentos de ciências no ensino fundamental II? A partir daí, o objetivo deste trabalho foi desenvolver, aplicar e avaliar um projeto que possibilite ao estudante situações que estimulem a reflexão e o protagonismo. Para isso, foi produzido um projeto escolar baseado na Pedagogia de Projetos, pautado em proporcionar momentos de problematização, discussão, experimentação e aplicação dos conhecimentos construídos a partir da temática “lixo: da produção ao descarte”. A aplicação desta pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal no interior do estado do Rio Grande do Norte com alunos do sexto ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi feita através de gravações de áudio e vídeo durante a aplicação do projeto escolar e com a utilização de questionários e entrevistas aplicados em momentos específicos. Como resultado, alcançamos a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de transformações químicas e físicas, substâncias e misturas homogêneas e heterogêneas e durante o desenvolvimento do projeto identificamos uma evolução na postura e na participação dos estudantes perante a ressignificação do conhecimento científico. Identificamos também uma mudança nas práticas de tratamento de resíduos, pois, ao final do projeto os estudantes conseguiam entender a importância da reutilização e da reciclagem como alternativa para a queima do lixo a céu aberto que é uma forma ecologicamente incorreta de tratar o lixo. O projeto escolar aplicado serviu como base para a elaboração do produto educacional e foi divulgado em forma de guia didático digital tendo a finalidade de servir como recurso para auxiliar professores de ciências a recontextualizarem a metodologia dentro de suas realidades escolares. Concluímos que a Pedagogia de Projetos viabiliza o processo de ensino/aprendizagem de forma colaborativa, capaz de estabelecer conexões com a realidade e proporcionando a aplicação do conhecimento.
  • Dissertação
    Atividades experimentais problematizadas: um guia didático para o ensino de química a partir de contextos locais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-31) Costa, Liane Alves da Silva; Viana, Anderson Dias; https://orcid.org/0000-0002-8637-5780; http://lattes.cnpq.br/8783369519560996; http://lattes.cnpq.br/0360127131704122; Fernandes, Nedja Suely; Oliveira, João Leonardo Freitas
    As atividades experimentais configuram-se como uma metodologia que permite a reflexão de fenômenos empíricos propiciando uma qualidade positiva para a aprendizagem dos conceitos científicos. Dessa forma, essa metodologia tem potencial para associar o fenômeno observável com a explicação teórica. Sendo assim a questão que se coloca é se as atividades experimentais problematizadas, articuladas a um contexto regional, possibilitam a aplicação e o desenvolvimento da aprendizagem de conceitos científicos químicos? Para responder a essa pergunta, foram selecionadas algumas temáticas regionais relacionadas à presença de recifes de corais, extração de sal marinho e produção de combustíveis. Esses contextos estão ligados ao ambiente e à economia do estado do Rio Grande do Norte. A partir dessas temáticas, foram criadas propostas de atividades experimentais problematizadas (AEP) fundamentadas nos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Essas propostas foram aplicadas em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular da cidade do Natal. Os resultados obtidos deste trabalho evidenciaram que é viável organizar e realizar uma atividade experimental investigativa permitindo que o experimento esteja no caminho para a resolução do problema. A partir desses resultados, foi possível criar um guia de propostas para que o(a) professor(a) possa empregar as atividades experimentais em suas aulas de forma problematizada e contextualizada.
  • Dissertação
    Sequência didática de ligações iônicas baseada em contextos problemáticos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-10) Pereira, Hugo Leonardo Dantas; Oliveira, João Bosco Lucena de; Matias, Jefferson Andrey Lopes; https://orcid.org/0000-0002-8946-2521; http://lattes.cnpq.br/1360004695124740; http://lattes.cnpq.br/6612260874043652; Malcher, Grazielle Tavares; Nascimento, Jarley Fagner Silva do
    São variados os obstáculos encontrados no aprendizado de ligações químicas, principalmente pelo nível de abstração necessário para compreender tais teorias. Assim, o uso de metodologias que garantam o protagonismo do aluno no ensino-aprendizagem vem ganhando destaque, dentre elas pode-se citar metodologias baseadas em contextos problemáticos e a contribuição didático-pedagógica da Sequência Didática como colaboradores desse processo. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar uma sequência didática para o ensino de ligações iônicas utilizando contextos problemáticos para estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede privada de Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivos descritivos realizada em uma escola da rede privada do Município de Natal/Rio Grande do Norte. A amostra do estudo foi constituída por 25 alunos da 2ª série do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram elaborados três instrumentos, dos quais dois são questionários individuais antes e depois e um questionário motivacional. Em relação aos resultados, pode-se visualizar uma evolução na compreensão do conteúdo referente a ligações iônicas. Além disso, notou-se que os alunos se engajaram com os experimentos, conseguiram estabelecer conexões entre conceitos químicos e os fenômenos apresentados. Ainda, a maior parte da população alvo considerou a sequência didática como satisfatória, afirmando ter melhorado o desempenho acadêmico. Por fim, como produto final deste estudo, foi desenvolvida uma cartilha de apoio ao professor com descrições objetivas das intervenções utilizadas, facilitando o uso e implementação da proposta em diferentes contextos educacionais.
  • Dissertação
    Unidade de ensino como possibilidade para discutir conceitos de estequiometria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-05) Silva, Gilles Bastos e; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; http://lattes.cnpq.br/9898301427225411; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; Oliveira, Otom Anselmo de; Hussein, Fabiana Roberta Goncalves e Silva
    As dificuldades do processo de ensino-aprendizagem fizeram com que surgissem metodologias que auxiliassem o processo de compreensão. Na Química, há a Estequiometria, cujas dificuldades de aprendizagem estão associadas aos três níveis de descrição da matéria: macroscópico (observacional), submicroscópico (atômicomolecular) e o representacional (símbolos, fórmulas e equações). Além disso, o estudante deve ser capaz de relacionar as transições entre os níveis, e fazer uso de cálculos matemáticos, de forma a significar as relações, muitas vezes por meio de situações abstratas que geram barreiras para a aprendizagem. Diante disso, tem-se como questionamento: O uso de uma Unidade de Ensino auxilia na compreensão dos conceitos que devem ser utilizados para o ensino das relações em Estequiometria? Assim, objetiva-se, de forma geral, desenvolver uma Unidade de Ensino para discutir conceitos em Estequiometria. Especificamente, busca-se contextualizar o assunto e sua importância, observar se houve contribuição no desenvolvimento de significados na estrutura cognitiva dos estudantes após a aplicação da Unidade de Ensino, e desenvolver atividades potencialmente significativas sobre o conteúdo de Estequiometria. Dessa forma, justifica-se o desenvolvimento de uma sequência didática elaborada por meio de uma pesquisa-ação qualitativa baseada na teoria de Ausubel, de forma a identificar como os sujeitos constroem e modificam seus significados em diferentes contextos educacionais, utilizando métodos como questionários, observações, análise documental, entre outros. Quanto a metodologia, realizou-se uma pesquisa-ação por ser um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, orientado para a resolução de problemas situacionais e específicos, movida sempre pelo desejo de mudança, de transformação. Como resultado, obteve-se uma análise das dificuldades dos estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza, culminando na criação de uma Unidade de Ensino para Discutir Conceitos de Estequiometria, em que se apresentaram atividades que visam auxiliar os docentes em um melhor processo de ensino-aprendizagem para o conteúdo de Estequiometria.
  • Dissertação
    Unidade didática para o ensino do conceito de soluções químicas na perspectiva desenvolvimental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-24) Santos, Francisca Régia Ávila dos; Façanha, Alessandro Augusto de Barros; https://orcid.org/0000-0001-8574-4751; http://lattes.cnpq.br/5040038454192937; http://lattes.cnpq.br/5561365950761656; Silva Júnior, Luiz Alberto da; https://orcid.org/0000-0001-5336-5212; http://lattes.cnpq.br/3615061689467024; Silva, Petronildo Bezerra da
    Esta pesquisa se caracteriza como uma experiência formativa com objetivo de caracterizar a influência de uma unidade didática para o ensino do conceito de soluções químicas em um contexto de aulas de química em uma escola do ensino médio. Adota como marco teórico a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, pela possibilidade de acompanhar tanto o processo de assimilação dos conceitos, como o planejamento didático metodológico relacionado à elaboração de um produto educacional voltado à didática aplicada ao ensino da química. Metodologicamente se estrutura em torno da elaboração de um esquema orientador de referência, adotado como o esquema da base orientadora completa da ação (EBOCA), o qual pressupõe a orientação desejada para o planejamento docente em virtude de caracterizar o máximo grau de generalização sobre o conceito de soluções aplicado ao nível médio de ensino, a partir do diagnóstico da base orientadora dos estudantes a respeito de como se conceitua as soluções químicas e como pode ser identificada, tratando-se do modelo do objeto e da ação. No percurso metodológico têm-se a proposta do desenvolvimento de tarefas que estão associadas às etapas condizentes a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos. Como resultado apresenta os aspectos diagnósticos e o processo de reestruturação da orientação dos estudantes em função da execução de uma unidade didática. Os resultados trazem aspectos qualitativos da mudança de orientação, que apesar de não configurarem uma reconfiguração da orientação em sua totalidade, possibilitam uma discussão em relação à influência da didática desenvolvimental no âmbito da formação de conceitos químicos.
  • Dissertação
    Construção de um modelo molecular magnético: uma proposta para o ensino da ligação química
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Barreto, Wallyson Rodrigo da Silva; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; http://lattes.cnpq.br/6306294560730177; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva; Oliveira, Otom Anselmo de; https://orcid.org/0000-0003-0409-4000; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177
    Neste trabalho foi desenvolvido um protótipo denominado “Modelo Molecular Magnético” produzido a partir de esferas plásticas em impressoras 3D com ímãs inseridos internamente dentro de cada esfera para simular as forças atrativas que há entre átomos na formação de uma ligação química. O material foi pensado com o intuito de minimizar dificuldades de aprendizagem relativo ao entendimento da formação das ligações químicas entre os átomos, as quais normalmente os estudantes não entendem que há forças atrativas e repulsivas na formação da ligação. Para pensar na produção foi realizado uma investigação em diferentes livros didáticos de Química, seja do nível superior ou do nível médio (Plano Nacional do Livro Didático, 2007), para identificar a maior frequência de exemplos de moléculas que formam ligações químicas que aparecem nos livros com bastante frequência. Após essa etapa, o produto educacional foi aplicado a 15 professores de Química em formação inicial e 13 em formação continuada em forma de minicurso. Como primeiro resultado foi possível constatar a aceitação do modelo pelos participantes que afirmaram que a partir do seu uso é possível trabalhar conceitos relacionados às ligações químicas, tais como geometria molecular, eletronegatividade e as diferentes ligações que ocorrem entre os átomos. Ainda como principal resultado, os participantes trouxeram que a percepção de forma sensorial sobre as forças atrativas e repulsivas existentes entre as estruturas análogas as moléculas químicas, não apresentados em outros modelos moleculares presentes no mercado comercial e que esse fator é destaque para o uso desse recurso em sala de aula da Educação Básica.
  • Dissertação
    Utilização da realidade aumentada na abordagem didática de aspectos do conteúdo de reações químicas no ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-31) Miranda, Luciano Silva de; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; http://lattes.cnpq.br/9833917539503991; Castro, Kesia Kelly Vieira de; Silva Júnior, Luiz Alberto da
    O acréscimo significativo de publicações sobre Realidade Aumentada (RA) no ensino de Química, principalmente nos anos de 2019 a 2022 tem chamado atenção. A facilidade do manuseio por parte dos estudantes, ubiquidade e mobilidade pode ser um fator que explique essa difusão, bem como o contexto pandêmico. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa objetivou a produção de uma sequência de atividades, como proposta de Produto Educacional para a abordagem de aspectos do conteúdo de Reações Químicas no Ensino Médio, utilizando a realidade aumentada. O foco da investigação foi analisar barreiras e potencialidades da proposta, a partir das percepções dos estudantes participantes da pesquisa e de como os significados sobre esse conteúdo puderam ser mobilizados por estes no contexto das atividades em torno do uso da ferramenta. A etapa de coleta de dados empíricos foi realizada em uma turma de primeira série do ensino médio de uma escola pública situada na cidade do Natal-RN. Para o levantamento de dados foi utilizado diário de campo, gravações de áudio e das produções escritas ao longo das da sequência de atividades. A análise dessas informações considerou aportes teórico-metodológicos da abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram inicialmente a emergência de distintos significados e expressões dos estudantes acerca do conteúdo objeto do conhecimento, favorecendo a sondagem de ideias prévias que contribuíram para o planejamento docente. Foram observadas também a geração de novos modos de interação entre os discentes e o professor, e entre os próprios discentes, no contexto das atividades, propiciando novas formas de visualização, descrições e interpretações de evidências de fenômenos químicos. Isso pode ter contribuído para fomentar questionamentos e reflexões associados ao entendimento dos modelos e dos níveis de conhecimento químico, que possivelmente não seriam suscitadas em aulas convencionais. A estratégia pode ser útil enquanto proposta didática, apontando possibilidades ao professor de aguçar sua criatividade e direcionando-o a um planejamento articulado, dinâmico e mais bem fundamentado.
  • Dissertação
    Utilizando o erro na aprendizagem de química orgânica no ensino médio por meio de um quiz
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-29) Alves, José Rafael Oliveira; Viana, Anderson Dias; https://orcid.org/0000-0002-8637-5780; http://lattes.cnpq.br/8783369519560996; http://lattes.cnpq.br/3209397925901988; Façanha, Alessandro Augusto de Barros; https://orcid.org/0000-0001-8574-4751; http://lattes.cnpq.br/5040038454192937; Silva, Lilian Cavalcante da
    A Química desempenha um papel crucial no currículo do Ensino Médio, apresentando relevância na sociedade atual. Entretanto, é comum encontrar alunos que enfrentam dificuldades para compreender os conteúdos, especialmente no que se refere à Química Orgânica. Nesse contexto, a Teoria da Aprendizagem Pelo Erro e a Teoria da Carga Cognitiva têm se destacado como uma alternativa viável para aprimorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina. Fundamentada nessas teorias, o presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação da aprendizagem por erros no ensino da Química Orgânica, utilizando um quiz educacional com foco em determinadas habilidades para turmas de 3ª séries do Ensino Médio em uma escola pública estadual. Espera-se contribuir, assim, para o aprimoramento das estratégias pedagógicas dos professores de Química, fornecer os recursos que possibilitam direcionar o desenvolvimento de métodos de ensino considerando os processos cognitivos na aprendizagem e analisando os erros como um mecanismo de redirecionamento da práxis pedagógica. A escolha desse tema é justificada pela necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos alunos na compreensão da Química Orgânica, e nas formas de avaliar o estudante. A questão de pesquisa que norteia este estudo é: como a utilização da análise do erro dos estudantes pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de funções orgânicas? Os dados a serem discutidos foram coletados a partir da análise do conteúdo das respostas dos estudantes ao questionário, e, dessa forma, identificar os fatores que levam ao surgimento de erros e utilizar esse processo como uma ferramenta para o processo ensino-aprendizagem. O produto educacional será constituído de um jogo no formato de quiz e um manual para auxiliar o professor na análise dos padrões de respostas e trabalhar os erros observados dos estudantes redirecionando o professor em seus planos de aulas.
  • Dissertação
    Construção e aplicação de um protótipo de reator utilizando plataforma arduino para discutir conceitos relacionados à estequiometria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-30) Feitoza, Abraão de Matos; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; http://lattes.cnpq.br/1557491652240645; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; Viana, Anderson Dias; Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
    No processo de ensino e aprendizagem da Química são observadas várias dificuldades de entendimento por parte dos estudantes relacionadas ao conteúdo de estequiometria, dentre elas, a falta de compreensão quanto à representação dos três níveis de conhecimento químico como apresentado por Johnstone em 1982. Para expressar simbolicamente a ocorrência de uma reação química, bem como as relações de proporcionalidade entre reagentes e produtos é exigido dos estudantes elevado nível de abstração do conteúdo para entendimento de um sistema reacional ou fenômeno. Com efeito, propiciar a observação de fenômenos como por exemplo, a reatividade do metal alumínio em meio ácido em um sistema fechado, com vistas a favorecer o entendimento dos conceitos subjacentes à estequiometria, desenvolveuse um equipamento de baixo custo denominado protótipo de reator hermético com a plataforma Arduino (PRHA) subdividido em duas etapas: construção de hardware, software e testes do dispositivo (E1); e aplicação em sala de aula (E2), segmentada em seis momentos em cinco encontros: encontro inicial, identificação de ideias prévias sobre as reações químicas; segundo encontro, aula instrucional e utilização de modelos bola-bastão a partir do modelo atômico de Dalton para trabalhar a proporção química; terceiro encontro, aula instrucional e reutilização dos modelos bola-bastão com enfoque nos conceitos de reagente limitante e em excesso; quarto encontro, aplicação do PRHA e discussão acerca dos conceitos proporção, produto, reagente, expressão química; quinto encontro, segunda aplicação do PRHA e discussão dos conceitos reagente limitante e em excesso, expressão química e reação química, finalizando com uma pergunta sobre a aplicação do PRHA e as possibilidades de aprendizagem que os estudantes puderam desenvolver. A proposta foi aplicada para vinte (20) estudantes do 2º ano do ensino médio do Instituto de Educação do Ceará, na cidade de Fortaleza-CE. Os resultados da E1 estão relacionados aos testes feitos com o PRHA, são eles: necessidade de seguir as informações da folha de dados do sensor, diminuição do tempo de reação devido ao aumento da superfície de contato, variação instável da concentração de gás detectada no PRHA, e possibilidade de troca de massa externa ao sistema. Na etapa de aplicação, os estudantes apresentaram dificuldades para conceituar reação química, utilizar a simbologia química bem como compreender a relação de proporção matemática da reação. De forma geral, foi possível perceber que concepções alternativas descritas anteriormente na literatura, como a ideia de reagente ativo e passivo e processo de dissolução como sinônimo de reação química, permanecem presentes no processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo dos participantes desta pesquisa. O manejo e aplicação do PRHA pelos estudantes se configurou como um importante momento de discussão sobre o fenômeno em estudo, mas ainda assim, diante do pequeno tempo em que o PRH foi utilizado, os estudantes deixaram prevalecer o nível macroscópico em detrimento aos demais níveis de representação do conhecimento químico proposto por Johnstone (1982) mesmo após vivência da atividade com a utilização dos modelos do tipo bola bastão.