Navegando por Autor "Souza, Tereza de"
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Dissertação Atração e retenção de talentos em empresas de engenharia consultiva no setor de petróleo e gás natural da cidade de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-09-04) Barreto, Cásio Carlos Pereira; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; ; http://lattes.cnpq.br/1416460606525811; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5O presente estudo aborda a questão da atração e retenção de talentos nas empresas que elaboram projetos de engenharia na área de petróleo e gás natural na cidade do Natal. Os objetivos foram identificar os mecanismos que essas empresas utilizam para atrair e reter profissionais talentosos e quais as relações existentes entre essas práticas e o desempenho das referidas organizações no mercado. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa no qual foram incluídas a plenitude das empresas que atuam nesse ramo na capital potiguar. Foram aplicados aos gerentes dessas empresas questionários estruturados com onze questões orientativas fundamentadas no referencial teórico adotado. A pesquisa constata que os gestores compreendem o termo talento , reconhecem a importância da valorização de seus funcionários e do desenvolvimento de suas habilidades inatas para um melhor desempenho organizacional, muito devido ao fato de estarem atuando em um mercado de acirrada competição. Suas empresas apesar de não apresentarem processos formais relacionados ao tema em questão apresentam mecanismos que podem ser caracterizados como de atração e retenção de talentos. As relações identificadas neste estudo são consistentes com os resultados encontrados em outros trabalhos e as informações aqui postas podem servir de base para que demais gestores, inclusive de outras áreas, consigam atingir a excelência em seus respectivos setoresDissertação Avaliação dos textos informativos em três embalagens de café(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Severo, Vânia Marisa Niederauer Flores; Gouvinhas, Reidson Pereira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782470Y6; ; http://lattes.cnpq.br/0575998128137557; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma investigação sobre o nível de clareza dos textos informativos dos rótulos de embalagens de café torrado e moído, considerando os aspectos lingüísticos e ergonômicos presentes nos rótulos do produto. Lingüisticamente analisar se a linguagem utilizada nos rótulos é adequada para a compreensão das informações pelo consumidor, ainda expor como a lingüística preconiza a organização e estruturação dos textos a partir da classificação do gênero textual. Do ponto de vista da ergonomia a pesquisa pretende identificar a conformidade ergonômica presente nas informações dos rótulos das embalagens de café. Devido à evolução das atividades comerciais, a embalagem passou ao longo do tempo a acumular funções, transformando-se em um considerável veículo de comunicação, informação e sedução do seu público consumidor, por isso, a adoção de normas adequadas relativas às informações pode evitar que o consumidor desenvolva conceitos inadequados ou até mesmo empregue erroneamente um produto alimentício em sua dieta. A engenharia de produção considera importante a inserção de melhores práticas de produção e gestão do produto nas empresas, com vistas ao aumento de sua competitividade, compatibilizando as características ergonômicas do produto embalagem, com as necessidades do consumidor enquanto parte integrante do processo de desenvolvimento do produto. A pesquisa propõe, então, um roteiro para avaliação dos rótulos de embalagens, utilizando para isso um questionário com questões fechadas e uma aberta, aplicados em consumidores de café torrado e moído no momento da compra em quatro supermercados de Natal. Os principais resultados da investigação demonstram que os aspectos lingüísticos dos textos informativos foram considerados bons, enquanto os aspectos ergonômicos informacionais analisados podem vir a contribuir para uma melhoria visual das informações contidas nos rótulos das embalagens das marcas de café investigadasDissertação BURNOUT: analisando a síndrome do ramo das indústrias alimentícias do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-08-24) Lima, Naíla Kelly do Nascimento; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; ; http://lattes.cnpq.br/6452281279356291; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Este estudo objetiva verificar a possibilidade de incidência da síndrome de burnout, encontrando as dimensões formadoras e comparando com as características sóciodemográficas dos profissionais pesquisados. A pesquisa de cunho quantitativodescritiva tem como população 197 funcionários de 23 empresas do setor alimentício do Estado do Rio Grande do Norte e é predominantemente masculina, com idade inferior a 28 anos, solteira, relativamente culta (57,07% possuem ensino médio completo) e com pouco tempo no emprego, já que 79% dos entrevistados estão na empresa a menos de seis anos. O modelo da Auditoria do Sistema Humano (ASH), instrumento de investigação utilizado que foi desenvolvido pelos espanhóis Quijano e Navarro em 1999, possui várias dimensões sobre a gestão da qualidade dos Recursos Humanos e a efetividade organizacional, mas só fizeram parte da pesquisa as 19 questões referentes ao burnout. Com intuito de definir as dimensões formadoras da síndrome, foi utilizada a análise fatorial com método de extração, rotação varimax e normalização Kaiser, sendo avaliadas, após a extração, com o coeficiente Alpha de Cronbach. As dimensões encontradas através da análise fatorial foram: exaustão emocional, esgotamento e vitalidade, tendo o valor da explicação acumulada atingido 65,30% da variação total. Os dados sóciodemográficos não justificaram o aparecimento da síndrome, pois o Teste T e a ANOVA apresentaram valores irrelevantes. Observou-se também que as dimensões encontradas no trabalho foram diferentes da perspectiva social-psicológica de Maslach (exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional) permitindo assim a comparação com outros estudos e a possibilidade de desenvolvimento de novas pesquisas com funcionários de áreas diferentes da assistencial. Essas novas pesquisas são importantes, uma vez que a síndrome refere-se à conseqüência do estresse laboral crônico e qualquer profissional está propício ao burnout, prejudicial tanto para empresa quanto para os colaboradoresDissertação Caminhos de sobrevivência institucional: a gestão do Núcleo de Oficinas e Artes Profissionalizantes Laís Aderne(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-30) Noronha, Helen Lopes; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://lattes.cnpq.br/5831296989368218; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5O objeto deste estudo é a gestão organizacional, particularmente o processo relacional organizaçãoambiente focado na sobrevivência do espaço Núcleo de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso vinculado ao arranjo estrutural Liceu do Paracuri. Objetivou compreender os caminhos de sobrevivência organizacional, a partir da percepção dos atores do Núcleo de Oficinas e Artes Profissionalizantes Laís Aderne, com aporte nos pressupostos teóricos que discutem os modelos de gestão, teoria institucional, organização cultural e institucionalização da educação publica municipal face exigência da LDB. (1996) Utilizou a abordagem qualitativa, na perspectiva de RICHARDSON (1985). Os dados produzidos foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo, do tipo temática [categorial], segundo Bardin (1977). Os resultados indicam que a institucionalização do arranjo Liceu do Paracuri, emerge face a exigência legal de autonomia da gestão educacional municipal sob a égide do desenvolvimento sustentável, da qualidade de vida e da educação básica a partir da gestão municipal de Hélio Gueiros (1993-1996). Mais especificamente ao Núcleo de Artes e Ofícios Laís Aderne, unidade de análise, os sujeitos afirmaram que este espaço é projetado como elo entre as demandas da escola e comunidade buscando via atividades interdisciplinares instruir e capacitar mão-de-obra principalmente ceramista. Fizeram menção a existência de fatores institucionais (história, cultura, hábitos, valores) representam um forte elemento sociocultural para os atores pertencentes ao núcleo que balizam o comportamento e as ações destes indivíduos, alimentados pelo sentimento de esperança, de inserção de futuros artesãos na cultura ceramista. É feito uma gestão compartilhada, a existência de um trabalho diferenciado via resgate cultural. Contudo, ao longo da trajetória temporal, o núcleo se defronta com dilemas de gestão principalmente quanto às transições governamentais, além da resistência tecnológica por parte dos artesãos para otimização dos seus trabalhos. Conclui se que os caminhos percorridos para a sobrevivência organizacional do núcleo significam e balizam suas ações na sistematização de comportamentos, representações, memórias e tradições por meio de hábitos e escolhas relativamente consensuais, segundo percepção dos atoresDissertação Criação de empresas à luz do modelo de decisão effectuation: um estudo com mulheres empreendedoras no município de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-19) Pelogio, Emanuelly Alves; Añez, Miguel Eduardo Moreno; Machado, Hilka Vier; ; MACHADO, H. V; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/2214266569251290; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Este estudo analisou a criação de empresas por mulheres empreendedoras no município de Currais Novos/RN, tendo como objetivo verificar se elas utilizaram processos decisórios alinhados à lógica Effectuation ao longo da criação de suas empresas. Para tanto, realizou-se um estudo de casos múltiplos, exploratório e com abordagem de análise qualitativa, utilizando a técnica de história de vida temática que combina relatos e roteiro de entrevista semi-estruturado, e, é realizada como uma entrevista prolongada, na qual o pesquisador constantemente interage com o informante. O roteiro semi-estruturado de entrevistas foi concebido a partir de uma adaptação do roteiro de entrevista utilizado por Tasic (2007). O presente estudo recorreu a uma seleção intencional de sujeitos em função da relevância que estes apresentavam em relação ao tema abordado. Isso significa que os sujeitos foram escolhidos em função de sua representatividade social e teórica dentro da situação considerada. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram cinco mulheres empreendedoras, que atuam no município de Currais Novos/RN, proprietárias de cinco empresas distintas. Quanto ao processo de tratamento e análise dos dados, foi escolhida a técnica de análise de conteúdo. Este estudo trabalhou com categorias teóricas a priori. As categorias de análise deste estudo foram obtidas com base na abordagem Effectuation (SARASVATHY, 2001a, 2001b, 2008), que é um modelo de tomada de decisão alternativo ao modelo clássico baseado no princípio de causalidade. Estas categorias são Clareza de Objetivos Iniciais , Tolerância às Perdas e Investimentos Iniciais , Controle de Recursos ( quem eu sou , o que eu sei e quem eu conheço ) e Alavancagem Sobre Contingências . Como resultado, tem-se que as mulheres empreendedoras pesquisadas, de maneira geral, não possuíam objetivos iniciais claros no momento da criação de suas empresas, não demonstraram aversão ao risco de perder o tempo e o dinheiro que estavam investindo na empresa em formação, ressaltavam a identidade dos produtos e serviços que ofereciam com forte ligação com a região Seridó, tinham experiência no ramo de atividade em que decidiram abrir suas empresas, contaram com o comprometimento de parceiros no início do negócio e souberam transformar as dificuldades iniciais em oportunidades de negócios. Por fim, conclui-se que as mulheres empreendedoras estudadas utilizaram, em grande parte, processos decisórios alinhados à lógica Effectuation ao longo da criação de suas empresasArtigo Estratégias de marketing como um diferencial na escolha do supermercado de bairro(Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2008-06) Queiroz, Tatiana Silva de; Souza, Tereza de; Gouvinhas, Reidson PereiraO objetivo desta pesquisa consiste em estudar as estratégias de marketing de varejo como fator que atrai o consumidor a um supermercado de bairro, na cidade de Natal. Dessa forma, o trabalho consiste em uma amostra não-probabilística por quota, em que a entrevista utilizou a metodologia survey, com questionamentos diretos aos clientes, apoiada em uma escala de Likert, auxiliando o processo. Por meio da análise estatística utilizando o método qui-quadrado, verificou-se a existência de dependência entre as variáveis. Os resultados indicam que as características dos clientes estão mudando, implicando investimentos estruturais apropriados para satisfazer às novas exigências, entre as quais o atendimento aparece como o item mais valorizado (19%), vindo em seguida o fator proximidade da residência (15%). Os resultados mostram também a existência de variáveis que exercem influência na escolha do cliente e que ainda são pouco exploradas pelos gerentes das lojasDissertação Fatores da satisfação e fidelidade de clientes na hotelaria: um estudo sobre a percepção dos gestores de hotéis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-11-04) Farias, Adriana Cavalcante de; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; ; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Esta Tese investiga a percepção dos gestores de hotéis sobre os fatores que afetam a satisfação e fidelidade dos clientes de hotéis. É feita uma pesquisa com gestores de meios hospedagem e comparados os resultados com pesquisas com turistas internacionais, nacionais e regionais a Natal sobre os fatores de sua satisfação e fidelidade ao hotel em que se hospedaram. Os principais resultados sugerem uma divergência entre o que pensam os gerentes e os clientes sobre os fatores da satisfação, mas uma certa convergência sobre os fatores da fidelidade. A pesquisa sugere a necessidade da existência de sistemas de medição permanente dos fatores da satisfação e fidelidade do cliente para manter um alinhamento dos gerentes ao seu mercadoDissertação Fatores da satisfação e fidelidade de clientes: um estudo no setor de telefonia móvel celular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Pereira, Marcio Antonio Dias; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; ; http://lattes.cnpq.br/9841343545413525; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Este estudo investiga os fatores que afetam a satisfação e fidelidade dos consumidores no setor de telefonia móvel celular. Esta pesquisa parte do modelo proposto por Johnson et. al (2001) no qual estabelece os fatores antecedentes da qualidade e fidelidade. Aplica-se uma pesquisa tipo survey com uma amostra de 385 consumidores que utilizam o serviço móvel celular na cidade de Teresina, uma capital da Região do Nordeste do Brasil, com análise de estatística descritiva e análise de regressão múltipla. Os principais resultados apontam para qualidade e preço como os principais fatores afetando a satisfação tanto para todos os clientes quanto para os que reclamaram de algum problema. Para fidelidade além da satisfação, também a imagem, o compromisso afetivo e compromisso calculado. De um modo geral, o modelo adotado ajusta-se bem a explicação de fatores de satisfação e fidelidadeDissertação Fatores da satisfação e fidelidade do cliente: um estudo no varejo de supermercado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-20) Santo Filha, Nilva Coimbra do Espírito; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; ; http://lattes.cnpq.br/9466182243014121; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Este trabalho apresenta um estudo dos fatores da satisfação e fidelidade do cliente adaptando o modelo proposto por Johnson et al. (2001) e introduzindo o construto marca na explicação do construto fidelidade . É realizada uma pesquisa com 290 clientes de um supermercado e realizadas análise estatísticas descritivas e de regressão múltipla para satisfação e fidelidade. Os principais resultados são que o modelo explicativo da satisfação baseado nos direcionadores da qualidade foi confirmado, todavia uma variável fundamental de Marketing, localização, também apareceu como fator da satisfação para este estudo. O modelo explicativo da fidelidade original também foi confirmado e o acréscimo da variável marca mostrou-se importante para uma parcela dos respondentes, o que pode sugerir que haveria segmentos para os quais a marca influencia a fidelidade neste caso (varejo de supermercados). Também, este estudo reforça outros realizados nos quais a Satisfação não é o único ou mesmo principal fator a explicar a fidelidadeDissertação Fatores estressores no ambiente de trabalho docente: uma investigação em uma universidade privada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-10-05) Costa, Caroline Werner Gabriel Santos da; Cavalcanti, Ana Célia Dantas; ; ; http://lattes.cnpq.br/6937934513667054; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Atualmente, o estresse vem afetando negativamente a vida das pessoas. Neste sentido, a presente dissertação teve como finalidade investigar os fatores estressores no ambiente de trabalho docente em uma universidade privada. Para sua concretização, foram realizados estudos bibliográficos, aplicados questionários, o qual foi elaborado no decorrer desta dissertação, e observação do ambiente de trabalho dos professores. A partir da análise de Spearman, de estudos e observações foram analisados 7 grupos de variáveis, dos quais três deles se mostraram relevantes no surgimento do estresse negativo, a saber: Ambiente de Trabalho, caracterização da atividade docente e organização do tempo / aspectos institucionais. A partir do exposto, observa-se que os fatores mais relevantes, que influenciam no surgimento do estresse negativo nos docentes são: as falhas de comunicação, o salário e a instabilidade quanto à definição de carga horária atribuída a estes profissionaisDissertação A Geração de inovação na carcinicultura do RN: Uma análise a partir da imersão social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-13) Freire, Ayalla Cândido; Tinoco, Dinah dos Santos; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; ; http://lattes.cnpq.br/4202234418114095; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2Esta dissertação trata da inovação organizacional como processo não-linear, que ocorre em um contexto social e político, estando, portanto, socialmente imerso. Analisa-se o caso da carcinicultura potiguar, partindo-se da seguinte problemática: embora a carcinicultura norteriograndense ocupe a posição de maior produtor de camarão cultivado do Brasil, apresenta uma série de gargalos a respeito da geração de inovação no setor, referentes às relações sociais e políticas entre os diversos atores na rede, sejam privados ou públicos, e suas consequências em termos de oportunidade e limites gerados para a dinâmica inovativa. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a imersão social política dos atores da carcinicultura norteriograndense afeta, dentro do contexto de relações estruturais, a geração de inovação no setor ao longo de sua trajetória tecnológica‟. A abordagem da imersão social permite equilibrar perspectivas atomizadas, subsocializadas e sobresocializadas, da ação econômica, considerando tanto a capacidade de ação humana quanto fontes de constrangimento, cujos mecanismos analisados são o estrutural e o político. Em termos metodológicos trata-se de um estudo de caso, analisado a partir de pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Os dados primários foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, analisadas em profundidade pela técnica de análise de conteúdo. Foi adotada uma abordagem longitudinal, buscando compreender o fenômeno a partir da perspectiva dos sujeitos, descrevendo-o em um processo indutivo de investigação. Após a caracterização do setor e definição de sua trajetória tecnológica, a análise dos resultados seguiu suas quatro fases: (1) Introdução de Tecnologia: 1973-1980; (2) Intensificação de Pesquisas: 1981-1991; (3) Adaptação Tecnológica; 1992-2003; (4) Crise Tecnológica: 2004-2009. Uma análise transversal ao longo da trajetória revelou o caráter evolucionário das mudanças estruturais e políticas ao longo do tempo, e implicações sobre o processo de geração de inovação. Nota-se que, o limite tecnológico ao qual o setor chegou requer mudanças nos padrões tecnológicos, no entanto é mais provável que a carcinicultura potiguar esteja entrando em uma nova fase de sua trajetória tecnológica do que em um novo paradigma tecnológicoDissertação Gestão da satisfação e fidelidade do cliente: um estudo em uma instituição de ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Freire, Alcy Alberto; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; ; http://lattes.cnpq.br/3286301586159755; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Esta tese investiga os fatores que contribuem para a satisfação e fidelidade do cliente, usando um modelo baseado em Johnson(2001), aplicado no setor de serviço e especificamente em educação superior. A revisão da literatura foi direcionada para os conceitos de satisfação e fidelidade do cliente, modelos de sistemas de gestão da qualidade e métodos que dimensionam a satisfação do consumidor. É realizada uma pesquisa tipo survey com 329 alunos de graduação em Administração da Faculdade do Pará, nos turnos da manhã e da noite. A análise conduzida utilizou de estatística descritiva e análise de regressão múltipla. Os principais resultados mostram que o modelo geral é satisfatório e apontam para que os fatores qualidade do Didática do Melhor Professor (beta=0,297), o Conteúdo das Disciplinas (beta=0,280), a Simpatia dos Funcionários (beta=0,201), e a Quantidade de Alunos em Sala de Aula (beta=0,187) foram os fatores significativos a explicar a Satisfação com a Faculdade para o conjunto dos alunos (R2ajustado = 0,47). Por seu turno, os principais fatores a explicar Fidelidade à Faculdade (R2ajustado=0,43) foram a Imagem da Faculdade (beta=0,383), o Compromisso Afetivo (beta=0,255), e a Satisfação com Professores (beta=0,218). Os resultados sugerem ainda haver diferenças entre o conjunto dos alunos e aqueles que reclamaram de algum problemaDissertação Gestão de satisfação e fidelidade do cliente: um estudo com turistas em hotéis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Carlos, Francisco de Assis; Ramos, Paulo César Formiga; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020E4; ; http://lattes.cnpq.br/7832418917771942; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Esta tese de mestrado tem como estratégia de estudo os fatores que contribuem para a satisfação e fidelidade do cliente, enfocando o novo modelo de índice norueguês de satisfação e fidelidade do consumidor, aplicado no setor de serviço hoteleiro em Natal, Brasil. Considerando as características dos serviços prestados pelas organizações que lidam com os meios de hospedagem, a pesquisa teórica foi direcionada para os conceitos de satisfação e fidelidade do cliente, modelos de sistemas de gestão da qualidade e métodos que dimensionam a satisfação do consumidor. A pesquisa de campo foi com 198 hóspedes, realizada no período de 23 a 31 de julho de 2003, com os turistas que se hospedaram nos hotéis em Natal. As análises dos dados foram feitas através da estatística descritiva e análise de regressão múltipla. Os resultados evidenciam que as principais variáveis que influenciaram a satisfação são: limpeza e higienização do banheiro do apartamento, área de lazer do hotel, presteza dos funcionários e preço pago ao hotel que explicam 64,30% da variação na satisfação com os hotéis. Em relação à fidelidade dos hóspedes, os construtos antecedentes que influenciaram foram: a satisfação dos hóspedes e compromisso afetivo, os quais explicam 52,95% da variabilidade dos dadosDissertação Gestão por competências em organizações públicas: o processo de transformação organizacional e seus impactos junto aos servidores na Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (SEARH/RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-17) Martins, Igor; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; ; http://lattes.cnpq.br/0852553661557666; Sano, Hironobu; ; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5O Estado vem passando por mudanças com o intuito de atender uma sociedade com demandas cada vez mais exigentes. Técnicas do meio privado começam a ser empregadas na tentativa de sobrepor as disfunções enraizadas pela burocracia, tornando a máquina mais ágil. Através de lei federal a Gestão de Pessoas por Competências foi estabelecida como referencia para a administração de Recursos Humanos do setor público, na tentativa de desenvolver profissionalmente os servidores, embasados principalmente nos três pilares do modelo: o conhecimento, as habilidades e atitudes. Esta dissertação teve por objetivo compreender, na visão dos colaboradores, os impactos percebidos diante das transformações organizacionais ocorridas na Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte com vistas a implementar uma Gestão de Pessoas baseada em Competências. Trata-se de um estudo de caso simples, caracterizado pela realização da pesquisa durante um determinado período de tempo, coletando dados em um ambiente real de uma organização, no caso a SEARH/RN. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram à pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Foi utilizada uma abordagem qualitativa com enfoque exploratório-descritivo. Toda a reforma implementada na instituição foi relatada e a partir daí analisado os impactos observados pelos servidores. Como resultados foi possível observar um avanço considerável nas atividades institucionais, principalmente relativo a estrutura físico/organizacional e políticas de recursos humanos, com avanços menores relativos as políticas de trabalho, em muito fruto do foco orientador da reforma na SEARH/RN. Os impactos de uma maneira global foram mais positivos do que negativos e orientam caminhos possíveis para melhoria em organizações públicas. Fazendo uma análise geral do programa de modernização implantado na SEARH/RN, pode-se concluir que, houve uma nítida mudança em todas as dimensões estudadas, em sua grande maioria apontando aspectos positivos, e contrariando a opinião de alguns autores, que afirmam ser muito difícil implementar reformas em organizações públicas, por se tratarem de ambientes altamente institucionalizados. O que foi encontrado foi um grande avanço organizacional, com falhas e pontos negativos, mas com um número muito maior de acertos e reconhecimento por parte dos atores institucionaisDissertação Influência das dimensões organizacionais na gestão do conhecimento: pesquisa empírica na rede de hoteleira de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-07-25) Martins, Fábio Eduardo de Menezes; Teixeira, Maria do Socorro Gondim; ; TEIXEIRA, M. S. G.; ; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Esta dissertação de Mestrado investiga a influência das dimensões organizacionais no desenvolvimento da gestão do conhecimento nas atividades administrativas desenvolvidas pelo setor hoteleiro da cidade do Natal/RN. A metodologia adotada foi uma pesquisa descritiva e exploratória, utilizando a técnica de análise de Cluster e Box Plot Múltiplo. O objetivo de se utilizar análise descritiva e exploratória dos valores absolutos e dos percentuais obtidos, é apresentar, com base nas dimensões estudadas, o grau de importância e a concordância relacionada ao conhecimento organizacional na percepção dos entrevistados. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário composto por duas partes: estudo da gestão do conhecimento e perfis das empresas e entrevistados. Este questionário visa o estudo do ambiente organizacional, evidenciando se o mesmo propicia uma política administrativa voltada para a criação, armazenamento e disseminação do conhecimento organizacional. Dessa forma, o resultado geral apresentou um relacionamento do conteúdo visto na bibliografia com as atividades desenvolvidas nos hotéis, demonstrando que a gestão do conhecimento organizacional é de grande importância para o desenvolvimento dessa atividadeDissertação Liderança e qualidade dos serviços: um estudo nos restaurantes do corredor turístico de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008) Souza, Karla Fátima Ferreira de; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Souza, Tereza de; Lopes, Fernando Dias; http://lattes.cnpq.br/4630522734036641; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583Este trabalho acadêmico buscou compreender a relação existente entre a liderança e a qualidade dos serviços prestados nos restaurantes do corredor turístico de Natal/RN. A liderança transformacional foi o alicerce teórico no que tange a liderança, considerando ainda a liderança transacionai (NORTHOUSE, 2004). A sustentação da qualidade de serviços está na perspectiva de que é encontrada por meio da diferença entre a expectativa gerada e a percepção do serviço disponibilizado, de acordo com o preconizado por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985). Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-decritivo, em 37 restaurantes que integram o corredor turístico e que apresentam condições de atender ao turista. Foram respondentes detentores de cargos de gestão e clientes, sendo os primeiros em relação à liderança e o segundo, a qualidade de serviços. Utilizaram-se questionários já validados, o SERVQUAL para qualidade de serviços que sofreu adaptação e foi inserida mais uma dimensão específica a restaurantes, totalizando seis dimensões. Para liderança, foi utilizado o MLQ -6S, com sete dimensões. Para verificar a relação entre as variáveis foi utilizada a correlação de Pearson. Os resultados mostraram que só ocorreu correlação entre a dimensão ausência de liderança e as dimensões segurança, empatia e restaurantes, indo de encontro à proposta levantada pelo estudo, visto que a liderança transformacional e a transacionai não apresentaram correlação com nenhuma variável da qualidade.Dissertação O Modelo de gestão participativa do Plano Nacional do Turismo (PNT-2003/2007): a atuação do CONETUR/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-08-11) Araújo, Regina Ferreira de; Tinoco, Dinah dos Santos; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; ; http://lattes.cnpq.br/6130957993197755; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Implementar políticas e planos no setor turístico envolve disposição para o estabelecimento de parcerias entre governos e iniciativa privada, espaço para a atuação de estudiosos, pesquisadores e profissionais de áreas diversas de conhecimento e formação, capazes de dar novos rumos não só ao turismo, mas à economia como um todo, visto que o turismo tem um efeito multiplicador, atingindo 52 setores da economia. Nesse sentido, o Brasil vem passando por uma nova fase de atuação política na atividade turística. Até o ano de 2002, a política de turismo no Brasil não apresentava destaque, pois tratava de ações isoladas e muitas delas sem continuidade. No entanto, a partir de 2003, várias ações foram desenvolvidas a fim de contribuir para o planejamento turístico nacional. A principal delas foi a criação do Ministério do Turismo, acompanhado da formulação e implementação do Plano Nacional do Turismo (2003/2007). A presente dissertação de mestrado tem por objetivo compreender a atuação do Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte (CONETUR), com vistas à implementação no Estado do Rio Grande do Norte do Modelo de Gestão Participativa preconizado pelo Plano Nacional do Turismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa - um estudo de caso, no âmbito de uma pesquisa empírica e documental. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas com os membros do Conselho, além de consulta a documentos referentes à sua dinâmica de funcionamento, inclusive de suas atas nos anos 2003 a 2007. A pesquisa bibliográfica contemplou diversas fontes, a fim de compilar conhecimentos de autores credenciados na discussão de temas inerentes à participação e às políticas públicas de turismo, especialmente no Brasil. A pesquisa permitiu identificar as principais atuações do CONETUR, as diretrizes de políticas públicas em turismo já tomadas e encaminhadas à implementação, o tipo de participação na tomada de decisão, as principais dificuldades da implementação do modelo de gestão participativa preconizado pelo Plano Nacional do Turismo e o grau de participação dos conselheiros nas reuniões. Os resultados da pesquisa mostraram que existem alguns impedimentos à implementação da participação no Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, tais como: a falta de conhecimento por parte dos Conselheiros de qual seja a função do CONETUR; a presença de entidades que não estão diretamente relacionadas à atividade turística; a falta de tempo dos Conselheiros para estar presentes nas reuniões; a descontinuidade da presidência do Conselho; dentre outros. Dessa forma, o CONETUR se apresenta como um Conselho com algumas características participativas, mas ainda com restrições a uma participação ampliada, apresentando, portanto, necessidades de adequação para atender ao Modelo de Gestão ParticipativaDissertação O papel sócio empreendedor da ONG Sodireitos em defesa dos direitos sexuais e migratórios na Amazônia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-30) Silva, Giselle Alves; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Este trabalho consiste em um estudo de caso na Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais e Migratórios da Amazônia Sodireitos, cuja problemática central está em compreender como se dá a atuação empreendedora social da ONG Sodireitos em defesa dos direitos sexuais e migratórios na Amazônia. O objetivo central está em analisar a prática de Empreendedorismo Social na ONG Sodireitos em defesa dos direitos sexuais e migratórios. O método adotado analisou o processo de criação da ONG até os dias de hoje. Dados primários e secundários foram utilizados possibilitando a visualização da dinâmica de intervenção social praticada pela Sodireitos no campo dos direitos humanos e migratórios. Categorias de análises foram estabelecidas, sendo possível perceber na atuação da Sodireitos fortes sinalizadores que convergem para o empreendedorismo social como eixo norteador na busca por um modelo de desenvolvimento humano, social e sustentável.Dissertação Políticas públicas para o turismo e desenvolvimento local: reflexões a partir dos "caminhos de fé" no semi-árido potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-16) Romao Junior, Manoel Cicero; Teixeira, Maria do Socorro Gondim; ; TEIXEIRA, M. S. G.; ; http://lattes.cnpq.br/0025916251896172; Apolinário, Valdênia; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767649P9; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Este estudo analisa o evento da Festa de Nossa Senhora das Graças, localizado no município de Florânia/RN como um produto turístico, inserido em um processo de transformação de um lugar sagrado, a princípio determinado por motivos religiosos, em um destino turístico-religioso . Busca-se compreender em que medida a intervenção do Estado, com as políticas voltadas para dinamizar o setor do turismo, bem como as interações entre os principais atores que compõem o espaço, são capazes de modificar e dinamizar o município de Florânia, em particular a Festa de Nossa Senhora das Graças. A metodologia inclui além da revisão da literatura com a utilização do método dedutivo a aplicação de questionários junto aos romeiros, turistas e peregrinos totalizando 150 questionários. Junto aos agentes econômicos do município, 36 questionários foram aplicados de acordo com o modelo adotado pela REDESIST. Complementam esta pesquisa entrevistas realizadas com os principais responsáveis do Poder Público Municipal e da Igreja. Apesar do reconhecimento por parte dos atores da importância da atividade turística para a economia do município de Florânia, o incentivo ao desenvolvimento do setor ainda é defasado, pouco trabalhado e as políticas/programas listados realmente passam ao largo dos Caminhos de Fé de Florânia. No tocante da Festa de Nossa Senhora das Graças, os gargalos assinalados pelos pesquisados e agentes econômicos são muito parcialmente atingidos pelas políticas/programas e quando isto ocorre, o esforço parece ser apenas reativo, resultando das pressões sofridas pelo poder público municipal (prefeitura)Tese Programa de aquisição de alimentos (2003-2010): avaliação da implementação pela CONAB no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Araújo, Richard Medeiros de; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://lattes.cnpq.br/6158536331515084; Fernandes, Antonio Sergio Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/6801465547614647; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Souza, Lincoln Moraes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937H2; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5; Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite; ; http://lattes.cnpq.br/9529052562255476A presente Tese objetivou avaliar a implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) pela CONAB RN no período 2003-2010 na percepção dos atores envolvidos no processo de execução do programa governamental. Para o percurso metodológico foi adotada uma pesquisa bibliografia-descritiva e documental com abordagem triangular qualitativa e quantitativa, denominada também de pesquisa avaliativa. O modelo teórico foi suportado pelos autores Draibe (2001), Aguilar e Ander Egg (1994) e Silva (2001), além de outros que abordaram o tema agricultura familiar e avaliação de implementação de politica pública, tendo como categoria de análise a dimensão implementação da politica e esta dividida em 10 dimensões teóricas. O universo foi constituído de três grupos, o primeiro foram os gestores e técnicos da CONAB (RN e Brasília), totalizando 15 sujeitos. O segundo grupo foi de associações/cooperativas que participaram do programa em 2010, totalizando uma amostra por acesso de 15 representantes. O terceiro grupo de sujeitos totalizou com 309 representantes de instituições governamentais e não governamentais que receberam doação de alimentos no mesmo período. Foi adotado como instrumento de coleta de dados entrevistas semi estruturadas e formulários. Os dados foram tratados qualitativamente pela analise de conteúdos (entrevistas e documentos) e quantitativamente por meio de testes estatísticos que possibilitaram inferências e adoção de frequências. Dentre os principais resultados tem-se que o programa não está situando como uma estrutura suportada pelo planejamento. Os interesses dos executores não necessariamente convergem com os objetivos do PAA. Identificou-se choque de objetivos (do mesmo programa) quando comparado o agente financiador (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e a executora, CONAB RN. Dentro das dimensões avaliadas a mais fragilizada é o subsistema gerencial decisório e Ambiente Organizacional e avaliação interna, ainda merece destaque a dimensão Subsistema logístico e operacional, pois este também, se mostrou debilitado. O foco na busca pela ampliação da quantificação dos resultados do PAA pela CONAB RN faz esquecer uma gestão de qualidade focada no que deveria realmente ser, o atendimento aos objetivos institucionais do programa governamental. Por fim, a perspectiva da implementação negociada deve ser reanalisada, pois a discricionariedade excessiva pelos gestores junto aos técnicos vem descaracterizando o real papel do PAA enquanto politica pública. Conclui-se que o modelo de implementação aparentemente agregador de valores aos cidadãos beneficiados, vem fragilizando o contexto do trabalho na agricultura familiar, tendo o modelo de gestão do processo de implementação ser revisto pelo Governo Federal e apontar para outros caminhos, que tenham como eixo norteador a emancipação e o desenvolvimento do/no campo e ao mesmo tempo possibilite a redução da deficiência nutricional dos beneficiários de forma equilibrada e coerente